2009ARQUIVO

Apple fará pagar por aplicativo baixado mais de uma vez no iPhone

A notícia circula desde domingo, mas confesso que demorei para acreditar. No iPhone OS 3.0, se você apaga uma aplicação que comprou e depois tenta baixá-la de novo pelo aparelho, um aviso lhe diz que você pagará outra vez, caso continue, ou então tem a opção de baixar gratuitamente direto do computador.

Fui fazer o teste para comprovar com os próprios olhos se era verdade.

Quer de novo? Então pague

Ao apagar do aparelho um aplicativo que paguei e tentar baixá-lo novamente, ele me avisa que eu já comprei o aplicativo, mas só posso baixá-lo gratuitamente do meu computador. Se quiser fazer o download no iPhone, terei que pagar de novo.

Mesmo assim cliquei no “Buy“, pois o aplicativo que testei custa 2,99$ e eu só tenho 2,03$ na minha conta. Experimentei.

Quase perdi a grana

E para a minha surpresa, era verdade: a Apple cobra para baixar de novo um aplicativo! :o

Isso só funciona no beta 5 do iPhone OS 3.0 e provavelmente será integrado na versão final. Mas por que a Apple faria isso? Para quê complicar assim a vida dos usuários?

Aparentemente não é com todos os aplicativos que isso acontece. Fui experimentar com o iSteam, que era gratuito e agora é pago. Mas nesse caso não precisei pagar, como da velha forma.

Esse pode.

Alguns dizem que é para evitar a pirataria, ou no mínimo, impedir que você pegue o iPhone do seu amigo em um bar ou no trabalho, se logue com sua conta e instale gratuitamente todos os aplicativos que comprou.

Como já explicamos aqui, o futuro OS permitirá a troca de contas da App Store direto no aparelho, o que pode permitir que alguém se conecte no seu iPhone ou iPod touch e baixe para você os jogos que tem. Isso permitiria a instalação de aplicativos sem pagar por eles, usando a conta do amigo. Tudo isso sem a necessidade de jailbreak.

É verdade que existe esta possibilidade e a Apple quer acabar com isso. Mas eu lamento, pois tenho centenas de aplicativos no computador e instalo somente os de uso cotidiano. Quando queria usar um que comprei mas não estava instalado, era só baixar de novo e usá-lo, sem precisar ficar entupindo o aparelho.

A Apple poderia resolver este problema fazendo com que a autentificação fosse no aparelho, não no iTunes. Assim, seríamos limitados a instalar em apenas 5 diferentes. Quem sabe um dia seja assim.

Botão Voltar ao topo