2009ARQUIVO

1° de dezembro: Dia mundial de combate à AIDS

Red Ribbon

O Blog é sobre iPhone, mas é sempre bom lembrar do papel social que todo o veículo de comunicação tem. E nada melhor do que aproveitar o dia para destacar os aplicativos que colaboram para a luta contra esta doença que há tempos se imaginou ser restrita a prostitutas, homossexuais e drogados, mas que na realidade é um perigo real a todos nós.

iPod redA AIDS continua sendo uma doença sem cura até o momento, mas diferentemente das décadas passadas, ela é hoje completamente tratável através de medicamentos, possibilitando que o paciente viva sua vida normalmente. Como a doença da moda hoje é a Gripe A, as campanhas de conscientização perderam força, mas é sempre bom salientar que a melhor prevenção contra a AIDS ainda é o uso da camisinha em relações sexuais.

A Apple não está de fora desta luta. Há anos ela comercializa uma versão do iPod nano totalmente vermelha, que faz parte da campanha (Product)RED, cujos lucros vão diretamente a um fundo global de ajuda ao combate à doença na África. Esta versão só é vendida na loja online da Apple. Cada iPod nano vermelho vendido, ela destina 10$ ao fundo.

Há também aplicativos para o iPhone OS que também aderiram a campanha. Um deles é o famoso Shazam, que identifica músicas. Ele acaba de lançar uma edição especial chamada (Shazam)RED (link), que faz a mesma coisa que a versão normal, mas neste caso, parte da venda do aplicativo vai para o fundo.

Shazam RED

Infelizmente no Brasil não há nenhum aplicativo em português sobre o tema, mas no exterior é possível encontrar alguns. Na Alemanha, o utilitário Kondom Localizr (link) localiza através do GPS do iPhone os distribuidores de camisinhas mais próximos, além de dar dicas de sexo seguro.

Kondom Localizr

Em inglês, há também aplicativos que ajudam a quem já possui a doença, como o HIV/AIDS Health Manager (link), que gerencia os exames feitos e os horários dos remédios, com alertas via notificações push.

HIV manager HIV manager

O pior perigo da AIDS é o preconceito, discriminando as pessoas e achando que pode acontecer aos outros, menos a você. Ela ainda é uma ameaça para todos, até porque tem muitos jovens que já nasceram com ela.

O teste para saber se você é portador é gratuito. Informe-se na sua cidade onde fazer.

Por isso, use sempre camisinha. ;)

Botão Voltar ao topo