Apple WatchiOS

watchOS 7 marcará o fim do Force Touch no Apple Watch

Fim do Force Touch no beta do watchOS 7 pode significar que próxima geração do relógio não virá mais com o suporte no hardware


Quando o Apple Watch foi lançado, uma das novidades interessantes era a função Force Touch, em que o sistema conseguia diferenciar um simples toque na tela de uma pressão com mais força. Isso permitiu algumas interatividades interessantes, como acessar menus de configuração em apps.

Do Watch, a funcionalidade foi depois para o iPhone 6s, com o nome de 3D Touch, e durou até o iPhone 11, quando a Apple definitivamente tirou o benefício do celular.

Agora, será o relógio que perderá a função, na próxima grande atualização do sistema.

A função foi retirada do primeiro beta do watchOS 7 e a Apple já está avisando aos desenvolvedores para encontrarem outras maneiras de ativar funções extras em seus apps.

Pressão firme e pressão longa: Nas versões do watchOS antes do watchOS 7, os usuários podiam pressionar firmemente a tela para fazer coisas como mudar o mostrador do relógio ou revelar um menu oculto, chamado menu Force Touch. No watchOS 7 e posterior, os aplicativos do sistema tornam acessíveis os itens de menu ocultos anteriormente em uma tela relacionada ou em uma tela de configurações. Se você anteriormente usou um gesto de pressão longa para abrir um menu oculto, considere realocar os itens deste menu em outro lugar.

No atual beta, algumas funções que antes eram acessadas pelo Force Touch agora são ativadas por um menu especial ou então fazendo um toque longo na tela.

O processo é semelhante ao que aconteceu com o iPhone XR, que foi o primeiro modelo pós 6s a sinalizar que o 3D Touch seria descontinuado, pois não trazia o suporte à pressão na tela no hardware.

Assim como aconteceu no iOS 13, o futuro watchOS 7 não trará mais suporte à função de pressão, e todos os dispositivos que atualizarem perderão o Force Touch para sempre.

É possível imaginar as razões que levariam a Apple a fazer isso. Uma delas é referente aos rumores que dizem que a empresa estaria estudando uma maneira de colocar um leitor de digitais na tela do relógio. Se isso for verdade, seria o mesmo motivo dado por alguns para a função ser retirada também do iPhone.

Seja como for, espera-se que, como no iPhone, muitas das tarefas realizadas pelo Force Touch possam ser substituídas por um toque longo na tela.

No lançamento do Apple Watch, em 2015, fizemos aqui um vídeo explicando com detalhes como o Force Touch funcionava. Confira e veja como era a função, antes que ela desapareça na história.

Botão Voltar ao topo