App Store

Pequenos desenvolvedores na App Store têm crescimento acima da média, revela estudo

Pequenos desenvolvedores têm alcançado um sucesso crescente nos últimos anos, de acordo com um estudo encomendado pela Apple e conduzido por economistas da Analysis Group.

Os dados revelam como a App Store tem beneficiado esses desenvolvedores independentes e apontam para um panorama promissor no mercado de aplicativos.

Entre 2020 e 2022, a receita dos pequenos desenvolvedores na App Store aumentou impressionantes 71%, com um crescimento de 83% nos Estados Unidos.

O estudo define pequenos desenvolvedores como aqueles que têm menos de um milhão de downloads anuais e faturam até um milhão de dólares por ano, representando mais de 90% dos desenvolvedores na plataforma.

Os resultados mostram que o crescimento da receita dos pequenos desenvolvedores superou o dos grandes desenvolvedores, abrangendo todas as categorias de aplicativos.

Desde seu lançamento, em 2008, a App Store oferece a oportunidade para qualquer desenvolvedor alcançar uma audiência global, sem grandes investimentos.

Surpreendentemente, quase 80% dos pequenos desenvolvedores estão ativos em várias lojas virtuais e obtêm 40% de seus downloads fora de seus países de origem.

O estudo ainda revela que muitos aplicativos que ultrapassaram a marca de um milhão de dólares em receita em 2022 começaram como projetos de pequenos desenvolvedores.

Cerca de 40% desses desenvolvedores nem mesmo estavam presentes na App Store ou tinham ganhos inferiores a 10 mil dólares há apenas cinco anos.

E o Brasil?

No Brasil, a situação dos pequenos desenvolvedores na App Store também apresenta um cenário positivo de crescimento e oportunidades.

De acordo com o estudo, milhares de novos desenvolvedores e empreendedores ingressaram na plataforma em 2022, e o Brasil foi uma das regiões que contribuíram significativamente para esse aumento.

Pressões regulatórias

Esses resultados surgem em meio a pressões crescentes sobre a Apple para permitir a instalação de aplicativos de fontes externas à App Store e o uso de lojas de aplicativos alternativas.

A União Europeia, por exemplo, exige que a empresa abra essa possibilidade, e a Apple já cogita implementar a funcionalidade na Europa. Nos Estados Unidos, autoridades governamentais também estão considerando legislações semelhantes.

Se preparando para o futuro

Os estudos encomendados pela Apple, como esse da Analysis Group, têm sido utilizados como argumento para convencer reguladores e o público sobre os benefícios da App Store e o valor que ela agrega aos desenvolvedores independentes.

O sucesso desses pequenos desenvolvedores é um indicativo da força e do potencial desse setor em constante crescimento no mercado de aplicativos.

Via
Apple
Botão Voltar ao topo