App Store

Novas regras da App Store não permitirão mais nenhuma publicidade em jogos e apps para crianças

Sabe quando você baixa um aplicativo ou jogo gratuito para o seu filho, mas ele é repleto de publicidade? Isso é bem comum hoje, mas está fadado a não existir mais.

Anúncios

Segundo as novas regras da App Store, aplicativos voltados para crianças não poderão mais apresentar publicidade. Nenhuma.





Sim, os desenvolvedores precisam ganhar dinheiro de alguma forma. Mas é provável que todos concordemos que é um saco quando se abre um aplicativo gratuito e ele, a cada minuto, para tudo o que está fazendo para abrir uma janela com publicidade. É ruim, causa uma experiência de uso péssima para o usuário e só incentiva a desinstalação do aplicativo.

A coisa piora quando é um app usado por crianças. Nem sempre elas entendem a diferença entre publicidade e jogo e é muito comum elas tocarem em banners ou até mesmo realizar compras (quando os pais não tomaram o cuidado de bloquear isso no aparelho).

Anúncios

É por isso que a Apple resolveu se meter e endurecer as regras de sua loja. Na WWDC (realizada na semana passada, a empresa atualizou suas regras da App Store e uma das mudanças foi justamente quanto à publicidade e rastreamento em aplicativos e jogos para crianças.

Nada de publicidade em aplicativos para crianças

A nova regra vale para aplicativos e jogos que estejam na categoria Crianças. Ela diz:

1.3 Categoria Crianças — […] Estes aplicativos não devem incluir links para fora do app, nem oportunidades de compras e tampouco outras distrações para as crianças, a menos que isto esteja em uma área sob o Controle Parental. Isto deverá ser seguido inclusive para atualizações posteriores, inclusive se for decidido alterar a categoria.”

Ou seja, mesmo que o desenvolvedor decida lançar o app na categoria Crianças para cativar este público e depois, malandramente, altere a categoria para uma menos restrita, neste caso ele terá que continuar seguindo as mesmas normas, por já ter participado da área voltada para crianças.

E tem mais:

“Os aplicativos na categoria Crianças não podem incluir publicidade ou serviços analíticos de terceiros. Também deve prestar especial atenção às leis de privacidade em todo o mundo relacionados à coleta de dados online de crianças.”

Anúncios

Ou seja, para quem tem filhos ou crianças por perto que gostam de brincar com o iPhone ou iPad, elas a partir de agora ficarão mais protegidas contra as armadilhas de algumas publicidades mais abusivas.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo