2010ARQUIVO

Compras por engano lideram a lista de vendas na App Store Brasil

O problema já tinha sido levantado aqui anteriormente (leia “Como fazer com que um aplicativo medíocre seja o mais baixado no Brasil“) e parece se repetir até hoje. Se por um lado desmistifica a ideia errônea de que o brasileiro não compra aplicativos, por outro, mostra que ele não sabe ainda diferenciar o app bom do ruim. Nas últimas semanas, os aplicativos que lideraram a lista dos mais vendidos foram títulos que decepcionaram os consumidores quando instalados.

Até semana passada, o número 1 da lista dos mais comprados se chamava Bejeweled 2 Cheats (link). A enganação, nesse caso, é que os screenshots do aplicativo mostram duas imagens do Bejeweled 2, famoso jogo para iPhone, dando a entender aos que não liam as descrições (em inglês) de que se tratava do próprio game, inexistente na loja brasileira. Na verdade, o programa em si apresenta apenas uma lista de dicas para evoluir no jogo, caso você o tenha comprado. A falta da categoria GAMES na loja brasileira e a descrição em inglês contribuem para esse tipo de equívoco.

Esta semana não foi diferente: o líder de vendas é um aplicativo que supostamente encontra geograficamente um número de telefone naquele exato momento. O que o desenvolvedor francês (connard) do Phone Localizator (link) esqueceu de dizer é que ele é só uma brincadeira para enganar os amigos. Na verdade a localização mostra o local do próprio aparelho onde o programa está rodando, nada mais, o que gerou ira e revolta em todos os brasileiros que pagaram por ele. O pior é que ele possui uma versão gratuita, que faz exatamente a mesma coisa…

A questão é: o brasileiro não sabe comprar?

O grande sucesso da App Store é que ela é feita de uma maneira que incentiva a compra por impulso. Mas como no Brasil as regras da loja são um pouco diferentes do resto do mundo (falta de jogos, preço em dólar, maior parte em inglês), torna-se perigoso não tomar certos cuidados.

Por isso, conheça algumas dicas para não comprar gato por lebre na App Store:

– Se gostou de algum aplicativo, procure primeiro se ele possui uma versão lite (gratuita).

– Procure por reviews e resenhas sobre ele em sites especializados, de preferência em português. Você pode procurar no Google, mas eu vos sugiro este aqui. :P

– Pergunte a amigos ou em fóruns se alguém conhece o aplicativo. Opinião de quem já usou é essencial.

– Leia todas as opiniões postadas por quem já comprou, na página do próprio aplicativo. Faça uma média entre a maioria, ter algumas opiniões contrárias no meio de várias favoráveis não quer dizer que o app seja ruim. Confie na maioria.

– Se a descrição estiver em outra língua, tente traduzí-la com o Google Translate. É essencial que você saiba o que está comprando.

Estas são apenas algumas dicas básicas para não se decepcionar com suas compras na App Store. A sensação de comprar um aplicativo e instalá-lo no aparelho é muito boa, mas não pode ser frustrada por um app que parece, mas não é.

Botão Voltar ao topo