App Store

Em setembro, App Store permitirá prévias dos aplicativos através de vídeo

App Previews

Uma das novidades que virão junto com o iOS 8 em setembro será as pré-visualizações em vídeo de aplicativos da App Store, dentro da loja, permitindo que o usuário conheça um pouco mais dele antes de optar pela compra.

A Apple nunca permitiu um “período de testes” para os aplicativos, o que em certos casos pode ser uma dor de cabeça para os usuários que compram certos títulos que não fazem exatamente aquilo que se esperava deles. Para tentar minimizar isso, a Apple começará a permitir que os desenvolvedores incluam vídeos na página de compra do app, para que se possa ter uma ideia de como ele funciona. Mas eles deverão seguir um padrão diferente das lojas de outras plataformas, como o Google Play.

A Apple não quer que o espaço se torne mais um canal para propagandas, sendo específico para dar uma noção prévia do aplicativo em questão. Por isso, eles deverão conter apenas cenas do próprio app, sem muitos “efeitos especiais” ou produções publicitárias. Abaixo, um exemplo simples de como isso poderá ser feito:

YouTube video

Poderá haver narrações e músicas, assim como edições de cenas para tornar o vídeo mais dinâmico. Mas elementos externos, como títulos, imagens e banners não serão permitidos. A tentativa da Maçã é não fazer com que o desenvolvedor enfeite tanto o vídeo que acabe desvirtuando as cenas, iludindo o usuário.

No final do ano passado, a Apple testou prévias em vídeos na loja com o aplicativo Clumsy Ninja, mas só agora irá disponibilizar o benefício para outros aplicativos.

Os vídeos não serão obrigatórios e por isso, muitos apps não apresentarão esta opção. Mas sem dúvida será uma alternativa a mais para os devs promoverem seus aplicativos.

O recurso será visível apenas no iOS 8 e no OS X Yosemite, que devem ser lançados para o público em setembro e outubro, respectivamente.

Botão Voltar ao topo