Aplicativos

Warner Bros propõe filmes na App Store para iPhone e iPad, com legendas em português

Desde ontem, a Warner Bros disponibiliza na App Store dois aplicativos que são, na prática, como DVDs virtuais.  Pena que o formato ainda apresente sérios defeitos.

A ideia é excelente: oferecer filmes completos em forma de aplicativos na App Store, com a mesma interatividade de um DVD: filme completo e toda a seção de extras embutida, com fotos, vídeos de bastidores e  legendas em diversas línguas, algo que nem a Apple oferece em sua loja virtual. Além de aumentar seu mercado vendendo em países que não têm acesso à iTunes Store, é um novo formato que pode funcionar muito bem, se melhorado.

Eles estão disponíveis em versão gratuita na App Store: Batman, o Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) e A Origem (Inception). Ela disponibiliza os 5 primeiros minutos do filme, para todos testarem as funcionalidades do aplicativo. Quem quiser ver o filme inteiro, pode fazer uma compra integrada, pagando $9,99 pelo primeiro ou $11,99 pelo segundo.

É possível escolher legendas em mais de 30 idiomas, que incluem Português do Brasil e de Portugal.

O filme só pode ser visto no aparelho com iOS (iPhone, iPad ou iPod touch). Ele funciona por streaming, ou seja, baixa na internet (por Wi-Fi ou até mesmo 3G) enquanto é visto. Há a opção de fazer o download do filme inteiro para ser visto desconectado da net, mas ele não pode ser transferido para um computador ou outro dispositivo.

Alguns problemas um pouco graves ainda comprometem o formato, se não forem rapidamente resolvidos. O primeiro deles é a qualidade da imagem, que não chega ao nível nem mesmo das antigas fitas VHS. Mesmo com uma boa conexão, ela é pior que vídeos do Youtube.

Não há ainda sistema de capítulos e nem memorização do ponto onde se está no filme. Ou seja, basta uma ligação ou uma simples notificação instantânea (push) de algum outro aplicativo para que o filme pare e volte para o início. Muito desagradável.

Como cereja do bolo, o preço ainda é muito elevado. Mesmo oferecendo um serviço que não é disponibilizado no Brasil (compra de filmes na iTunes Store), para nós é mais barato comprar o DVD físico original do filme do que a opção virtual. Além da qualidade muito superior, o filme é seu, ao contrário do aplicativo que, se um dia a Warner abandoná-lo, você não poderá mais vê-lo.

A ideia em si é boa, mas ainda precisa amadurecer muito para dar certo.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar