2010ARQUIVOBDI

Wallpaper Calendário: o primeiro aplicativo oficial do Blog do iPhone já na App Store!

A Apple acaba de nos dar um maravilhoso presente para começar bem 2010: liberou o nosso primeiro aplicativo na App Store, chamado Wallpaper Calendário. :)

Com este utilitário, você poderá aplicar o calendário de um dos 12 meses de 2010 na imagem que você quiser! :)

Conheça agora um pouco da sua história e como ele funciona.

A ideia do aplicativo nasceu do sucesso de nossas coleções de fundos de tela, em que traziam sempre no início de cada mês uma imagem para ser usada como calendário em plano de fundo, facilitando a consulta sem nem precisar destravar a tela inicial.

Seu funcionamento é muito simples: no aplicativo, você escolhe o mês do calendário que deseja e depois a imagem em que quer aplicá-lo. Ela pode ser uma das presentes na fototeca do aparelho ou então uma foto tirada na hora (caso você esteja utilizando um iPhone ou a Apple lançar mesmo a versão com câmera do iPod touch). ;)

Escolhido a imagem e o mês, basta apertar o botão verde (“Criar Wallpaper“) e a nova imagem é gravada direto na biblioteca do aparelho, para ser usada como fundo de tela. Infelizmente, por uma limitação imposta pelo SDK da Apple, nenhum aplicativo pode alterar automaticamente a imagem de fundo do sistema e por isso, você deve fazê-lo manualmente.

Para isso, saia do aplicativo, abra Ajustes > Imagem de Fundo e então escolha a imagem que você acabou de fazer.

Pronto! Agora você já pode consultar o calendário do mês, no fundo que você quiser, direto na tela bloqueada do seu iPhone ou iPod touch! :)

Como este é um presente a todos os nossos leitores, ele é completamente gratuito, podendo ser baixado diretamente na App Store (clicando a imagem abaixo).

O aplicativo é simples, sem muitas pretensões, apenas ajudar aos leitores que gostam e usam o calendário como imagem de fundo a criar imagens mais personalizadas. Aproveite. :)

História do aplicativo

Mas quais foram as motivações de fazer este utilitário?

Apesar de quase ninguém ter reclamado, um problema que identificamos nos calendários que disponibilizávamos todo o mês é que o leitor era obrigado a aceitar o fundo que escolhêssemos se quisesse usar o calendário. Aí pensamos: “Não seria perfeito se o próprio usuário pudesse escolher o fundo para aplicar o calendário do mês?

Foi então que nasceu a ideia de criar um aplicativo especialmente dedicado a isso. Mas quando não se sabe programar para iPhone, como se faz? A solução foi procurar um profissional. :)

Apresentamos a proposta ao pessoal da Max Systems (desenvolvedora do Vade Mecum e do TrânsitoRio), que adotou imediatamente a ideia. Depois de algumas reuniões de definição de interface gráfica e funções, eles conseguiram apresentar o aplicativo praticamente pronto em um curtíssimo período de tempo. Um trabalho muito eficiente e competente.

O único atraso que houve foi por causa da pausa de natal que a Apple fez nas aprovações de aplicativos. Ao seu retorno, no final da última segunda-feira, mandamos para aprovação, sendo liberado sem nenhum problema ontem, 3 dias após o envio, o que confirma os relatos de aceleração nos procedimentos internos da loja.

O aplicativo serve também para destacar que não é necessário saber programar para o iPhone OS para aproveitar o enorme sucesso da App Store. Se você tem uma ideia de algum aplicativo ou precisa colocar sua empresa no mundo iPhone, pode procurar desenvolvedores profissionais para ajudá-lo.

Nisso, o Brasil conta com várias boas opções. Pela nossa experiência, a equipe da Max Systems é mais do que recomendada para esse tipo de serviço. Contatos podem ser feitos através do site ou então pelo email [email protected].

Este foi só o começo. No futuro, trabalharemos também com outros desenvolvedores para poder sugerir a vocês as melhores opções em profissionais de desenvolvimento em iPhone no Brasil. :)

Botão Voltar ao topo