2010ARQUIVO

Paulo Coelho faz sucesso mundial com aplicativo próprio para iPhone e iPod touch

Talvez nem todos os fãs saibam, mas o escritor Paulo Coelho possui um aplicativo próprio na App Store, que reúne vários de seus textos, fotos, vídeos, citações e até mesmo um jogo de perguntas sobre as principais obras do mago. Tudo isso direto no seu iPhone ou iPod touch.

O aplicativo, apesar de pouco divulgado no Brasil, faz um enorme sucesso no exterior, o que fez a Apple contactar a sua desenvolvedora, a brasileira Borogodó, para promovê-lo ainda mais.

Paulo Coelho é provavelmente o escritor brasileiro mais conhecido internacionalmente. Na Europa, suas obras podem ser encontradas até mesmo em bancas de jornais, tamanho é o seu sucesso. Este sucesso se repete no iPhone: seu aplicativo já é um grande sucesso de vendas, tanto que ele foi selecionado para a seção “What’s Hot” da loja americana, coisa muito rara para um app brasileiro.

Ele possui suporte para inglês e português, que é determinado pelo idioma do sistema. Através de um menu inicial especial (uma mesa com objetos), o usuário tem acesso às diversas opções, como vídeos, textos, fotos, citações e um quiz.

Tocando na imagem do iPhone em cima da mesa, você tem acesso aos diversos vídeos com o escritor, todos em inglês, onde ele faz comentários sobre diversos assuntos, desde espiritualidade até sexualidade. Eles permitem também que você deixe um comentário diretamente no blog oficial, sem precisar sair do programa. Para assistir os vídeos, é necessário haver uma conexão internet.

Tocando nas folhas escritas sobre a mesa, você tem acesso a mais de 200 textos publicados pelo autor, com a possibilidade de trocar o tamanho das letras ou as cores de fundo. Na parte de fotos, 30 imagens com o mago em diversos lugares do planeta.

O livro presente sobre a mesa virtual leva o usuário até as citações do autor, que servem como inspiração para o dia-a-dia. Você ainda pode enviar as que mais gostar para um amigo, através de email.

Para ver se você conhece mesmo a obra do autor, o aplicativo propõe um pequeno quiz, com perguntas a respeito das principais obras de Paulo Coelho. A pontuação pode ser compartilhada pelo Twitter ou pelo Facebook, e fazem concorrer a um livro autografado.

Um prato cheio para todos os fãs e apreciadores do escritor, que podem contar com uma vasta documentação sobre ele na palma da mão, acessível de qualquer lugar.

O aplicativo Paulo Coelho está disponível na App Store (link) pelo preço de 1,99$. Compatível com iPhone e iPod touch, OS 2.1 ou posterior. :)

Botão Voltar ao topo