AplicativosDicas de iPhone e iPad

Conheça um aplicativo especializado em tirar fotos de ambientes escuros com o iPhone

Você irá se surpreender com o resultado das fotos

A cada novo iPhone a Apple melhora a câmera fotográfica do aparelho, prometendo belos avanços. Mas o fato é que até hoje (e estamos escrevendo este texto antes da apresentação dos iPhones 2019) o aparelho ainda não é capaz de realizar fotos excepcionais em ambientes com pouquíssima iluminação.

O Google implementou em seus celulares Pixel 3 uma solução por software chamada de Night Sight, que usa algoritmos e machine learning para aplicar a uma imagem escura. Os resultados são impressionantes e, sendo algo relativo ao software, é possível que cedo ou tarde a Apple ofereça algo parecido.

Enquanto a maçã não adota a técnica, há aplicativos que fazem exatamente isso: aplicam algoritmos em imagens escuras para torná-las claras sem perda de definição. E testamos um app em especial que nos deixou de queixo caído: ele se chama NeuralCam.





Este aplicativo é especializado em tirar fotos com o iPhone em ambientes bastante escuros, em que a câmera nativa do aparelho não consegue captar a imagem de forma satisfatória.

Veja o que este app é capaz de fazer em uma simples foto, tirada no escuro:

O que o app faz: ele tira diversas fotos em sequência, com exposições diferentes, e no final gera uma imagem única que parecerá muito mais iluminada.

Por ser algo que depende destas variações de imagens para montar o resultado final, não é possível pegar uma foto já gravada e aplicar a iluminação: a foto precisa ser feita na hora, com o aplicativo.

Não é necessário o uso de tripé, porém você deve tentar ficar imóvel durante a captação da imagem, pelo menos por 5 segundos. É o tempo que o app leva para juntar todas as informações possíveis do ambiente e calcular a iluminação sem distorcer pixels ou exagerar nos filtros.

Isso faz com que haja a possibilidade da imagem ficar um pouco fora de foco, caso você se mexa demais durante a captação. Por isso, é sempre importante conferir os detalhes da imagem logo após realizá-la, para se for o caso refazer a foto.

Confira abaixo um vídeo mostrando 4 variações de fotos feitas com a Câmera nativa, outros dois aplicativos e mais o NeuralCam. Nós pudemos comprovar que os resultados são verídicos.

O NeuralCam é pago e pode ser baixado neste link. Ele funciona a partir do iPhone 6, mas exige o iOS a partir da versão 12.

Caso a Apple adote esta função em algum futuro iPhone, provavelmente restringirá a determinados hardwares (apesar de ser uma funcionalidade de software). Se for o caso e você não quiser trocar de iPhone só por causa disso, agora tem alternativa. 😉

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar