2009ARQUIVOBDIEXCLUSIVO

[exclusivo] Bradesco prepara primeiro aplicativo brasileiro de Realidade Aumentada no iPhone 3GS

Mal foi lançado o iPhone OS 3.1 e o Brasil já poderá contar com um aplicativo que desfruta das novas tecnologias do novíssimo iPhone 3GS! :)

Tivemos acesso a algumas informações exclusivas sobre o lançamento daquele que deverá ser o primeiro aplicativo de Realidade Aumentada totalmente nacional: o Presença Bradesco.

Presença Bradesco

Esta manhã já tínhamos divulgado algumas imagens prévias do futuro programa e agora conseguimos informações mais consistentes que nos comprovam o real lançamento do aplicativo.

A Realidade Aumentada (RA) é o processo de captura de imagens reais e a sobreposição de objetos virtuais que interagem com ela. Traduzindo para uma linguagem menos técnica, é a possibilidade de visualizar uma paisagem e ver informações referentes a ela. Já mostramos alguns exemplos aqui mesmo no Blog.

Aplicativo de Realidade Aumentada

Graças à bússola do iPhone 3GS, esta técnica começa a ser usada para indicar direções de estações de metrô e pontos turísticos, por exemplo. Aproveitando-se disso, o Bradesco resolveu investir neste recurso para propor aos seus clientes um serviço interativo de localização de agências próximas, além de pontos de atendimento como o Banco Postal e caixas eletrônicos. E ele funciona em todo o Brasil, pois o banco possui pontos de atentimento em quase 100% dos municípios do país.

Pontos de atendimento próximos

Usando a interação com o Google Maps, é possível ver rapidamente todos os pontos de atendimentos próximos. Um menu superior faz a filtragem do tipo de ponto que você procura, como autoatendimento Dia & Noite, agências bancárias, Prime e caixas 24h. Você pode escolher onde deseja ir e traçar na hora uma rota com o caminho mais curto a seguir, a partir de onde você está. Muito prático.

Lista de telefones úteis

O aplicativo também traz uma lista completa dos telefones das agências, do SAC e da Ouvidoria. Basta clicar e ligar. :)

Mas o mais legal mesmo é o uso da interatividade do iPhone 3GS com a paisagem. :)
É possível ver em tempo real a direção e distância dos pontos de atendimento mais próximos de onde você está. Ao direcionar a câmera do 3GS para o chão, uma espécie de rosa dos ventos aparece, com placas indicando as agências. E literalmente é agência do Bradesco para tudo quanto é lado! :P

Indicação geográfica das agências

Quando você sobe a câmera, ele mostra uma linha com os pontos que você procura. Quando mais distante o ponto estiver geograficamente, mais alto ele fica na tela. É como se tivesse uma placa indicativa real bem na sua frente, mostrando onde é o local. Simplesmente fantástico! :)

Tivemos acesso a um vídeo demo mostrando o aplicativo em ação nas ruas de São Paulo. Confira:

YouTube video

A sensação de ver em seu próprio iPhone a RA funcionando é indescritível em palavras ou em vídeo, só mesmo usando o aplicativo para ter noção do quão divertida ela é. As imagens são atualizadas segundo a segundo, o que faz com que elas mudem conforme você se movimenta. É uma tecnologia com uma enorme potencialidade que ainda vai render bons frutos para o iPhone.

Apesar da realidade aumentada apenas funcionar no iPhone 3GS (por causa da bússola incorporada), as outras funções do aplicativo (localização de agências com o mapa 2D e lista de telefones) funcionarão normalmente em outros aparelhos que já possuam o iPhone OS 3.1 instalado.

Ainda não há data certa de lançamento, mas o Presença Bradesco já foi enviado para a App Store e deve ser aprovado nos próximos dias. Como todos os seus outros aplicativos, ele será gratuito.

Que bom que o Bradesco sempre acreditou no iPhone como plataforma de serviços, sendo uma das primeiras grandes empresas nacionais a investir na App Store. Agora, ele também é pioneiro ao usar uma das mais novas tecnologias do iPhone (as funções de RA foram liberadas no último dia 9 pela Apple) e associar à sua campanha Presença. Afinal, quer algo que melhor defina o conceito do que um aplicativo que mostra onde você está e para onde deve ir?

E quem ganha somos nós, usuários de iPhones. ;)

ATUALIZAÇÃO:

Novas informações: O aplicativo foi concebido e criado pela Ínsula Comunicação e produzido pela Maya.

Botão Voltar ao topo