2010ARQUIVO

Eleições 2010: aplicativos para iPhone ou iPod touch que ajudam você no processo eleitoral

As eleições já são no domingo que vem e muita gente ainda está indecisa em quem votar ou não consegue acompanhar seus candidatos. Outros não sabem o dia do segundo turno ou gostariam de conhecer o resultado das últimas pesquisas de opinião. Para tudo isso, reunimos aqui uma série de aplicativos gratuitos que ajudam o eleitor a estar sempre atualizado sobre o pleito no seu Estado ou no país.

Veja as opções da App Store (clique na imagem para baixá-lo), que se caracterizam por possuir quase todos os mesmo nome:

O primeiro aplicativo dedicado às eleições que ficou disponível, trazendo o resultado de várias pesquisas de opinião e blogs de jornalistas do jornal. Pena que é muito, muito lento, principalmente para quem o instala pela primeira vez, ficando mais de dez minutos parado atualizando os dados.

 

 

Lista de todos os candidatos do país (presidente, senador e deputado federal), com a ficha de cada um. Bem completo.

Tem também uma simulação de urna eletrônica, para você treinar seu voto, com efeitos sonoros e tudo.

 

 

Com informações (bem incompletas) dos candidatos à Presidência. Possui uma feed de notícias do Estadão e uma lista de respostas para dúvidas relacionadas à eleição.

 

 

Patrocinado pela Rede Record, ele traz notícias, calendário eleitoral e opção para averiguar online a situação do título. Mas ele foi visivelmente feito com alguma ferramenta de terceiros (lembram, aquele que Steve Jobs não queria) e não com o SDK oficial, o que o torna extremamente lento e cheio de bugs.

 

 

Como o próprio nome diz, faz o cadastro do Twitter de todos os candidatos no Brasil, por Estado. Prático para quem não quer ficar procurando o endereço de cada um, nem seguí-los.

 

 

Como o ícone sugere (por que não colocar no nome também?), o aplicativo é um guia de tudo que o eleitor precisa saber para exercer bem o seu direito, como as datas do primeiro e segundo turno, como votar na urna, etc. Simples, mas cumpre o que promete.

 

 

Este sim será muito útil durante as eleições, pois indicará em tempo real a apuração dos votos nas urnas. Elaborado no esquema de pequenas fichas (como o aplicativo do Tempo), é possível acompanhar o resultado de vários Estados ao mesmo tempo. Se fizer o que promete, será um dos melhores da lista.

 

Lembramos que os comentários deste artigo não devem ser usados para discussões políticas ou ideológicas, apenas opiniões sobre aplicativos para o iOS. ;)

Botão Voltar ao topo