2010ARQUIVO

Aplicativo Tango traz chamadas por vídeo tipo FaceTime entre iPhones e Androids

Mais um aplicativo que usa a câmera do iPhone 4 para realizar videochamadas: ele se chama Tango e está disponível gratuitamente na App Store (link). Mas apesar de vários leitores terem ficado entusiasmados com essa possibilidade (ainda mais com o FaceTime oficial não funcionando para todos os brasileiros), ele não possui tantas vantagens quanto seus concorrentes.

Ao se cadastrar no aplicativo, você pode realizar chamadas de vídeo com outros aparelhos que também tenham ele instalado. A vantagem é que ele é compatível não apenas com o iPhone 4, mas também com outros iPhones e aparelhos que rodam o sistema Android. Além disso, as ligações podem ser realizadas pela rede 3G e não somente pelo Wi-Fi, como a solução proposta pela Apple. É possivel usar tanto a câmera frontal (quando há) como a traseira para transmitir imagens.

Mas o Tango não é pioneiro e possui várias limitações. O primeiro aplicativo de terceiros que ofereceu videochamadas com o uso da câmera do iPhone 4 na verdade foi o Fring, logo no início de julho, com a vantagem de também abranger aparelhos Nokia. Pena que o Skype cortou as asinhas dele e não permite mais a comunicação com computadores, mas ligações gratuitas entre aparelhos com o Fring instalado ainda são possíveis.

Outra limitação do Tango é ser associado ao número telefônico. Isso quer dizer que não é possível fazer ligações para iPods touch, ao contrário dos concorrentes. Inclusive o aplicativo insiste em enviar todos os números da agenda para o servidor deles, para avisar ao usuário quais amigos estão também usando o serviço. Felizmente, a Apple obriga os desenvolvedores sempre a pedir autorização ao realizar esse tipo de operação, mas se você se nega a enviar as informações, avisos constantes atrapalham o uso.

Poder ligar pela rede 3G é uma ótima solução para momentos de emergência, mas só é possível realizar chamadas para usuários que estejam conectados no serviço no momento, o que não é muito prático na vida do dia-a-dia. Diferentemente do FaceTime da Apple, as ligações em 3G são descontadas do plano de dados do telefone, por isso é importante estar atento a isso.

O Tango é interessante e pode servir para alguns casos específicos (por exemplo, quem está louco para testar a videochamada no iPhone 4 e ainda não conseguiu), mais em termos de características gerais, ainda perde para outras soluções.

dica do Bira Floripa

Botão Voltar ao topo