2010ARQUIVO

Aplicativo faz ligações telefônicas de iPhone para iPhone, de graça

Não é bom quando você pode ligar para outra pessoa que possui iPhone, em qualquer lugar do mundo, sem precisar pagar nada?

Aplicativos que fazem comunicações gratuitas entre iPhones não são tão novidades assim; Fring e Skype são dois bons exemplos. Mas o que impressiona no novo Viber é a qualidade do som tanto na rede Wi-Fi quando na 3G.

Com ele, não é preciso adicionar usuários ou fazer nenhum registro no serviço. Ele é totalmente integrado à agenda de contatos do aparelho, identificando automaticamente quais os números que são associados ao Viber. A interface é quase idêntica a do iOS, mudando apenas a coloração para roxo.

O único processo necessário a ser feito na primeira vez que você o utiliza é associar o seu número de telefone, gratuitamente, através de um código recebido imediatamente por SMS. Depois disso, todos os seus amigos que também possuem o aplicativo (e seu nome nos contatos) saberão que podem lhe ligar de graça.

Depois disso, você pode fazer e receber ligações de outras pessoas que possuam também o Viber. A integração com o iOS é tanta que você pode também ligar para quem não tem o aplicativo. Nesse caso, a ligação é feita pela rede GSM normal, com os custos da operadora. Mas tudo é feito de dentro do aplicativo.

Quando alguém lhe liga, o aparelho toca como uma chamada normal, mas com o toque diferente. Porém, ele precisa estar aberto em segundo plano para receber ligações, mas se não estiver, ele avisa mesmo assim das chamadas perdidas. Para tudo isso, é preciso ter o iOS 4 ou posterior instalado, mesmo ele sendo compatível a partir do iOS 3.0. Testamos com um iPhone 2G (Classic) e só foi possível realizar chamadas e não receber. Eles ainda não possuem suporte para iPod touch e iPad, mas prometem compatibilidade para breve.

Ainda não tivemos muito tempo para testar, mas parece que ele consome muito menos bateria em modo de espera do que o Skype, que é um verdadeiro sugador de bateria. Mas o que mais impressiona na comparação dos dois serviços é a qualidade da ligação, que se mostrou perfeita em nossos testes mesmo na rede 3G; som claro e sem interrupções.

Segundo a empresa que desenvolveu o serviço, não há nenhum tipo de custo escondido, tudo é 100% gratuito. Nem banners publicitários o app possui. Ela também promete várias outras novidades em futuras versões, como mensagens de texto grátis, toque personalizado, wallpapers e serviços de geolocalização.

Vale a pena testar o Viber. Nós aqui gostamos do que vimos. :)

Botão Voltar ao topo