AcessóriosRumores

[rumor] Apple poderá não incluir mais fones de ouvido na caixa do iPhone

Rumores são rumores e a gente sabe que enquanto não forem oficialmente confirmados, podem ou não virar realidade. Porém, quando quem fala é o guru dos vazamentos Ming-Chi Kuo, a gente até passa a considerar como antecipação de notícia.

A mais recente informação divulgada por ele é que provavelmente a Apple começará a não mais fornecer fones de ouvido junto com o iPhone, obrigando o usuário a comprar um separadamente caso deseje escutar músicas e fazer ligações sem colocar o aparelho no ouvido.

Em seu último relatório para investidores, Kuo diz que acredita que a Apple possa retirar da caixa já do próximo iPhone os fones de ouvido que costumam vir junto como o aparelho desde a primeira geração, lançada em 2007.

Claro que muitos dirão que ela está maquiavelicamente fazendo isso para vender mais fones AirPods… mas vamos vencer essa primeira fase simplista e tentar pensar um pouco mais fora da caixinha. Ou dentro dela.

Benefício ecológico

Eliminar um acessório que vem de fábrica ajuda a diminuir o tamanho da caixa do iPhone, o que significa menos papel e plástico fabricado, além de caber um maior número delas no mesmo espaço de transporte, reduzindo assim emissões de CO2 na natureza.

Em termos de preocupação com o meio ambiente, há grandes vantagens em reduzir a embalagem dos produtos.

Sem falar que seriam milhares e milhares de fones de ouvido que deixariam de serem jogados fora todo o ano. Os fones com fio da maçã nunca foram conhecidos por sua resistência e durabilidade. Pelo contrário, os fios são bem frágeis e não suportam por tanto tempo.

Isto significa que este texto está justificando o fato da Apple retirar um acessório que antes dava de graça?
Não.

Retirando funcionalidades

Claro que ninguém gosta quando a empresa retira funções e benefícios dos produtos, e esperamos que, pelo menos, isso faça baixar o mínimo que seja o preço final do iPhone para o consumidor. Se retirar e mantiver o mesmo preço (ou até aumentar), será algo que criticaremos muito aqui.

Não é a primeira vez que a Apple retira coisas das caixas do iPhone. Quem é usuário mais antigo deve lembrar que a caixa da primeira geração vinha com uma base carregadora e uma flanelinha preta personalizada com a inscrição “iPhone”. O tamanho da caixa era o dobro do que é hoje.

O iPhone 7 trazia um adaptador de conector de fone de ouvido para Lightning. Isso deixou de ser fornecido nas gerações seguintes do aparelho.

Não é questão de querer defender a Apple, mas de mostrar que o ato de deixar de vender os fones junto com o aparelho não é tão absurdo quanto parece.

O Google já deixou de fornecer fones de ouvido no Pixel 4 e ninguém alardeou ao mundo o absurdo dessa atitude gananciosa. O OnePlus nunca ofereceu fones em seus modelos e nem a LG coloca fones na caixa, mesmo o aparelho ainda trazendo um conector jack de 3.5mm. E não estamos falando de modelos tão baratos assim.

Legislação europeia

Se a Apple realmente resolver retirar os fones da caixa, talvez terá que fazer diferente na Europa. Em alguns países do Velho Continente há uma lei que obriga os fabricantes de celular a “fornecer um acessório que limite a exposição de emissões radioelétricas na cabeça“. Até então, esse acessório eram os fones de ouvido.

Por exemplo, o smartphone OnePlus 8, que também vem sem os fones na caixa, teve que fornecer “de presente” fones com fio aos clientes da França, Itália e Alemanha, por causa da legislação. Talvez seja uma saída para a Apple também.

Confesso que eu nunca uso os fones originais que vêm na caixa do iPhone. São frágeis, só funcionam no celular da Apple (os que possuem conector Lightning) e eu já possuo outros com conexão bluetooth que me acompanham há anos. Os originais acabam ficando guardados na caixa, intactos, e servem como argumento de venda quando revendo o aparelho.

Portanto, no MEU caso pessoal não faria falta, se o preço final do aparelho reduzisse alguma coisa. Mas entendo que, para muitos, esta falta pode sim ser significativa.

Se são reais outros rumores que dizem que no futuro, o iPhone pode vir sem nenhum conector externo, seria óbvio imaginar que os fones com fio teriam seus dias contados. E como ficaria bem caro para a Apple incluir AirPods na caixa, a solução mais lógica seria retirar de vez os fones do pacote. E ela já começaria a acostumar o consumidor desde já.

Como dito na primeira frase deste texto, devemos aguardar para saber se tudo isso se concretizará ou não algum dia.

Via
MacRumors
Botão Voltar ao topo