Aplicativos

Como ter o seu RG de forma digital no celular

Enquanto o Governo Federal ainda trabalha para implementar uma DNI Digital, quem tem registro no Estado de São Paulo já pode colocar seu RG digital no iPhone, assim como já faz com a CNH Digital e com o CPF.

A Polícia Civil de São Paulo disponibiliza o RG DIGITAL SP, versão digital da nova cédula de identidade.

Mas para conseguir instalar no seu celular, são necessários alguns requisitos.

Para registrar a forma digital do RG, é obrigatório:

  • ter o RG emitido pela Polícia Civil de São Paulo
  • a emissão precisa ser posterior a 4 de fevereiro de 2014, que é quando o cadastro biométrico passou a ser feito. O que diferencia é que a numeração é vermelha e há um QR code no verso.

Quem não possui a versão com cadastro biométrico, pode solicitar uma segunda via do RG, mas terá que ir presencialmente lá fazer.

Mesmo sendo específico para documentos emitidos em São Paulo, o RG Digital tem validade em todo o território nacional. No entanto, ela não dispensa a necessidade de fazer a versão em papel primeiro.

O RG Digital só pode estar instalado em um único aparelho. Em caso de perda ou roubo, o cidadão pode baixar o documento em outro aparelho, o que fará que no primeiro celular ele seja descadastrado.

Como instalar o RG Digital

Para ter a versão digital do seu RG no seu iPhone, siga os passos:

① Baixe o aplicativo

Instale o app RG Digital SP no seu iPhone ou Android.

② Leia o QR Code

Abra o app e, no momento solicitado, aponte a câmera do celular para o código QR situado na parte traseira do seu RG. Se não existir um, o documento não é compatível.

RG digital

③ Faça uma selfie

O aplicativo pedirá que você registre seu rosto para realizar o reconhecimento facial. Isso garante que nenhuma outra pessoa além de você conseguirá instalar o seu RG.

RG digital

④ Cadastre uma senha

Apenas 4 dígitos, que não podem ser esquecidos. Há a opção de ativar o Touch ID ou o Face ID.


Depois de todo o processo realizado, as informações são analisadas pelo app e, caso a prova de vida seja confirmada, a versão digital aparece no aplicativo após alguns minutos.

Botão Voltar ao topo