Aplicativos

WhatsApp afirma que limite de encaminhamento conseguiu reduzir 70% a disseminação de mensagens virais

No início do mês noticiamos aqui que o WhatsApp tinha adotado a decisão de limitar o encaminhamento de mensagens de terceiros para outras pessoas. Com isso, as pessoas só podem reenviar uma mensagem que recebem para um único contato.

Pois segundo a empresa, já na semana seguinte à imposição deste limite, houve uma redução de cerca de 70% na disseminação de mensagens virais, entre elas as famosas fake news.






Um dos grandes problemas atualmente é o fato que as mensagens virais são muitas vezes usadas como forma de divulgar notícias falsas. E isso se dá pelo péssimo costume das pessoas repassarem conteúdo que recebem sem antes averiguar se aquilo é verdade ou não.

Então, com cada usuário podendo repassar as mensagens para até cinco outros contatos, quando a informação era de baixa qualidade, acabava se alastrando muito rápido. É como se fosse uma pandemia de fake news.

Para tentar limitar o uso do app para este tipo de coisa, o WhatsApp limitou este mês a possibilidade de reencaminhar uma mensagem recebida. Agora só é possível fazer isso para uma única pessoa.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2018, o serviço impôs a primeira limitação deste gênero ao limitar o encaminhamento para no máximo 20 contatos (e depois de um tempo, para somente 5). Como dissemos na época, isso ajudaria, mas não era a solução para o problema. De fato, isso ajudou a reduzir apenas 25% da disseminação de mensagens virais.

Agora eles afirmam que os resultados foram bem maiores, no mundo inteiro.

Recentemente, introduzimos um limite para o compartilhamento de “mensagens altamente encaminhadas” para apenas um bate-papo. Desde a implantação desse novo limite, globalmente houve uma redução de 70% no número de mensagens altamente encaminhadas enviadas no WhatsApp.

Isso ajuda, mas o que realmente irá impedir que se divulgue informação falsa pela internet é você mesmo mudar. Se você não repassar nada que tenha recebido antes de conferir se aquilo é real ou não (por mais que você adoraria que aquilo fosse verdade), aí sim teremos menos desinformação circulando pela internet.

Cada um de nós é responsável por aquilo que divulgamos, e mesmo quando parece ser algo sem importância, pode estar ajudando a criar noções e pensamentos errados que não condizem com a realidade.

Vivemos em uma época em que podemos ter toda a informação da humanidade na palma da nossa mão. Então use isso da forma positiva, se educando e buscando aprender cada vez mais. Porque ser preguiçoso e deixar o aplicativo pensar por você não levará ninguém a lugar nenhum.

Fonte
TechCrunch
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close