Notícias

Teste amador sugere que bateria do novo SE tem melhor performance que a do iPhone 8

Quando a Apple anunciou a nova geração do iPhone SE com o mesmo visual do iPhone 8, muita gente achou que não haveriam grandes diferenças entre os dois aparelhos, sendo apenas “mais do mesmo“.

Porém, o simples fato de colocar um processador mais potente mas com consumo otimizado de energia, fez com que uma característica ficasse melhor: a duração de bateria.

Pelo menos é isso que conclui um teste feito por um youtuber. Não é um teste profissional, mas pode nos dar uma ideia de quanto melhor é a performance da bateria do novo modelo.






A notícia impressiona porque, na teoria, tanto a bateria do novo iPhone SE quanto a do antigo 8 são de mesma capacidade, sem mudar praticamente nada. Isso foi tecnicamente comprovado no desmonte feito pelo iFixIt. Então, a lógica seria as duas baterias apresentarem performances similares. A própria Apple diz isso na ficha técnica do aparelho.

O youtuber Brandon Butch resolveu fazer um teste simples, colocando 7 gerações diferentes lado a lado e comparando a duração de cada bateria, realizando as mesmas atividades no mesmo espaço de tempo.

Claro que o que nos interessa aqui é ver a duração entre o novo iPhone SE e o antigo iPhone 8, pois são os únicos com a mesma capacidade de bateria. Comparar durações com capacidade diferente não faz o mínimo sentido.

Obviamente que qualquer teste sério precisa levar em consideração a saúde física da bateria, pois as mais antigas tendem a descarregar mais rapidamente. Brandon jura que o exemplar de iPhone 8 que ele testou estava apresentando saúde de 100% em sua bateria, sem dizer como ele conseguiu isso em um modelo de 2017 (não comentou se tinha acabado de tirá-lo da caixa ou não).

Confira o vídeo:

YouTube video

Como se pode ver, neste teste o novo SE se manteve ligado cerca de uma hora a mais do que o iPhone 8, mesmo possuindo teoricamente o mesmo modelo de bateria.

O que explicaria uma duração maior no novo modelo? A única grande diferença entre os dois é o processador. Então, é lógico dizer que é possível que o A13 Bionic tenha uma menor exigência energética que o A11.

Teste amador

Mas por que dissemos no título deste artigo que este é um teste amador?

É amador porque não dá para tirar uma conclusão definitiva sobre a performance da bateria dos dois modelos apenas com este único teste realizado. Como dissemos, o youtuber não deixou claro como ele fez para que o modelo 8 testado apresente 100% de saúde de bateria, o que gera certas dúvidas.

Não foram usados equipamentos técnicos de medição, apenas um método simples de utilização, que pode sofrer influências de diversos agentes. Além disso, foi feito apenas um único teste e tirada uma conclusão em cima dele, o que foge dos protocolos científicos que determinam repetir várias vezes uma experiência antes de formular uma teoria.

A prova de que uma única experiência não comprova nada é que outros youtubers tentaram fazer o mesmo e alguns até mostraram que a bateria do novo SE pode ser pior do que a do 8 em performance.

Botão Voltar ao topo