Notícias

Conseguiram instalar o sistema Android em um iPhone, usando o jailbreak

O jailbreak nasceu da vontade de libertar o sistema do iPhone das amarras impostas pela Apple. Isso no tempo em que não existia nenhuma forma de instalar aplicativos no aparelho, não era possível copiar e colar textos, não havia apps de GPS e o iPhone não era nem mesmo capaz de fazer vídeos.

A situação mudou muito desde então e hoje temos um dispositivo que faz praticamente tudo o que necessitamos, sem precisar hackeá-lo.

Mas tem um pessoal que insiste em fazer rodar outros sistemas no celular da maçã, como por exemplo, o Android. E as últimas técnicas de jailbreak permitem isso (com ressalvas).






Claro que tudo é uma Prova de Conceito (ou seja, simplesmente mostrar que é possível). Afinal, por que alguém pagaria o alto preço de um iPhone para rodar (de forma capenga) um Android que rodaria nativamente em um aparelho bem mais barato?

Seja como, for, o Projeto Sandcastle (“Castelo de Areia“) tenta há tempos fazer essa façanha. Em 2010, os mesmos caras conseguiram instalar uma versão inicial do Android em um iPhone 3G.

Agora, eles conseguiram fazer isso em um iPhone 7:

Por que eles estão fazendo isso? Segundo eles mesmos, é para “garantir mais liberdade aos usuários de iPhone, para que saiam da caixa de areia e façam o que quiserem com o aparelho“.

Mas a explicação não faz muito sentido, visto que a proposta do jailbreak em si já é esta, mantendo o sistema padrão da Apple. Então, acaba sendo um projeto sem muita utilidade prática, a princípio.

O Android instalado no iPhone ainda possui diversas falhas, que precisam ainda serem ajustadas. Por exemplo, o hack não consegue fazer a câmera, o bluetooth e a rede móvel funcionarem. Você fica praticamente com um iPod touch de 1ª geração, bem limitado e aberto a aplicativos maliciosos, pois não conta com nenhuma proteção do sistema.

É isso que eles chamam de “mais liberdade aos usuários”. Parabéns.

Fonte
Project Sandcastle
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Elso Domingos

    Será que é possível fazer o contrário? Instalar iOS em um dispositivo Android?

    • CarlinhosDOWN

      O dia que for, a Apple terá um grande problema…
      (comentário digitado em um Dell hackintosh rodando Mojave)

    • Anderson Siqueira

      Aí eu vejo vantagem

    • Boa! Kkkkkk

    • Eduardo Iorio

      Exatamente o que me perguntei lendo a matéria.

  • Duilor Santos

    que insulto, é quase como ver windows no mac

    • Tony Brinks

      Exato! kkk

  • Resumindo: os caras gostam de perder tempo com algo que ninguém quer. KKK

  • Lucas Samuel

    O tom da publicação remete a um ódio pelo Android. O autor deveria estudar melhor o sistema, e o hardware dos aparelhos, antes de falar tanta bobagem.

    Primeiramente, existem aparelhos Android na mesma faixa de preço, ou até mais caro, de um iPhone.

    Além disso, eles contam sim com uma proteção do sistema. Apps de terceiros, fora da loja oficial, só podem ser instalados após uma decisão do próprio usuário de habilitar essa permissão no sistema.

    Como se não bastasse, a justificativa para fazer tal façanha com o dispositivo Apple é muito plausível. Fazendo isso, demonstraram que, após muito esforço, muito mesmo, os dispositivos Apple podem ter um pouco da liberdade que é usar um Android. 🙂

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Ah cara, desculpe a informalidade mas vai lamber sabão, vai kkkkkk
      Onde no texto consta que não há aparelhos androids tão caros quanto os da Apple no mercado??
      Quem disse que a permissão do user pra instalar um aplicativo torna o sistema seguro?
      Quanto à plausibilidade, é subjetivo.. Eu vejo isso tão útil quanto você querer enfiar o motor de uma Lambo em uma Ferrari. Pode funcionar? Claro. Mas foi feito pra outro contexto, outra proposta.

    • Tony Brinks

      Android é uma bosta!!

    • Lucas, o ódio está na sua cabeça, não no texto.
      Parece que você não gosta que falem do seu sistema querido e ficou ofendido com isso. Mas como é algo da sua cabeça, só você pode resolver isso.

      Eu li calmamente o que você escreveu e ponderei todos os pontos. Mesmo assim, não achei sentido em nenhum deles.

      Vamos lá:
      – Existem aparelhos Android na mesma faixa de preço. Claro que existe. Mas ainda assim não justifica em nada instalar um Android sem diversas funções que existem em “aparelhos Android da mesma faixa de preço”, pagando um preço alto. Ou você acha que justifica? Me parece que não.
      Quem quer um Android totalmente funcional, que compre um aparelho com Android, ué. Faz muito mais sentido.
      E dizer isso não é ter ódio do Android, é ser racional.

      – “Eles contam com uma proteção do sistema”. Sim, um aparelho que você já compra com Android conta com proteção do sistema. Mas você deveria reler o texto, porque ele não fala dos aparelhos Android. Ele fala de um Android customizado (ou seja, sem a proteção do Google) instalado em um iPhone com jailbreak (ou seja, sem a proteção da Apple). Então mais uma vez não faz sentido o que você fala. Faltou interpretação de texto aí.

      – Quanto a justificativa ser plausível, se você acha que instalar um Android no iPhone vale a pena, cara, compre um iPhone e instale. Eu acho burrice, visto que eu preferiria comprar diretamente um aparelho já com Android e totalmente integrado ao hardware. É lógica, não ódio.

      Então Lucas, o que você diz não tem sentido. Estou aberto a mudar de ideia se você me convencer, mas terá que usar argumentos realmente bons para isso, porque até agora você só demonstrou que não gostou de ler um site sobre iPhone tocar no santo nome do Android em vão.

  • Anderson Lopes

    Vejo muitos usuários do And… comprando iPhone 😂😂😂

    • Gustavo Fagundes

      Mas qual o problema nisso?
      Desça do pedestal amigo, os dois sistemas são bons e cada um tem sua qualidade.

      • Anderson Lopes

        Só queria saber o que um usuário de andr… faz em um blog que se chama: blogdoiphone…. é muito amor…🤣🤣🤣🤣🤣👏🏻

        • Gustavo Fagundes

          Muito simples, eu uso os dois sistemas.

        • Não há problema nenhum usuários de Android visitarem o BDI.
          Quem quer ficar bem informado não pode se limitar a um único nicho, boa informação nunca é demais. 😉

        • Não há problema nenhum usuários de Android visitarem o BDI.
          Quem quer ficar bem informado não pode se limitar a um único nicho, boa informação nunca é demais. 😉

    • Marcos Vinícius

      Desce daí meu camarada, eu uso iphone a 10 anos e nunca precisei esnobar ninguém, independente do seu sistema operacional. Você está achando que aqui é o twitter pra querer lacrar em cima dos outros?

  • Daniel

    Seria muito mais interessante se dessem conta de instalar o iOS 13 num iPhone inferior, seria ótimo ver a perfomance do aparelho nessa versão atual, acho que cairia por água a justificativa da Apple de que o aparelho não aguenta e blá blá blá…

    • Eu tenho minhas dúvidas.
      No meu iPad Air 2 (que oficialmente aceita ainda o iOS 13) a versão 13.3 começou a dar umas travadas. Acho que é por causa da idade dele.

      Então não vejo como conseguiriam instalar o iOS 13 em um dispositivo antigo, sem problemas.

  • Fabrício

    Vale como conceito. Não vejo em termos práticos utilidade, uma vez que um aparelho Android pode custar consideravelmente menos.
    Porém, se o iOS fosse instalado em um aparelho não Apple, aí sim a coisa tomaria outras proporções. Será que veremos um HackiniOS?

  • iCardeX

    O IOS está maduro num ponto que eu não sentiria mais vontade de realizar o jailbreak. Tudo quanto preciso, em matéria de recursos, funciona muito bem. O único “senão” é impossibilidade de gravar os áudio das ligações telefônicas. Recurso, aliás, que sinto extrema falta. Seria um belo motivo para eu voltar para o Jailbreak. Seria… No mais, depois que adotei a automação residencial baseada no HomeKit, prefiro manter o IOS quieto e com as atualizações oficiais. Quanto a proeza de meter o Android dentro do iPhone 7 é um belo de serviço para quem não tem o que fazer: utilidade zero.

    • Pois é.
      O jailbreak nasceu de uma grande necessidade em um sistema novo que era muito limitado (por causa da preocupação de Jobs em controlar tudo do jeito dele). Com o tempo o iOS foi ganhando mais e mais funcionalidades que, hoje em dia, as vantagens acabam sendo poucas, o que desmotiva fazer todo o processo.

      Eu guardo com carinho a lembrança do velho jailbreak, mas não vejo mais sentido nos dias de hoje.

  • Alexandre Roque

    Desculpe iLex, eu gosto muito do trabalho do BlogdoIphone, mas o hate com o Android aqui é muuito. Não é porque você não vê justificativa no que eles fazem que isso significa que o trabalho deles não tem finalidade nenhuma.

    • Mas que hate?
      Cadê o ódio?
      Tirem o ódio do coração de vocês. Para quem for bom de interpretação de texto, o artigo não apresenta problema nenhum.

      O texto diz em algum ponto que o Android é inferior? Não.
      O texto diz que o Android é ruim e o iOS é melhor? Não.
      Então cadê o ódio?

      Não consigo entender.

  • Fabrício

    Como conceito e estudo, é válido. Na prática, não.
    Já o contrário, dispositivos não Apple rodando iOS, talvez tivessem mais adeptos.

  • Caio Xaua

    Texto destilando odio ao android e ao jailbreak a cada paragrafo! Desnecessario!

    • Consciência tranquila aqui.
      Não tem uma linha sequer de ódio no texto.

      Só é preciso ter boa interpretação para lê-lo. Se ler corrido e já com conceitos pré-formados na cabeça, aí lê errado mesmo. 🙂

      Afirmar que “odiamos” o jailbreak é mostrar que não conhece a história do BDI. Não faz sentido sua afirmação.
      A parte boa é que o histórico dos artigos do BDI está todo aí, acessível a todos. É só procurar os anos de 2008, 2009 e se informar. Só não pode ter preguiça mental, porque aí não consegue. 😉

  • Philipe Nogueira

    Ué, iPhone com android já existe há anos. Basta ir no mercadão e comprar um 😀

  • Strat

    Desculpe minha ignorancia, não há o perigo de, futuramente quando mais aperfeiçoado, ser utilizado em telefones roubados?

  • Rodrigo Alineri

    Quem em sã consciência faria uma idiotice dessas?

  • Marccus Phillipe

    Foi um baita trampo. Provavelmente, aprenderam muito sobre códigos, desenvolvimento, testes e por aí vai. Mas para o usuário final…
    Talvez é por isso que chama “Castelo de Areia”.

  • Victor

    interessante seria se fosse possível comparar os benchmarks entre iOS e android no mesmo aparelho.

  • Marco A. Matsunaga

    será que tem gente que quer um iphone com android?

Back to top button
Close