Notícias

Senador quer lei que obrigue usuários a informar o CPF ao abrir uma conta em redes sociais no Brasil

Como acabar com a proliferação de fake news e perfis falsos nas redes sociais? Investir em educação do povo seria uma resposta válida, mas não para um dos senadores de nossa República.

O senador Angelo Coronel propôs esta semana um Projeto de Lei que obrigue as redes sociais como WhatsApp, Facebook e Twitter a exigir o CPF do usuário no cadastro, para que todos sejam identificados ao postar alguma coisa.






A PL 113/2020 obrigaria os “provedores de aplicações de internet” a exigir identificação dos usuários para poderem publicar conteúdo nas redes sociais. Esta medida seria tanto para os novos como para os atuais usuários.

A utilização de perfis falsos na internet, notadamente em aplicações como as redes sociais, é a principal estratégia de usuários mal-intencionados para espalhar desinformação pela rede, favorecendo a proliferação das chamadas fake news. Para facilitar a identificação e a responsabilização de titulares de perfis falsos, o senador Angelo Coronel (PSD–BA), apresentou projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de os provedores de aplicações de internet, entre eles Facebook, Instagram, YouTube, Telegram, Twitter e WhatsApp, exigirem dos novos usuários, no ato do cadastramento, a inserção de seu número de registro junto à Receita Federal, o CPF.

O genial senador só esqueceu de explicar como seria feito o controle dos conhecidos robôs russos, turcos e chineses — que normalmente são os maiores difusores de fake news nas redes sociais —, visto que a internet é mundial e eles, por serem robôs, não possuem CPF.

É cada coisa…

Fonte
Agência Senado
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eduardo Vieira

    Aí è só criar cpf fake… kkkkk Ou criar uma conta fora do Brasil…
    Esse tipo de problema è algo que no meu ponto de vista è impossível resolver…

    • Cheguei a pensar nessa situação do CPF fake, mas a verificação deve ser feita com a Secretaria da Receita, caso contrário não tem lógica!

      • Eduardo Vieira

        O pessoal abre conta em banco com cpf roubado, abrir conta no Facebook è de menos… kkkk

        • Dodi

          Consegue abrir conta ate com pessoas mortas a anos hauhau

          • Jonatas Rodrigues

            Aí já são outros 500, pois nestes casos sempre contam com pessoas de má índole nos próprios órgãos federais e bancários.

        • Jonatas Rodrigues

          Só criar uma forma de cada pessoa verificar quantas contas existem associadas ao seu CPF.

  • Fábio Nascimento

    É como iLex falou… Investir em educação do povo, só assim mesmo.

  • Fabrício

    Educação ou Caráter?
    Os maiores crimes do país são cometidos por pessoas instruídas e que tiveram acesso à educação.
    O que falta realmente é caráter.
    Achado não é roubado ou achado não é meu, alguém perdeu?

    • Gerinho Faustino

      Falta de caráter é requisito para alguns representantes do povo. Esse senador ai, é um desinformado, um bobo, acha que isso vai resolver alguma coisa, caso existisse tal lei absurda.

      • Eduardo Vieira

        Quanto menos o estado interferir, melhor vai ser…

      • Jonatas Rodrigues

        Sinceramente, talvez ele seja tão desinformado quanto qualquer um de nós.
        Vc pode garantir que não existam perfis fakes usando suas imagens e denegrindo outras pessoas?

    • Eduardo Vieira

      Realmente não vejo como falta de educação, e sim falta de cultura e caráter… infelizmente isso não se aprende muito na escola, e sim em casa…

      • André Pelegrini

        Tem muita casa aí que ensina até pior que a rua… Não importa o lugar onde se ensina ou aprende, é uma questão de viver em sociedade. A questão é muito maior do que uma família ou uma escola fazem com as crianças e sim como representantes, empresas, associações e qualquer outro tipo de organização enxergam e discutem nossos valores. Muita gente por aí com poder e visibilidade de fala e pensamento infelizmente o usa sem acrescentar nada no progresso da Nação. O certo é exigir sempre dessas pessoas que o exemplo também venha de cima, nem um milímetro a menos.

    • Thomas

      Concordo totalmente. Esse senador “jênio” (ou mal caráter mesmo, mais provável) quer aumentar ainda mais o controle do Estado sobre os cidadãos. No Brasil, como sempre, punem todos por causa do erro de poucos, em vez de punir esses poucos.

    • Vinicius Cabrera

      Não confunde instrução com educação. Instrução essas pessoas tem, educação é outra coisa.

  • Jonatas Rodrigues

    Esse papo de investir em educação é uma verdade, mas na prática não é suficiente.
    Uma unica pessoa “sem educação” cria centenas de perfis fakes e faz um bom estrago. Devem sim haver ações no final da cadeia, que seria na abertura da conta e então cria-se uma forma de cada pessoa verificar quais contas estão associadas ao seu CPF, em cada plataforma social a fim de verificar se há algum fake associado ao seu documento.

  • Andre luiz santos

    Quero ver como ficara frente a LGPD a vigorar em agosto.

  • Stanley

    Hoje em dia, já se nasce com CPF impresso na certidão. Não duvidem se no futuro as pessoas tenham um código QR internacional.

  • iCardeX

    Aqui no DF tem um programa de recompensa do Governo, chamado Nota Legal. Para isso o contribuinte informa o CPF no ato da compra de qualquer produto, para que o sistema registre créditos de recompensa para o final do ano. Tu pode informar o CPF de qualquer pessoa, inclusive, do presidente da república, do nobre deputado, senador, ou de qualquer cidadão ou bandido que você bem entender, para inserir na Nota Legal. Não existe nenhum critério para validar a responsabilidade de nada. CPF é o cadastro mais público, sensível e vulnerável que o cidadão pode ter aqui no Brasil. Aliás, temos até sites brasileiros especializados em gerar números de CPF. 4DEVs que o diga…

Back to top button
Close