Notícias

Testamos o carregador que carrega rápido o iPhone, com conexão USB-C Power Delivery

Muitos leitores ainda nos perguntam como funciona o carregamento rápido no iPhone.

Quais modelos apresentam a função? Preciso de um carregador especial? Em quanto tempo carrega a bateria?

Nós já fizemos aqui um artigo sobre como funciona o carregamento rápido dos novos iPhones (modelos a partir do 8).

Para a carga rápida, é necessário um carregador de parede que forneça mais energia, de forma rápida, e é isso que o padrão USB-PD (power delivery) faz. Mas muitos sempre reclamaram que é preciso comprar carregadores à parte, e os da marca Apple costumam ser bem caros.

Por isso, testamos um carregador alternativo mais econômico que o da maçã e capaz de fornecer a carga rápida que os novos iPhones precisam.





O Sugar PD é um carregador de parede que possui duas saídas USB. Uma delas é do tipo C, que fornece alta potência compatível com o carregamento rápido dos novos iPhones.

A norma USB-PD (USB Power Delivery) existe desde 2012, mas demorou alguns anos para ser adotada pelo mercado. Ele concorre com o padrão Quick Charge da Qualcomm, comum em alguns dispositivos Android. Esse carregador apresenta os dois padrões paralelamente.

Os iPhones 11 Pro e Pro Max foram os primeiros celulares da Apple a trazer originalmente na caixa um carregador rápido PD de 18W. Todos os outros modelos (inclusive o 11 sem ser Pro) oferecem apenas o carregador de 5W, que é extremamente lento.

Em nossos testes, o carregador Sugar PD supriu esta deficiência. Usando um cabo do Tipo-C/Lightning, conseguimos recarregar um iPhone XR com a mesma velocidade do carregador original que vem na caixa dos novos iPhones 11 Pro.

Com isso, é possível completar 50% da carga do aparelho em um espaço de 30 minutos.

Vale notar que a carga PD nos iPhones só funciona usando um cabo USB-C/Lightning. A saída USB normal (A) que também é oferecida no Sugar carrega o iPhone de forma normal.





Usando o mesmo carregador, conseguimos também recarregar um notebook Dell Inspiron, que permite alimentação pela porta USB-C, assim como nos MacBooks, e substituiu sem problemas o carregador original. Claro que, como a potência é menor (36W contra os 65W do carregador original), o tempo de carregamento do laptop é um pouco maior. Mas já ajuda bastante quando você precisa de um reforço na bateria e o cabo não está por perto.

O design da tomada é inteligente: através de um encaixe, ele é compatível tanto com o padrão brasileiro/europeu quanto com os de pinos chatos dos Estados Unidos, o que o torna ideal para viagens internacionais.

Para se ter uma ideia da economia, o carregador PD da Apple, modelo de 30W, custa R$ 349,00, enquanto o Sugar PD de 36W custa um pouco mais da metade. E ainda oferece uma segunda porta USB para carregar outro dispositivo ao mesmo tempo.


Este acessório se mostrou um excelente carregador de suporte, quando você precisa ter mais de uma fonte de energia em lugares diferentes (casa e trabalho, por exemplo). E para quem tem iPhone compatível com o carregamento rápido, mas recebeu na caixa o plug de 5W, este Sugar melhora bastante a velocidade de recarga.

Você pode encontrá-lo na melhor loja de acessórios da internet, a BDI Store. 😉

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Uma questão…

    Sempre soube que usar o carregador do iPad(10w) em um iPhone(5w) carrega mais rápido, porem diminui a vida útil da bateria do iPhone.

    Esses novos iPhones que permitem USB-PD, tem algo diferente que impede a redução de vida util da bateria?

    • Gustavo

      Sim eles entregam a energia de forma contínua (DC) que o cel vai receber.

    • Matheus

      Eu sempre usei carregadores de iPad. 🙁

      • Eu só uso em emergencia, quando preciso dar uma carga o mais rapido possivel pra sair de casa…
        agora, toda noite melhor deixar no 5w

    • Gustavo

      Segundo a própria Apple, não diminui a vida útil da bateria, pode usar normalmente o de 10w e o de 12w nos iPhones. Eu mesmo uso só o do iPad para carregar meu iPhone.

    • iCardeX

      Essa informação está incorreta. O iPhone usa sensores de carga e temperatura para gerenciar a bateria. Ele vai carregá-la sempre no limite de segurança. Salvo engano elem aceitam até 2A em 5V. Se não fosse assim, quando se esquecesse o celular no carregador a bateria dele simplesmente explodiria. Ou os iPhones pegariam fogo enquanto se carregava.

      • A questão não é sobre temperatura ou estragar bateria, e sim a vida util da bateria la no ajustes
        Meu iPhone anterior eu usava carregador de iPad durante a noite e viciou rapido demais a bateria

        • iCardeX

          Não existe esse negócio de viciar. Isso é lenda! Bateria de lítio não vicia. Agora se você costuma carregar o celular quando a carga dela está abaixo dod 10%, pode ter certeza que ela vai durar bem menos ciclos do que foi estimado. Depois dos 500 ciclos, 20% do material químico dela se torna inútil. Completou-se 1000 ciclos, não espere milagres!

  • Mateo

    paguei R$ 200,00 no carregador original da Apple que vem no iPhone 11 Pro. Top demais! ps. comprei no Mercado Livre.

    • Samin

      Comprei um carregador da Baseus de 65W com tecnologia GAN no aliexpress para recarregar o ipad pro 11 e iphone 8 plus, ambos, em potência máxima. Aguardando chegar para testar. Paguei 150 reais com frete.

      Recomendo vc, no futuro, quando for comprar cabos ou carregadores, olhar o aliexpress, tem muita coisa boa por preços excelentes. Com 200 reais vc pegaria, por exemplo, um Anker de 60W com saída dupla USB-C.

      • Rafael Anciães

        Eu tenho esse carregador que você citou. Excelente e compacto. Possui 2 saídas USB-C e uma USB-A.

      • Flávio Ferreira

        Tem o link?

  • luiz fernando da silva pires

    eu tenho o carregador supercharger da gopro. Ele é compatível para a recarga rápida do iphone?

    • Gustavo

      Se for usb c pd ,sim.

      • luiz fernando da silva pires

        É sim. tem 2 entradas uma USB C e outra normal.. vou comprar só o cabo então pra testar.

        • Samin

          usa o imazing para ver se realmente irá recarregar na potência máxima.

          • luiz fernando da silva pires

            eu testei ontem.. meu iphone 11 carregou 50% em 35 minutos. em 60 minutos estava com 80%

            • Samin

              Saquei, mas depois, quando tiver um tempinho teste o imazing para ver quantos Watts vai fornecer. Pelo tempo provavelmente 18W.

  • Guilherme M

    Não entendo muito bem tecnicamente os dados desse App, mas me parece que quanto mais carga tiver o aparelho, mais devagar ele Será carregado. Ele carregou um iPhone X com um carregador da apple 30w , cabo usbc/lightning. Alguém sabe dizer pq ? Será que é algum “dispositivo” do aparelho pra preservar a bateria ?

    • X-Tudãoᴳᴼᵀ

      Toda bateria quando está mais cheia demora mais para carregar, é normal, porque não sei, tanto é que as fabricantes costumam anunciar “carrega 50% em 20 minutos” mas para carregar os outros 50% vai demorar mais de 20 minutos.

  • David

    To usando o carregador do MacBook Pro de 61W para carregar o iPhone 11 Pro Max. Nem tirei o carregador original de 18W da caixa, pq esse do Mac eh “ignorante”. Em 50 mim o iPhone vai de 0-100%. N tem como usar outra opção hehe. Mas a pergunta eh: Diminui a vida útil da bateria usando esse carregador? Ou o carregamento rápido do iPhone ja prevê isso e funciona normalmente se eu usasse o carregador original de 18W? Obrigado.

    • Samin

      Independente do carregador que usar, 29, 30, 45, 61, 87 ou 100W, o carregador irá fornecer apenas o limite que o dispositivo possa receber, ou seja, o seu iphone, independente de estar usando o carregador de 61W só irá receber 18W de energia. Para vc confirmar essa informação instala o programa Imazing no seu pc/mac. Depois de configurar o programa, conecte ele na mesma rede que seu pc/mac e o coloque para carregar, vá no ícone da bateria no canto inferior direito e veja as informações dela, lá vc verá a quantidade de energia que seu iphone estará carregando ao vivo (em watts).

      Eu por exemplo tenho um ipad pro 11, comprei um carregador de 30W, pelo programa consigo ver que realmente ele carrega o ipad em potência máxima, entretanto se eu plugar o iphone, só o recarrega a 18w (limite de carregamento do iphone). Comprei tempos atrás uma powerbank da baseus de 20.000mah com saída USB-c 18W exatamente para recarregar o ipad e iphone, e pelo programa pude confirmar que realmente a bateria recarrega nessa potência.

      OBS: se vc testar com a bateria acima dos 90% vai constar 18w porém na corrente instantânea só irá estar carregando cerca de 3 ou 4w…normal, pois a potência máxima só vai até uns 50% da bateria, depois vai caindo automaticamente (provavelmente para manter a longevidade). No ipad pro exemplo, depois dos 50% o carregador começa a receber uns 22W e vai diminuindo a medida que vai se chegando perto dos 100%.

      OBS2: Tenho a impressão que no lançamento, em algum lugar li que os iphones 11 pro e max poderiam receber até 23W de potência máxima e o 11 apenas 18W. O meu é o iphone 8 plus, logo está limitado a 18w.

      • Luiz Fernando

        Qual modelo de powerbank vc comprou da Baseus? Estava de olho em algumas da marca, mas fiquei com o pé atrás se realmente entregava a potência de carregamento prometida.

        • Samin

          Baseus bs-20kp201. É uma excelente marca. A capacidade total é 20000, com a capacidade nominal de 12000mah (algo normal, pois toda Power Bank tem perca de energia devido ao calor que ela gera). Eu tenho tmb uma Power bank da Anker de 20000mah (Power core elite) cuja capacidade nominal é melhor, cerca de 17000mah, entretanto carrega no máximo 12w em uma única porta, ou seja, esquenta menos, tem menor perca de energia, consequentemente melhor eficiência. Recomendo mais a ANKER todavia em um ano de uso da Baseus nunca tive problemas, tem capacidade nominal menor, mas carrega mais rápido o iPad.

          • Luiz Fernando

            Vlw pelas dicas! Poxa, eu fiz o teste do iMazing que vc descreveu acima e identifiquei que meu carregador turbo do Moto G5 Plus carrega meu iPhone em 4.1W no máximo, acredito que porque ele tenha apenas a tecnologia Quickcharge e não USB-PD. Já vou providenciar um carregador e powerbank da baseus

      • David

        Valeu pela dica do iMazing. Instalei e vi que o carregador original do iPhone 11 Pro (18W) nao passa de 14-15W ao carregar. Já o carregador do MacBook Pro de 61W chega a 18W carregando. Deve que é a segurança do carregador que n deixa ele chegar em sua capacidade máxima. No iMazing abaixo na mesma tela informa (watts do carregador) que o carregador original do iPhone tem 18W e do Macbook é de 27W (mesmo ele sendo de 61W conforme escrito nele). Logo por isso que o do Mac chega um pouco mais na hora de carregar, mas de fato o máximo eh 18W para o iPhone… Obrigado novamente.

  • Samin

    Tenho uma dúvida, se alguém souber me responder, quando uso continuamente meu ipad pro 11 carregando quando estou jogando um game pesado por exemplo, tipo grid autosport, oceanhorn 2 e cia, vejo que a bateria obviamente permanece sempre a 100%, porém a carga que consta saindo do carregador é de cerca de 15/16W, eu sei que o meu ipad consome no máximo esse pico, conforme testes do site notebookcheck, pois o A12X tem um TDP baixo (embora desempenho monstro). A dúvida é, esses 16W são consumidos da bateria que por sua vez já recarrega instantaneamente ou a mesma é “desativada” e o consumo desses 16w viriam direto do carregador? Semelhante ao que ocorre com notebooks.

  • Anderson Lopes

    O meu carregador rápido guardei na gaveta, meu iPhone do ano passado demorou 1 ano pra bateria cair de 100% / 99% este ano o iPhone 11 Pro Max com 2 meses já estava com 99%

    • Nunca usei o carregador original do 11 Pro Max (Continuei usando o carregador antigo de 5W porque é o que tava na parede e só carrego enquanto durmo, então velocidade não é um problema pra mim na maioria das vezes). Em 1 mês a saúde já estava em 97%. Ou seja, aparentemente essa queda nada tem a ver com a potência de carregamento, e sim com algum ajuste de software ou hardware. Inclusive tem um artigo recente aqui do BDI falando sobre essa reclamação dos usuários, enquanto a Apple insiste em dizer que a medição não é 100% precisa e que não há motivo para pânico. Ainda duvido, continuo de olho.

  • Luiz Fernando

    Eu uso o carregador turbo da Motorola do meu antigo G4 Plus no meu XR. Carrega muito rápido, ainda bem, pq ninguém merece o carregador da Apple

  • rafael_rs

    O carregamento rápido funciona no iPhone 8? Esse carregamento só funciona via cabo (na tomada) ou também via carregador Qi charger?

  • Robson cavalcante Wolmer

    Serve para iphone 6s ??

  • Fiquei interessado no carregador, mas queria usar ele com uma base wireless de carregamento rápido, mas como só funciona USB-C/Lightning, e nem tenho esse cabo, não vai valer a pena. 🙁

Back to top button
Close