Notícias

O iPhone 7 foi um dos mais usados modelos de smartphones do Brasil em 2019, segundo estatística

O conteúdo deste artigo pode lhe surpreender, pois temos a tendência de achar que, por causa do preço alto, quase ninguém usa iPhone no Brasil.

Porém, quando separamos o uso por modelos específicos, o fato é que o iPhone aparece entre os 10 mais usados do país.

E isso tem uma explicação bem lógica.





O site DeviceAtlas é especializado em fazer levantamentos de uso dos smartphones através do acesso que eles fazem à internet. Com isso, é possível identificar o modelo preciso e o lugar no mundo onde ocorre o acesso.

Eles então resolveram listar em cada país quais os modelos mais usados de smartphones. E no Brasil, o iPhone está bem presente, se considerarmos individualmente os modelos.

Lista dos mais usados

A lista é baseada na estatística de acessos à internet no segundo trimestre (Q2) de 2019. Mas mostra uma tendência que deve ter permanecido nos meses seguintes.

O conceito geral diria que o iPhone não estaria entre os 10 modelos mais usados no Brasil. Mas os dados desmentem esta impressão.

Posição

Modelo

Share

Variação

1

Samsung Galaxy J2 Prime TV

4%

-1%

2

iPhone 7

4%

1%

3

Samsung Galaxy J5

3%

-2%

4

Samsung Galaxy J5 Prime

3%

-1%

5

iPhone X

3%

1%

6

Samsung Galaxy J7 Prime

3%

-1%

7

iPhone 6

2%

1%

8

iPhone 6S

2%

0%

9

iPhone 7 Plus

2%

1%

10

iPhone 8

2%

0%

11

iPhone SE

2%

0%

12

iPhone 8 Plus

2%

0%

Quando dividido por modelos, o iPhone 7 se mostra o segundo mais usado no país em 2019, perdendo apenas para o Samsung Galaxy J2 Prime TV, cujo preço é de menos de R$500.

O impressionante é que, entre os top 12, o iPhone só não aparece em 4 posições. No resto, ele domina.

Está achando inacreditável esta estatística?

Uma possível explicação

Bom, um dos motivos pode ser o vasto número de modelos diferentes que a concorrência da maçã apresenta. A Samsung, por exemplo, lançou só no ano passado mais de 30 modelos diferentes. TRIN-TA. 

Se a lista fosse dividida por fabricante, provavelmente a Samsung dominaria os primeiros lugares, mas em questão de modelos, eles acabam de diluindo entre os usuários.

Outro ponto a se considerar: a longevidade dos dispositivos da maçã. Conforme já comentamos aqui, as atualizações do iOS acabam abrangendo diversos modelos mais antigos, o que aumenta a vida útil deles. Assim, é mais fácil você ficar anos com o mesmo iPhone, sem precisar trocar. Já no caso do Android (principalmente os mais baratos), em pouco tempo eles ficam terríveis de usar, obrigando o usuário a trocar. E quando o faz, normalmente é por um modelo diferente (o que influencia na estatística acima).

Portanto, considerando tudo isso, fica mais fácil de entender como é possível o ranking destacar tanto o iPhone.





Outro ponto interessante a se observar na lista é a taxa de variação de um ano para o outro. Enquanto os modelos mais populares da Samsung tem queda no uso, os do iPhone sobem com o tempo. Isso pode ser explicado pelo fato dos usuários preferirem comprar iPhones mais antigos, por um preço bem menor que os lançamentos. Tanto é que não se vê na lista o modelo XS.

Também merece destaque o iPhone X como sendo o segundo mais usado smartphone da maçã no país. De fato, ele marcou a mudança de layout do iPhone, incorporando o Face ID e ampliando a tela, que ficou com menos bordas. Impressionantemente, ele é mais popular que o iPhone SE (lançado em 2016).


No apanhado geral, o iPhone 7 é ainda bastante popular em quase todos os países do levantamento.

Você pode conferir as listas de uso em outros países através deste link.

Fonte
DeviceAtlas
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ticiano

    Creio que o fator principal ainda é o número de modelos da concorrência. Não foi disponibilizado os números totais, impedindo assim um comparativo por marca. Outro detalhe, no Japão, Iphone domina do 1º ao 12º.

    • E na Índia o contrário: o iPhone nem aparece entre os 12…

      A ideia da lista, como dito no texto, não foi fazer um comparativo por marca. Por isso não teria porque disponibilizar números pelo fabricante.

  • Interessante perceber também que o iPhone 8, que eu sempre chamei de 7S, se mostra insignificante em mais este cenário. Ele apesar de ter melhorias em comparação ao 7, não se mostrou uma troca justificável pra maioria das pessoas, e por isso se mostra abaixo até do i6.

  • Vejo muita gente reclamar do iOS por ele “ser a mesma coisa sempre”. Mas é isso que torna os aparelhos mais antigos relevantes e longevos.

    Apesar dele não ter sido concebido como tal, o iPhone 7 hoje pode ser considerado um ótimo intermediário para os usuários que querem entrar no mundo do iOS sem gastar muito ou então para aqueles que trocam de iPhone com menos frequência e que não se importam em ter os últimos modelos, apenas uma experiência justa com o sistema.

    Além disso o mercado de usados dele é bem forte. Nos grupos do FB só dá ele.

  • Iggor Pereira

    iPhone 7 está sendo o iPhone 5s da atualidade.
    Um celular com uma câmera ótima, bateria (Plus) por exemplo bem duradoura e com uma bela performance de sistema. Acredito que irá permanacer entre os mais usados por um bom tempo.

  • MonHoe

    Isso mostra que o usuário quer um sistema descomplicado so pra usar e acabou, usam android por ser mais barato, eu já usei a linha Galaxy S por muitos anos, depois de usar o iPhone vc percebe que aquelas mil coisas que tem nos Androids são desnecessárias e se usa uma vez ou outra e depois nunca mais, se fosse mais acessível o iPhone teria mais usuários no Brasil. Um iPhone na casa dos 2500-3000 novo faria muito sucesso aqui, é o preço de qualquer intermediário meia boca com Android, com Snapdragon serie 700, se um Apple A9 consegue renderizar 4k mais rápido que um Snapdragon do Galaxy S9, imagina um iPhone 7 pra frente comparado ao processador desses intermediários caríssimos com Android.

  • KB

    Agora fiquei feliz de saber que pertenço à maioria… iPhone 7 aqui… 🙂 Praticamente a maioria dos países com o iPhone 7 em 1o. Impressionante.

    • Thiago Martins

      É um aparelho excelente. Eu tive o 7 por dois anos e só troquei porque tive uma viagem de trabalho e comprei o XR no lançamento lá nos EUA pelo preço que vendi o iPhone 7 aqui. Não fosse isso ainda estria com ele.

  • Getúlio Cruz

    comprei o meu em 2017, usado e tenho até hoje, a bateria ta meio ruim mas fora isso tudo OK

  • André Alves

    Bem interessante o ranking. Comprei meu iPhone 7 em 2016, no lançamento, e o aparelho continua muito bom até hoje. A bateria, obviamente, hoje tem seus 73% de saúde, mas ainda me atende relativamente bem. O aparelho em si, nem se fala, nem tenho previsão para trocar, pois as últimas “novidades” que vieram nos aparelhos posteriores, honestamente, para mim, não fizeram muita diferença. O iPhone 7 é um baita dispositivo, e é por isso que é difícil sair do ecossistema da Maçã: qualidade e durabilidade exemplares, a concorrência apanha feio nesse sentido, embora o valor seja, sim, alto.

  • André Alves

    Bem interessante o ranking. Comprei meu iPhone 7 em 2016, no lançamento, e o aparelho continua muito bom até hoje. A bateria, obviamente, hoje tem seus 73% de saúde, mas ainda me atende relativamente bem. O aparelho em si, nem se fala, nem tenho previsão para trocar, pois as últimas “novidades” que vieram nos aparelhos posteriores, honestamente, para mim, não fizeram muita diferença. O iPhone 7 é um baita dispositivo, e é por isso que é difícil sair do ecossistema da Maçã: qualidade e durabilidade exemplares, a concorrência apanha feio nesse sentido, embora o valor seja, sim, alto.

  • ExterBR

    Eu adoro meu i7 ainda… vou trocá-lo única e exclusivamente por causa da bateria. Porque desempenho e todo o resto, o bichinho tá firme e forte

Back to top button
Close