Notícias

O iPhone 7 foi um dos mais usados modelos de smartphones do Brasil em 2019, segundo estatística

O conteúdo deste artigo pode lhe surpreender, pois temos a tendência de achar que, por causa do preço alto, quase ninguém usa iPhone no Brasil.

Porém, quando separamos o uso por modelos específicos, o fato é que o iPhone aparece entre os 10 mais usados do país.

E isso tem uma explicação bem lógica.





O site DeviceAtlas é especializado em fazer levantamentos de uso dos smartphones através do acesso que eles fazem à internet. Com isso, é possível identificar o modelo preciso e o lugar no mundo onde ocorre o acesso.

Eles então resolveram listar em cada país quais os modelos mais usados de smartphones. E no Brasil, o iPhone está bem presente, se considerarmos individualmente os modelos.

Lista dos mais usados

A lista é baseada na estatística de acessos à internet no segundo trimestre (Q2) de 2019. Mas mostra uma tendência que deve ter permanecido nos meses seguintes.

O conceito geral diria que o iPhone não estaria entre os 10 modelos mais usados no Brasil. Mas os dados desmentem esta impressão.

Posição

Modelo

Share

Variação

1

Samsung Galaxy J2 Prime TV

4%

-1%

2

iPhone 7

4%

1%

3

Samsung Galaxy J5

3%

-2%

4

Samsung Galaxy J5 Prime

3%

-1%

5

iPhone X

3%

1%

6

Samsung Galaxy J7 Prime

3%

-1%

7

iPhone 6

2%

1%

8

iPhone 6S

2%

0%

9

iPhone 7 Plus

2%

1%

10

iPhone 8

2%

0%

11

iPhone SE

2%

0%

12

iPhone 8 Plus

2%

0%

Quando dividido por modelos, o iPhone 7 se mostra o segundo mais usado no país em 2019, perdendo apenas para o Samsung Galaxy J2 Prime TV, cujo preço é de menos de R$500.

O impressionante é que, entre os top 12, o iPhone só não aparece em 4 posições. No resto, ele domina.

Está achando inacreditável esta estatística?

Uma possível explicação

Bom, um dos motivos pode ser o vasto número de modelos diferentes que a concorrência da maçã apresenta. A Samsung, por exemplo, lançou só no ano passado mais de 30 modelos diferentes. TRIN-TA. 

Se a lista fosse dividida por fabricante, provavelmente a Samsung dominaria os primeiros lugares, mas em questão de modelos, eles acabam de diluindo entre os usuários.

Outro ponto a se considerar: a longevidade dos dispositivos da maçã. Conforme já comentamos aqui, as atualizações do iOS acabam abrangendo diversos modelos mais antigos, o que aumenta a vida útil deles. Assim, é mais fácil você ficar anos com o mesmo iPhone, sem precisar trocar. Já no caso do Android (principalmente os mais baratos), em pouco tempo eles ficam terríveis de usar, obrigando o usuário a trocar. E quando o faz, normalmente é por um modelo diferente (o que influencia na estatística acima).

Portanto, considerando tudo isso, fica mais fácil de entender como é possível o ranking destacar tanto o iPhone.





Outro ponto interessante a se observar na lista é a taxa de variação de um ano para o outro. Enquanto os modelos mais populares da Samsung tem queda no uso, os do iPhone sobem com o tempo. Isso pode ser explicado pelo fato dos usuários preferirem comprar iPhones mais antigos, por um preço bem menor que os lançamentos. Tanto é que não se vê na lista o modelo XS.

Também merece destaque o iPhone X como sendo o segundo mais usado smartphone da maçã no país. De fato, ele marcou a mudança de layout do iPhone, incorporando o Face ID e ampliando a tela, que ficou com menos bordas. Impressionantemente, ele é mais popular que o iPhone SE (lançado em 2016).


No apanhado geral, o iPhone 7 é ainda bastante popular em quase todos os países do levantamento.

Você pode conferir as listas de uso em outros países através deste link.

Fonte
DeviceAtlas
Botão Voltar ao topo