Notícias

Nova patente da Apple estuda um sensor de digitais sob a tela (de novo)

Não é nenhuma novidade que a Apple há tempos esteja estudando formas de implementar um sensor de digitais embaixo da tela do iPhone. Desde 2015 a gente vê patentes dela sobre isso, que inclusive inspiraram concorrentes a lançar a funcionalidade primeiro.

Agora, a Apple acaba de ter aprovada mais uma patente do tipo, com algumas diferenças em relação às anteriores.

A ideia fascina porque teríamos o melhor de dois mundos: o Face ID e o Touch ID, ambos no mesmo aparelho.

As patentes anteriores exploravam técnicas diferentes. As primeiras usavam tecnologia de imagem acústica, que capta a digital através de sensores ultra-sônicos implementados sob a tela.

Este tipo de tecnologia é usado, por exemplo, pelo Galaxy S10, que este ano apresentou uma grave falha de segurança ao permitir que estranhos desbloqueassem os aparelhos usando películas não oficiais. O fato, apesar de ter sido posteriormente contornado por software, fez bancos classificarem o aparelho como “não seguro para autenticações em aplicativos“.

Depois, a Apple desenvolveu tecnologia de toque capacitivo, que inclusive usou nos MacBooks com touch bar, cujo Touch ID é sob um botão de vidro.

Já esta nova patente demonstra o uso de um leitor ótico no sensor. O curioso é que a Apple já implementou isso no mais recente MacBook Pro de 16 polegadas, lançado em novembro.

Aparentemente a maçã está estudando a fundo uma maneira segura de implementar a tecnologia em seus iPhones. Isso porque quando algum problema acontece com a Samsung, poucos nerds prestam atenção; mas quando a mesma falha acontece com a Apple, o mundo inteiro cai em cima, como se fosse o pior produto do mundo. Por isso, ela não pode permitir que haja nenhuma brecha para erros.

Teremos algum dia um sensor de digitais escondido na tela do iPhone? É bem provável que sim. Mas enquanto a tecnologia não for perfeita, é provável que demore para vermos isso em nossos dispositivos.

Via
Patently Apple
Botão Voltar ao topo