Notícias

Nova patente da Apple estuda um sensor de digitais sob a tela (de novo)

Não é nenhuma novidade que a Apple há tempos esteja estudando formas de implementar um sensor de digitais embaixo da tela do iPhone. Desde 2015 a gente vê patentes dela sobre isso, que inclusive inspiraram concorrentes a lançar a funcionalidade primeiro.

Agora, a Apple acaba de ter aprovada mais uma patente do tipo, com algumas diferenças em relação às anteriores.





A ideia fascina porque teríamos o melhor de dois mundos: o Face ID e o Touch ID, ambos no mesmo aparelho.

As patentes anteriores exploravam técnicas diferentes. As primeiras usavam tecnologia de imagem acústica, que capta a digital através de sensores ultra-sônicos implementados sob a tela.

Este tipo de tecnologia é usado, por exemplo, pelo Galaxy S10, que este ano apresentou uma grave falha de segurança ao permitir que estranhos desbloqueassem os aparelhos usando películas não oficiais. O fato, apesar de ter sido posteriormente contornado por software, fez bancos classificarem o aparelho como “não seguro para autenticações em aplicativos“.

Depois, a Apple desenvolveu tecnologia de toque capacitivo, que inclusive usou nos MacBooks com touch bar, cujo Touch ID é sob um botão de vidro.

Já esta nova patente demonstra o uso de um leitor ótico no sensor. O curioso é que a Apple já implementou isso no mais recente MacBook Pro de 16 polegadas, lançado em novembro.

Aparentemente a maçã está estudando a fundo uma maneira segura de implementar a tecnologia em seus iPhones. Isso porque quando algum problema acontece com a Samsung, poucos nerds prestam atenção; mas quando a mesma falha acontece com a Apple, o mundo inteiro cai em cima, como se fosse o pior produto do mundo. Por isso, ela não pode permitir que haja nenhuma brecha para erros.

Teremos algum dia um sensor de digitais escondido na tela do iPhone? É bem provável que sim. Mas enquanto a tecnologia não for perfeita, é provável que demore para vermos isso em nossos dispositivos.

Via
Patently Apple
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daliton da Silva

    Continuo firme e forte com meu 6s, o último com duas incríveis tecnologias: fones de ouvido que não precisa carregar, biometria que destrava o aparelho antes mesmo de tirar do bolso, sem contar a tela com cantos quadrados que não perde informação

    • Ferreira Marla

      E o choro é livre, IPhone 6S já era, fones de ouvido com fio que em qualidade não tem nem 50% da mesma do Earpods, a entrada P2 já está praticamente extinta do mercado, a biometria é bom, Mas faceId ao menos do xs é mais rapido, se fosse do X seria mais lento em relação ao IPhone 8, mas comparando com o 6S é questionável. Então é awuilo, ou aceita as tendencias, ou fica com seu 6S, e eu tenho o XS é te garanto, não perde informação nenhuma na tela além de ser melhor, mais rápido e Muito mais eficiente que o seu.

      • Daliton da Silva

        Parabéns Marla!

      • Gustavo

        Fones de ouvido com fios se tornam a coisa mais insuportável em um celular depois de se acostumar com os AirPods Pro.

        Liberdade de movimentos, som ótimo ao meu gosto e o cancelamento de ruídos me fazem lembrar como fui teimoso e atrasado em insistir no P2 até ser obrigado a migrar com o iPhone 7P.

        Ainda tenho o mesmo iPhone e acho o FaceID incrível! Adoraria ter no meu aparelho. O Touch ID é um saco! Qualquer umidade no dedo já não funciona direito… E as bordas imensas quando comparo com um iPhone atual? Mas ano que vem troco certo! Quem vive de passado é museu. E olha que tenho 40 anos. 🙂

      • Dante 

        Foi o que fiz esse fim de ano, troquei o 6S pelo XS e não me arrependo nem um pouco.

    • cesar

      motivos para vc ficar com teu 6s: Pão duro. pare de maquiar coisas que vc inventou pra nao fazer upgrade 🙄😓

      • Daliton da Silva

        me perdoe pela minha falha cesar, você está certíssimo!

  • E a Apple mais uma vez correta em não correr pra lançar uma tecnologia precipitadamente.
    Melhor lançar algo redondo, que funcione, do que só lançar algo por lançar.

    • João Gonçalves

      Fiz um comentário a respeito disso agora. O sensor na tela do S10+ por exemplo é horrível. Claramente a tecnologia não estava pronta para ir ao mercado.

      • A Motorola lançou leitor sob a tela, funciona de boa mas ainda sem agilidade. Certamente a Apple quer algo rápido e fluido como faz com Touch e FaceID.

  • João Gonçalves

    O bom da Apple é que pelo menos ela não lança tecnologia incompleta e mal feita no mercado.
    Eu tenho um S10+ tbm, com o sensor “ultrasonico” na tela e, nossa, misericórdia, eu sofro pra desbloquear usando a digital.

Back to top button
Close