Notícias

Siri não está conseguindo se ajustar ao ‘não-horário’ de Verão no Brasil

Governos brasileiros, historicamente, não gostam muito de respeitar um padrão a respeito do Horário de Verão. Cada um decide, a bel-prazer, o que fazer, e este ano não foi diferente. Um decreto federal decidiu não implementar no país o Horário de Verão em 2019.

Sim, cada nação é soberana para decidir o que quiser, porém, a falta de padrão acaba causando um desalinhamento internacional, com consequências para um mundo tecnológico globalizado.

Com isso, alguns sistemas operacionais acabaram marcando a hora errada nesta semana, e a Siri ainda não se adaptou muito bem a isso.





O Google chegou a avisar que isso aconteceria com algumas versões do Android. Já a Apple lançou uma atualização dos ajustes até mesmo para dispositivos mais antigos, que além de corrigir um problema no GPS, ajustou o não-Horário de Verão em seus dispositivos.

Por essa razão, os iPhones e iPads não sofreram com a mudança deste ano e quase ninguém teve problemas com isso.

Porém, os que estão acostumados a ajustar alarmes com a Siri podem estar tendo dificuldades em coordenar o novo horário.


Ao pedir para a assistente vocal ajustar um alarme para um horário relativo (por exemplo, ‘daqui 20 minutos’), ela acaba considerando como se estivéssemos com o horário de verão ativo.

Quem descobriu foi um leitor nosso. Confira no vídeo:

A Siri até sabe qual é a hora correta atual, mas se você programar um alarme com uma instrução relativa, ela ajusta para uma hora depois. Se, por exemplo, você estiver cozinhando e usar o iPhone para marcar o horário de cozimento, vai queimar a comida!

Qual a solução?

Enquanto a Apple não ajustar isso, a única solução conhecida é você ajustar o fuso horário para o de algum outro país com o mesmo horário da sua região. Por exemplo, quem estiver coberto pelo Horário de Brasília, pode ajustar o mesmo fuso horário de Buenos Aires. Para isso, é preciso desligar o ajuste automático da hora.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Damyhonn Paulino

    Sei que não foi a real intenção da matéria, mas ficou uma leve impressão de que a culpa desse bug bizarro deve ser compartilhada entre governos e desenvolvedoras de software, quando na verdade é uma responsabilidade única e exclusiva de quem implementa o SO.
    Esses tipos de decreto são semelhantes às regras financeiras, podem mudar a qualquer momento. Falha tosca da Apple com consequências muitas vezes catastróficas a depender do usuário.

    • CarlinhosDOWN

      Eu discordo de você.

      “Falha tosca da Apple”
      “Falha tosca do Google”
      “Falha tosca da Microsoft”

      Você define como “falha tosca” uma suposta incapacidade das empresas em acompanhar a inconsistência administrativa de alguns países que não entendem a importância de se manter padrões técnicos que existem por um motivo.

      O problema é que o brasileiro, culturalmente, não é sério.

      Há diversos países mais sérios que a gente que não ficam mudando as regras de acordo com quem senta na cadeira. Nem na Europa, nem nos Estados Unidos você vê este tipo de comportamento em relação aos fusos e horários.

      O Brasil tem autonomia de fazer o que bem entende? Sim, tem. Mas depois que não reclame de ser “diferente” dos outros mais sérios.

      Acho até que a Apple está certa: não tem que ficar perdendo tempo com paizinho medíocre.

      • Damyhonn Paulino

        Beleza, vamos lá.
        Você está me dizendo que um software que tem a única função de registrar corretamente a hora de um país em que a empresa está autorizada legalmente pelo governo deste país a vender seus produtos, cumprindo todas as suas leis e faturar em cima desse mercado e, por ela não conseguir informar ao seu próprio sistema operacional que em um determinado ano NÃO haverá adiantamento do horário, a culpa é do governo do país que, por acaso, decidiu não implementar o horário de verão nese ano específico. É isso mesmo, meu jovem?

        • Strat

          Concordo com você. Muitos países tem parado de adotar o horário de verão. A Argentina por exemplo parou em 2009, mesmo sendo mais ao Sul e portanto teria ainda mais o suposto benefício. Outros países mudam frequentemente as datas e existem frequentes debates. Na minha opinião temos essa impressão de que os outros países não mudam pois os Estados Unidos são realmente bem constantes e a Europa não muda pois lá é uma imposição da União Europeia. Mas o resto do mundo muda sim e Existe uma tendência de abandonar o horário de verão. Temos muitos exemplos históricos de que Apple não valoriza tanto o mercado brasileiro, até por que tem Uma fatia de menos de 5% de celulares. Mas na minha opinião a responsabilidade é dela sim e se ao invés do Brasil essa mudança fosse no Reino Unido por exemplo a história seria outra.

      • Vários países de 1º mundo não tem horário de verão.

        Fala menos que fica mais bonito.

        • CarlinhosDOWN

          Eu disse em algum momento que todo o país de primeiro mundo tem horário de verão? Não.

          Faça uma lista desses países aí de 1º mundo que você se refere e veja quantos deles ficam trocando as regras a cada 2 anos, colocando e tirando o horário de verão.

          Pois é, chefe, você só reforçou meus argumentos. Obrigado.

      • Sylvio

        Microsoft? os 3 computadores aqui em casa não teve alteração e não pediu alteração. Da Apple não tive, da vivo tb não, Google tem 3 celulares aqui com android e não teve nada tb. Quanto a Apple o problema é em apenas uma função que é o uso da Siri, ou seja, é um bug, algum detalhe. Culpar o Brasil por fazer a coisa certa? acho que só vc acreditava que horário de verão economiza energia, a anos isso não funciona.

        • CarlinhosDOWN

          Bom, resumindo o que você disse no seu comentário:
          – Não aconteceu comigo então não deve ter acontecido com ninguém
          – Horário de Verão não economiza energia nenhuma.

          Bom, quanto à primeira afirmação, avisa isso pro Google, porque ele mesmo já comunicou seus usuários que diversos Androids teriam este problema: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2019/10/18/google-recomenda-que-usuarios-android-retirem-atualizacao-automatica-do-relogio-para-que-celulares-nao-entrem-no-horario-de-verao.ghtml

          Já quanto à segunda afirmação, com certeza você deve ser um técnico qualificado com muitas informações oficiais que desmentem anos e anos de estudos. Com certeza sua informação vem de uma base de conhecimento forte, e não de nenhum grupo de WhatsApp…

        • CarlinhosDOWN

          Só para deixar claro e tentar não desviar o debate: o meu comentário não foi a favor ou contra o Horário de Verão. Não me acho em condições de debater sobre isso, porque não entendo nada do setor elétrico.

          O que eu disse é que critico o modo instável que o país mantém sua política em relação ao tema. É capaz de amanhã ou depois outro sentar na cadeira e trazer de volta tudo de novo, simplesmente por gosto pessoal. E esse vai e vem de decisões não transmite seriedade nenhuma.

          • Sylvio

            Cara, sim, existe muito calculo e estudo, quando se aproveita mais a luz do Sol mais os aparelhos de ar condicionado ficam ligados, ou seja, ocorre o processo inverso.

            • CarlinhosDOWN

              Acredito!
              Mas então que se faça uma mobilização de informação, para conscientizar a todos que o horário de verão não dá mais resultados, e aí sim vira consenso geral para isso não ser mudado mais no futuro. O que não dá é ficar mudando as regras cada vez que muda o governo…

            • Fabrício

              Respeitosamente, os hábitos de consumo de energia foram modificados. O que o colega disse acima procede. Em números, a economia energética não mais se justifica. Mas sempre haverá os que gostavam do horário de verão (me incluo nestes) e os que detestavam.
              Em termos de software, a empresa que atua em nosso país DEVE adequá-los aos nossos regimentos/instruções normativas.

  • Jeff

    Essa siri não serve se nada para mim mesmo, não vejo praticidade no uso desta Zumbi virtual

    • Sylvio

      Não serve de nada ou vc acha que ela não faz nada?

      • Fabrício

        Foi pioneira. Mérito por isso. Porém, a concorrência está conseguindo entregar uma experiência bem mais acertiva e menos robotizada.

  • Anderson Lopes

    https://uploads.disquscdn.com/images/c1860b8c19eb782fadb279285a4c8968e3606070d50ddf5aab5143c6f09fd1d8.png

    Isso e o carregamento rápido dos iPhone”s 11 😂😂😂
    Correção:Tenho o 11 Pro Max, e o Xs Max, usei o carregador do Pro max no Xs e deu nisso!

  • Anderson Lopes

    https://uploads.disquscdn.com/images/c1860b8c19eb782fadb279285a4c8968e3606070d50ddf5aab5143c6f09fd1d8.png

    Isso e o carregamento rápido dos iPhone”s 11 😂😂😂
    Correção:Tenho o 11 Pro Max, e o Xs Max, usei o carregador do Pro max no Xs e deu nisso!

    • Wendel Silva

      Sério que leva tudo isso pra carregar?
      Normalmente eu só carrego na hora que vou dormir, então não percebo quanto tempo leva para meu 11 carregar. #tenso

    • Tiago Xavier

      O meu carrega sempre 1h ou 1h e meia. De 10% ao 100%. Estranho. O 11 não tem o carregador rápido. Uso o 11 pro.

      • Anderson Lopes

        Tenho o 11 Pro Max, e o Xs Max, usei o carregador do Pro max no Xs e deu nisso!

        • Tiago Xavier

          Hummm…

  • Na minha cidade já não tinha horário d verão… então não tenho esse problema. 😜

  • Ana beatriz Beraldo

    Eu quero o meme do aplicativo da siri vocês sabem

  • Rick Ball

    Todo profissional de TI tem obrigação de ajustar qualquer sistema que for com as obrigações políticas, fiscais e financeiras de qualquer país que for e não interessa se tiver que fazer isso milhares de vezes! Do mesmo modo análogo que um engenheiro faz provas de testes em tubos de ensaio de toda concretagem que realizar, do mesmo modo que um médico faz exames preliminares para uma cirurgia e do mesmo modo que uma empregada doméstica tira pó dos móveis todos os dias!
    Portanto a Apple tem sim a completa e total responsabilidade de ajustar seus sistemas para qualquer decisão política que um país soberano tomar!

  • KB

    Engraçado, no meu iPhone 7 mesmo com a atualização de horário de verão e GPS, ainda assim deu problema de ajustar o relógio para uma hora à frente. Na verdade deu problema trocando a timezone para outro país por conta própria. Como a configuração antes estava automática, fico pensando se não foi algum furo da Nextel informando localidade errada de rede. Enfim, horário de verão sempre vai dar problema, seja com ou sem, quando cancelam… rss

  • Christian Tavares

    Sim, meus lembretes criados pela Siri estão sempre aparecendo uma hora antes.

  • Vinícius Fonseca

    Não é só a Siri, Meu MAC também ta com essa dificuldade aí

  • Corujinha Feliz

    Não sei se vc sabe também, mas ultimamente a Siri não está se ajustando a muita coisa. Pra falar a verdade está um lixo. Dificuldade extrema em entender palavras ou frases, qualquer coisa que vc fala, ela diz: BUSCANDO… buscando oq? Ela não entende mais conexões de frases faz tempo, coisa que fazia antes. Piorou muito nos últimos anos. Pelo menos em Português.

    • rafael_rs

      Notei isso também. Está horrível. Na verdade no meu caso. Todo o processamento ficou lento. Não sei quando foi que aconteceu, se era um bug ou se foi colocado e agora tirado, mas quando estava no carro e solicitava a Siri pra fazer uma ligação, entrava automaticamente no víva-voz. Agora não está mais ocorrendo isso

  • Camila

    Boa noite!!! Alguém sabe dizer se no Apple Watch serie1 tem como mudar para o “nao horário de verão”??

Back to top button
Close