iOS

Pensando em diminuir o número de bugs, a Apple quer mudar a forma de desenvolver o iOS

Talvez você seja um feliz usuário do iOS 13 e até o momento não tenha sofrido com nenhum problema com ele. Está curtindo o dark mode, o teclado deslizante nativo, a possibilidade de trocar de rede Wi-Fi pela Central de Notificações e as dezenas de outras novidades que a nova versão trouxe para os usuários. 

Mas a verdade é que, nos bastidores, o iOS 13 tem sido um show de horrores de bugs, que afetam usuários diferentes e obrigaram a equipe de engenheiros da maçã a liberarem um número recorde de atualizações para apagar incêndios. Cada bug consertado parece que gera um outro diferente, que provoca outra atualização. 

Segundo o site de notícias Bloomberg, a Apple está planejando mudar a maneira como ela constrói o iOS, para que este tipo de coisa aconteça com bem menos frequência. 





A ideia é adotar o sistema de atualizações diárias entre a equipe interna, antes de liberar a versão beta para ser testada externamente. Com isso, as chances de descobrir se as mudanças feitas no sistema geraram algum bug são bem maiores e torna mais fácil uma rápida reparação.

Ainda segundo o Bloomberg, a nova estratégia de desenvolvimento será implementada também em outros sistemas da maçã, como o iPadOS, watchOS e tvOS. A equipe já adotou o processo no desenvolvimento inicial do futuro iOS 14, e já pensa em adiar algumas funções dele para o iOS 15.

Este ano o número de atualizações foi bem corrido. A versão 13.1 foi lançada apenas 5 dias depois da 13.0, e desde então tivemos 8 atualizações em um espaço de 60 dias. É quase como se tivesse uma atualização por semana, o que não é nada normal para um sistema operacional de grande porte.

Repetindo: se você não está percebendo problemas no iOS 13 no seu aparelho, ótimo! Aproveite, porque há muita gente que não está tendo a mesma sorte que você.

Fonte
Bloomberg
Botão Voltar ao topo