Curiosidades

O quanto o modo Escuro do iOS 13 economiza de bateria?

Uma das novidades mais destacadas pela Apple no iOS 13 foi, sem dúvida, o modo Escuro (ou Dark Mode, em inglês). Além de facilitar a leitura em ambientes escuros e dar um aspecto mais alternativo ao sistema, ele também traz uma grande vantagem para dispositivos com tela OLED: economia de energia.

Sempre se falou sobre isso, mas ninguém tinha mostrado algum método preciso de medir esta diferença. E foi por isso que um youtuber resolveu testar o quanto é esta economia.





O primeiro empecilho que se encontra quando se realiza testes comparativos como este é na precisão entre os dois estados. Como fazer com que o uso no modo escuro seja praticamente o mesmo que com modo claro?

O David, do canal PhoneBuff, resolveu isso com a ajuda de um pequeno robô. Ele programou um braço mecânico para executar exatamente os mesmos movimentos, de forma precisa em ambos os casos. Com isso, foi possível reproduzir dois momentos diferentes da mesma tarefa, como escrever algumas mensagens e navegar por aplicativos durante algumas horas.

Desta maneira, ele conseguiu repetir a mesma experiência e observar o quanto de bateria era consumida , para realizar a comparação.

Ele usou um iPhone XS Max. Confira o vídeo com o teste:

Mas por que existe esta diferença?

Economia do modo Escuro

Na verdade, esta economia acontece somente em dispositivos com tela OLED, como é o caso dos seguintes modelos de iPhones:

  • iPhone X
  • iPhone XS e XS Max
  • iPhone 11 Pro e 11 Pro Max

A tela OLED tem uma particularidade bem peculiar: ela é capaz de gerenciar individualmente cada pixel, permitindo que aqueles que representem a cor preta simplesmente restem apagados. É diferente de uma tela LCD retroiluminada (como é o caso de todos os outros modelos de iPhone que não foram listados acima), em que o pixel fica acesso mesmo quando ele representa a cor preta.

Isso resulta em uma economia de consumo quando o sistema está em modo escuro, porque as partes em preto da tela não são ligadas.

No experimento acima, estima-se que a economia em atividades do cotidiano seja de 30%. É claro que isso pode variar de acordo com a atividade que você fizer. Mas o vídeo já conseguiu nos dar uma ideia de que há realmente uma diferença no uso.

Via
YouTube
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor Alves

    É possível criar sites que suportem o modo escuro? É possível receber esse dado do navegador?

    • Luciano Assunção

      Acho que só colocando um botão para ativar e desativar o modo escuro individuante na página.

    • Eduardo Vieira

      eu acredito que só colocando para a pessoa selecionar… vejo como exemplo o youtube, do proprio google é manual..

      • Raphael

        Pô. Acabei de ver um comentário seu no downdetector falando da locaweb kkkkk – Mundo pequeno.

        • Eduardo Vieira

          kkkk não tá facil para ninguem..kkkk

    • Dan

      Acredito que sim! Eu estava procurando uma solução outro dia e salvei um artigo para ler mais tarde, mas não tive tempo ainda kkkk pesquise por Dark Mode in HTML mail

    • É possível sim, através de um Media Query CSS. Implementando isso o site reagirá ao estilo selecionado no iOS, assim como os apps. iLex, vamos ter dark mode no BDI? 😬

    • Eng. GuiMaxx

      O MacRumours tem suporte pra modo escuro.

  • 30% de economia? conta outra… não é tão bom assim não.

    • Alexandre Côrtes

      No video ele explica que a economia estimada de 30% é no caso extremo, usando apenas aplicativos compatíveis com o Dark Mode e deixando o brilho em 200 nits.

      O simples fato de trazer o brilho para 100 nits, mais próximo do usual, já reduz consideravelmente essa economia.

  • Anderson Lopes

    O Firefox deixa qualquer página em Modo Escuro.

  • Eduardo Vieira

    Tenho percebido um ganho de bateria significativo com o XS Max com ios 13.1.2, nunca chegava em casa sem ter que carregar, porem hoje em dia chego com 30 a 40%… porem não posso concluir que seja devido ao modo escuro, por que removi o facebook e o instagran do celular, porem usava muito pouco eles no aparelho…

    Minha namorada falou que tem uns 20% a mais de bateria pelo modo escuro.. sem mexer em nenhum app…

    Aproveitando… acabeou de sair uma nova atualização… 13.1.3..hehe

    • Victor Hugo Monteiro

      Se eu fosse vc n atualizaria :T

  • Eng. GuiMaxx

    Quando é que a Apple vai colocar OLED nos iPhones não PRO? Isso que mata a atratividade do iPhone XR e 11 na minha opinião.

    • Daniel

      Concordo plenamente, não peguei nenhum desses por conta disso.

    • Paulo Getirana Cotta Junior

      É exatamente isso que ela quer. HAHAHAHA

      • Eng. GuiMaxx

        Mas essas coisas Apple é de doer! Todo mundo já partiu pro OLED, e ela coloca no modelo de “entrada” LCD e não 1080p

    • Fabrício

      É uma das justificativas para a diferença de preço. Com a chegada do SE 2, talvez nos próximos ela reveja isso.
      Tenho um XR e no dia a dia não me incomoda a tela ter menos resolução e ser lcd. Inclusive, isso trás economia de bateria e ganho em performance (GPU é menos requerida). Porém, é óbvio que ao colocar lado a lado as de OLED são muito mais bonitas e que bom que a bateria melhorou com o modo escuro.

Back to top button
Close