AppleCuriosidades

Como é participar de um passeio fotográfico gratuito da Apple Store

Há alguns anos, as lojas da Apple em todo o mundo oferecem workshops gratuitos de como melhorar o que você normalmente faz com seu iPhone, iPad, Apple TV ou Mac. Isso é chamado de Today at Apple e é uma herança da ex-chefe das lojas, a Angela Ahrendts.

Nós participamos de uma destes mini-cursos e contamos neste artigo como foi a experiência.





As lojas da Apple ao redor do mundo atraem a atenção não só dos moradores das cidades, mas também dos turistas que as visitam. E não apenas para comprar algo: uma expressiva parcela das pessoas vai pelo simples passeio.

Aproveitando isso, a Apple resolveu criar uma terceira motivação para as pessoas visitarem suas lojas: o projeto Today at Apple. A ideia é compartilhar o espaço comercial para que ele também possa funcionar como um ponto de referência para a comunidade, com interação social, troca de experiências e aprendizado.

Em uma recente viagem ao exterior, eu entrei na Apple Store da cidade atraído por uma atividade oferecida pela loja: “Passeio fotográfico: Arquitetura e detalhes“. Este mesmo workshop também é oferecido nas duas Apple Stores brasileiras, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A ideia me veio enquanto eu despreocupadamente explorava o aplicativo Apple Store (não confundir com o da “App Store“), quando então vi um aviso sobre a atividade. Achei a proposta interessante e nela me inscrevi pelo próprio app. Cheguei 30 minutos adiantado para poder vislumbrar os novos Apple Watches de titânio e de cerâmica e não correr o risco de perder o início da dinâmica.

Pontualmente, em uma das mesas mais ao fundo, o genius Scott iniciou o workshop. A turma era composta apenas por mim e Amy, uma simpática senhora que já havia feito outras atividades similares na Apple.

Após uma breve introdução da proposta daquele aprendizado, se iniciou uma interessante apresentação visual que continha fotografias de conceituados fotógrafos, na qual Scott explicou algumas dicas básicas de fotografia, como a regra dos terços, a importância das linhas, da textura e da perspectiva.

Ao fim dos slides, fomos para o “passeio” propriamente dito criar as nossas composições, colocando em prática o que havíamos ouvido e visto. As únicas restrições impostas pelo funcionário era que fosse evitado fotografar o interior de outras lojas ou capturar imagens de pessoas transitando pelo shopping.

O centro de compras no qual passeamos era bem interessante e apropriado para a atividade. Ele tinha diversas peculiaridades por ser um shopping mais antigo (parecia um pouco o Starcourt de Stranger Things, para quem acompanha a série da Netflix). O nosso guia estava sempre dando sugestões e nos orientando para que pudéssemos tirar o máximo proveito do momento.

Em atenção às recomendações artísticas da atividade, eu procurei capturar nas minhas imagens elementos que normalmente passam despercebidos, fazer composição com linhas e dar atenção aos detalhes das superfícies para enaltecer as texturas.

O tempo que passeamos foi muito proveitoso e animado. Participar dessa atividade de 1h30 sem dúvida alguma contribuiu para a minha sensibilidade, de como eu enxergo o mundo através das lentes fotográficas, e certamente trouxe um pequeno melhoramento na maneira que eu uso a câmera do meu iPhone. Recomendo a todos essa experiência que é oferecida gratuitamente pela Apple.

Para participar de uma dessas atividades, basta se inscrever na página relativa à loja mais próxima de você:

As fotos foram clicadas em um iPhone 11 Pro Max.

Tags
Mostrar mais

Krikaoli

Usuário ferrenho da Apple há anos, sem perder o senso crítico em relação aos seus produtos e defeitos. Desde criança entusiasta de tecnologia e de Tchaikovsky. “Veritas liberabit vos”.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jeff

    Aqui no Brasil vc sai para fotografar e vem um pivete e leva seu iPhone. Aqui… não obrigado

  • Daniel

    Meus parabéns ao blog e ao autor do texto, muito bem escrito e cheio de informações, as fotos ficaram ótimas!!!!

    • iLex é um brilhante editor. Agradeço muito pelo feedback.

  • Lucas G

    Nesse passeio e em outros workshops (como o de desenho, por exemplo) utilizamos os nossos próprios aparelhos ou a Apple fornece algo para a atividade?

    • Eu tomei conhecimento que na atividade de filmagens, pelo menos nessa loja, a Apple empresta acessórios de estabilização de câmera.

    • Tiago Xavier

      As duas opções.

    • ricardopilatti

      As duas opções.

  • Tiago Xavier

    É ótimo. Já fiz esse e o de luzes e sombras aqui no RJ. É ótimo. ☺️

  • ricardopilatti

    Eu participei de 2 no mês passado no Rio. Um sobre como usar o app Fotos para editar e melhorar as fotos e outro de criação com o GarageBand. No de edição de fotos estávamos em 5 pessoas, no GarageBand fiquei só eu. Mas eu gostei bastante, é uma experiência bem bacana.

  • Eu gostei que tem tambem atividades para criar app! vou me inscrever…

Back to top button
Close