Notícias

É hoje! Como se preparar para a instalação do iOS 13

Depois de meses de testes, finalmente o iOS 13 está sendo liberado hoje (19 de setembro) para o grande público, trazendo diversas novidades para todos.

Reunimos aqui algumas dicas para você se preparar para o novo sistema.





Que horas o iOS 13 será liberado?

Geralmente a Apple libera por volta das 14h (pelo horário de Brasília). Tenha em mente que na tarde de hoje os servidores da Apple poderão passar por instabilidades devido à grande procura, e por isso o melhor seria esperar para instalar mais tarde. Amanhã, por exemplo.


Quais os dispositivos compatíveis com a versão 13?

São estes:

  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS Max
  • iPhone XS
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8 / 8 Plus
  • iPhone 7 / 7 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 6s / 6s Plus
  • iPod touch (7ª geração – 2019)

Backup, backup, backup

Antes de fazer qualquer coisa, faça backup de todos os seus dados. Não apenas pelo iCloud, mas também pelo iTunes do computador.

Nós fizemos aqui um guia completo de como fazer o backup bem feito:

Isto é muito importante de fazer antes da instalação de qualquer atualização do sistema. Seus dados são muito importantes para correrem qualquer risco.


Instalação limpa

Os mais experientes costumam apagar tudo o que existe no aparelho e instalar o sistema “do zero“. Isso ajuda a deixá-lo mais performático e com menos problemas. Nós criamos um tutorial com o passo a passo de como fazer isso, sem perder seus dados pessoais e importantes.

Mas lembre-se que este tipo de instalação elimina tokens de bancos e seus cartões do Apple Pay. Você terá que adicioná-los ao aparelho novamente.


Quais são as novidades?

São muitas e você pode ver grande parte delas nesta página especial.


Eu devo instalar?

Em geral, quem testou gostou muito da melhoria na performance, e o iOS 13 já é considerado uma das melhores atualizações dos últimos anos no quesito estabilidade e fluidez.

Claro que um novo sistema pode sempre trazer novos problemas, mas no geral a atualização é recomendada, por questões de segurança e por trazer diversas novidades. Esta versão foi amplamente testada e foram liberadas várias versões beta antes do lançamento público. Mesmo assim, se você preferir, o ideal é que espere uns dois dias antes de atualizar, para observar o feedback dos usuários e ter certeza que nenhum grande problema aconteceu. Sem falar que os servidores estarão mais tranquilos depois do primeiro dia de lançamento.


Eu estou com o beta, o que fazer?

Se você já instalou a versão GM (Golden Master) liberada na semana passada, não precisa fazer mais nada. É a mesma que a versão final, então não há o que se preocupar.

Agora, se você já estava testando o beta do iOS 13.1 (que é uma versão que só será lançada no final do mês), então você terá que esperar. Isso porque o backup feito com essa versão não pode ser usado com o iOS 13, que é anterior ao 13.1. Então, ou você espera o dia 30 de setembro, ou então restaure tudo sem usar o backup.

Se quiser tirar definitivamente qualquer resquício do beta de seu dispositivo, veja o passo a passo de como fazer.


Deixe tudo pronto antes e as chances das coisas darem certo serão maiores. 😉

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close