Curiosidades

Executivo da Apple sugere que no futuro as notificações de ligações no iPhone serão mais discretas

Desde 2007 até hoje, quando você está fazendo algo no iPhone e de repente recebe uma ligação, a tela inteira é tomada pela função Telefone, não importa o que você esteja fazendo. Isso é chato e inconveniente algumas vezes, principalmente quando você vê que é apenas mais um telemarketing te ligando.

Mas em um e-mail, Craig Federighi parece ter indicado que isso pode mudar no futuro.





Há tempos que muita gente pede para que, quando há uma ligação no iPhone, que a chamada apareça mais discretamente, como forma de notificação na tela, por exemplo. Isso permitiria não interromper o que se estava fazendo e poder recusar a chamada caso não fosse importante.

Exemplos de conceito da ideia

A Apple nunca se mostrou preocupada com isso, nem deixou transparecer que um dia iria mexer neste comportamento. Pelo menos não até agora.

Um usuário do Reddit enviou um e-mail para Craig Federighi, vice-Presidente Sênior de Engenharia de Software da maçã, Sugerindo uma mudança do tipo. E Craig respondeu.

No e-mail, o executivo revela que sua caixa de correio está repleta de pedidos para mudar isso, e diz que isso pode ser algo a se mudar no futuro.

“Obrigado pelo toque. Fico feliz em saber que você está curtindo o iOS 13!

Minha caixa postal diariamente se enche de mensagens de usuários do Reddit fazendo este pedido.

Nós não podemos mudar isso agora no iOS 13, mas com certeza teremos isso em mente para o futuro.

– craig”

Se isso acontecer no ano que vem, serão 13 anos sem que esta característica tenha mudado.

Se já mudaram até o controle de volume na tela (que por anos foi outro pedido dos usuários), podemos ter esperança que os avisos de chamada também poderão mudar um dia, não?

Fonte
Reddit
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • É,realmente deu pra entender por que Ive saiu… a Apple não liga mais para o iOS. Essa mudança das ligações e do volume,junto com a seleção de rede Wi-Fi e Bluetooth no control center,poderiam ter sido implementados há bastante tempo. Não vejo motivo para não terem já feito isso. Então ano que vem teremos essa função que a Apple irá destacar e chamar de “revolucionária”. Como ela anda fazendo ultimamente. Poxa,ajuda os usuários né dona Apple?

    • Paulo Júnior

      E é tão absurdo que o meu primeiro smartphone com Android 2.1! já tinham todos esses recursos e não sei porque até hoje o iOS não é tão evoluído em algumas coisas. É um sistema fantástico e hoje tem muita coisa que não faço mais sem o iOS, mas alguns recursos são tão banais e não sei porque não foi implementado. Já estamos no iOS 13 e é praticamente a mesma essência do iPhone 3G, a última “grande” mudança do sistema foi no iOS 7 e com isso a concorrência vai evoluindo (Android) e o iOS vai ficando pra trás…

  • Kareka_almeida

    Deve ser “13 anos se passaram” no pretérito. Nénom?? 😉 Ou o Ameba de Almeida não entendeu a frase…

    • No dia de hoje (data de publicação do artigo), são 12 anos que o iOS foi lançado.
      Se o novo recurso for mesmo implementado no iOS 14, serão 13 anos. Isso no mínimo, porque se o iOS 14 não trouxer isso, será mais.

      • Ficou estranho…. também entendi que havia um erro… 😉

      • Kareka_almeida

        SABIA!!! Era de mais pra um protozoário!! ¯_(⊙_ʖ⊙)_/¯

      • Windsor Mac

        Ilex.. Uma dúvida meio Off topic sobre ligação.

        Quando se está usando fone de ouvido, não tem como o som de chamada que está recebendo sair apenas pelo fone de ouvido? Pq o alto falante toca mesmo com fone conectado.. Estanho. Ja uma msg de whatsapp toca apenas no fone de ouvido que é o q imagino ser o correto.

        No silencioso, a chamada toca apenas no fone de ouvido mas ai não toca as msgs de whastapp nem no fone, o q complica. Alguém tem alguma idéia de como unificar os sons todos no fone de ouvido apenas? Obg

  • Vítor

    Eu particularmente gosto do jeito que está hoje, pq as vezes se estou distraído e com o celular no silencioso a mudança da tela toda me dá um bom indicativo visual de que alguém está ligando. E n acho que seja inconveniente o jeito q é hoje, é só recusar a ligação se n quiser atender, n leva nem um segundo

    • Victor Hugo Monteiro

      Como recusar na tela de bloqueio?

      • Leonardo Herculano

        Apertando o Lock duas vezes?

        • Victor Hugo Monteiro

          Não sei, foi oq eu perguntei.

      • Dan

        Apertar o power 1x para silenciar e 2x para recusar

        • Victor Hugo Monteiro

          Obrigado.

    • Mas acho que ficou claro que os usuários pedem essa chamada menos intrusiva quando o telefone está desbloqueado.

      Quando você está fazendo algo importante ou até mesmo jogando e alguém te liga, sair da tela é sim chato!

  • André Pelegrini

    Eu já gosto de que a função seja assim. O certo mesmo seria deixar ajustável como o usuário quiser, igual são as notificações.

  • Antonio Frederico

    Bom, eu já perdi um
    Vídeo porque estava filmando e alguém ligou. Parece que isso NUNCA aconteceu com ninguém da Apple.

  • Daniel Alves de Andrade

    Por mim poderia ter uma opção para o iPhone não chamar nenhuma ligação… Odeio falar no telefone… Mas o modo não perturbe não me ajuda pq apesar de não querer receber nenhuma ligação quero continuar recebendo notificações dos aplicativos.

    • Você pode tirar o chip da operadora e usar ele só no wifi, nunca mais receberá ligações e poderá ser notificado pelos aplicativos.

      • Paulo Júnior

        Não seria mais fácil ativar o modo avião e deixar somente o WiFi ligado?

      • Na TIM o meu plano me da direito a ter um chip de compartilhamento de Internet.

        Só funciona a internet nele, apesar de ter um número não recebe chamadas.

        Acho que isso te atenderia.

        Meu plano é o TIM Black.

  • Ber

    Sempre que eu leio “we’ll certainly keep it in mind for the future”, entendo como “obrigado por perder seu tempo mandando mensagem”. É uma mensagem vazia, longe de uma promessa ou coisa parecida. Se forem colocar, de fato, tenho certeza que essa mensagem (ou a caixa de mensagem “lotada”) teve ZERO de relevância.

    Não é que eles não “escutem” os consumidores… É só que especificamente esse tipo de resposta deixa transparecer isso. Pelo menos pra mim.

    • Depois de reclamarem ANOS, eu inclusive, o modo escuro chegou.

      Quanto mais gente reclamar, mais eles vão “keep in mind”, porque a gente vai perturbar mesmo.

      Funcionou com o dark mode, funcionou com muita coisa que temos hoje nativo no iOS que antigamente precisaria de jailbreak, hoje temos “iPhone de 2 linhas de operadoras”.

      Não acho que a Apple esteja ignorando os usuários não, muito pelo contrário. Mas toda empresa de informática trabalha com prioridades. Quanto mais um recurso afeta a usabilidade ou é mais requerido, passa na frente.

      • Ber

        Tu acha mesmo que os usuários tiveram alguma relevância nessa implementação? Não! É só uma tendência natural: com ou sem usuários reclamando, o dark mode iria chegar de qualquer forma. É esse meu argumento.

        Como tu mesmo disse: ANOS. É tipo falar “ah depois de 3 anos falando pro meu gato usar a caixa de areia, finalmente ele começou a usar”

        Sim, uma hora ou outra isso acabar acontecendo… Não é como se nós estivéssemos sendo escutados.

        Pelo menos não dessa forma.

  • Marco A. Matsunaga

    já tinha procurado por esse tipo de recurso e não tinha achado.

  • Marccus Phillipe

    Eu creio que isso mude no futuro (pra melhor), mas eu acho que existe muita dificuldade/complexidade de software para que isso aconteça.

  • Entendo mas não penso como você. Acho que se você está com o telefone desbloqueado é porque provavelmente está utilizando. Um banner fixo na parte de cima que só some se o usuário atender ou rejeitar, ou arrastar pra cima chamaria a mesma atenção sem impedir que o usuário termine o que está fazendo.

    Tenta por exemplo, começar a gravar um vídeo e pede pra alguém te ligar. Você simplesmente irá perder todo o vídeo justamente pela falta desta tratativa.

Back to top button