Apple Card

Apple Card avisará ao cliente sempre que uma compra no cartão não for aceita

No final de março, a Apple anunciou que lançaria um cartão de crédito próprio, cuja diferença principal será o maior gerenciamento de informações que o cliente terá em mãos, quando comparado com os cartões que existem no mercado.

Um exemplo disso é que o cliente sempre será informado até mesmo quando uma tentativa de uso do cartão não for aprovada, para que ele saiba exatamente quando estiverem usando indevidamente o seu número.






Parece uma coisa boba e simples, mas o fato é que, hoje em dia, se alguém clona seu cartão ou obtém os dados dele e tenta usá-lo, em grande parte dos cartões você não fica sabendo. Só saberá quando for tarde demais: a compra for aprovada e aparecer o débito na sua fatura. Nesse caso, é aquela preocupação e dor de cabeça para entrar em contato com a administradora do cartão, informar que não foi você e torcer para que não tenha que pagar essa conta.

Já com o Apple Card, a identificação de fraudes será bem mais inteligente. Cada vez que uma compra com o seu cartão não for autorizada, você receberá um e-mail avisando-o disso, para que você tenha certeza que era você mesmo que estava usando.

Imagem: MacRumors

Além do e-mail, o mesmo registro aparece também no aplicativo Wallet, no histórico de pagamentos.

Caso apareça a falha da compra sem ter sido você, é uma evidência clara de que alguém conseguiu seus dados e está tentando realizar uma compra fraudulenta. Nesta situação, você tem tempo de tomar providências, como bloquear o cartão ou comunicar a transação indevida.

Fraude até no Brasil

O Apple Card será lançado em breve apenas nos Estados Unidos, em parceria com o banco de investimentos Goldman Sachs. Porém, as fraudes ao novo cartão não se limitam apenas àquele país.

Antes do lançamento oficial, o novo cartão está sendo testado por funcionários da Apple. E um deles compartilhou com o BDI uma curiosidade bastante pitoresca: uma compra indevida que apareceu no cartão dele, em Reais.

A tentativa foi feita em território brasileiro, apesar do funcionário morar nos Estados Unidos e não ter a mínima ideia de como alguém a milhares de quilômetros de distância conseguiu obter seus dados.

Felizmente nada foi debitado do seu cartão e a compra nunca chegou a ser aprovada. Mas é curioso de ver que os criminosos brasileiros estão fraudando até mesmo cartões que nem foram lançados ainda.


Até o momento em que este artigo foi escrito, ainda não havia uma data específica para o lançamento público do Apple Card. Mas com a liberação do iOS 12.4, isso pode acontecer já nos próximos dias.

Infelizmente não há nenhuma previsão de quando este cartão chegará aos usuários brasileiros.

Via
MacRumors
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luis Gustavo

    Opppaaa legal, tenho essa função tanto no nubank como do cartão do BB e é muito útil mesmo. Que bom que dessa vez a empresa já vem com o que existe de mais moderno e não soltando aos poucos de ano em ano como se fosse uma evolução do produto.
    Será que ele vai ser contac less também?

    • gnc03

      Nao vai ser contactless, pq ele foi feito justamente pra ser usado com o Apple Pay no iPhone.

      • Luis Gustavo

        Entendi, então vai ser só um cartão virtual, não terá um cartão físico. 👍🏻👍🏻👍🏻

        • Dhuanny Almeida

          Vai ter o cartão físico também

          • Luis Gustavo

            Uai, então é bobagem não colocar o contactless, né?

            • Sim, é bobagem. O cartão físico é pra ser usado onde o Apple Pay não funcionar. Por hora não irá funcionar nfc, então não tem sentido ser contactless

            • Na verdade, o grande problema é que o cartão é todo feito em titânio, que impossibilita a implementação de qualquer tag NFC (o metal barra as transmissões). Então é mais uma questão técnica do que estratégica.

              Falamos mais disso neste outro artigo: https://blogdoiphone.com/2019/04/apple-card-ativacao/

            • Luis Gustavo

              Agora sim, está explicado, muito obrigado pela atenção

            • Poderia ser igual o do Bradesco Aeternum que é de metal e possui NFC

        • Mas de que adianta? Os atendentes pegam o cartão com NFC e enfiam na máquina antes que você diga qualquer coisa… hehehe

          • Luis Gustavo

            Porque vc deixa kkkk eu uso o meu nubank sempre por contacless

            • chengdesigner

              Mais fácil colocar logo o chip do que convencer as pessoas, preguiça…Muita frescura pra nada. Agora NFC em relogios e Smart é outra coisa mais comodo pq vc não precisa carrega o bendito cartão

  • Marcelo Ferraz

    A função de aviso é comum, claro que essa é mais completa, mas recebo um SMS em compras efetuadas /recusadas. A Apple deveria testar o cartão no Brasil e utilizar a expertise de nossos fraudadores.

    • Carlos Frederico

      Embora sua mensagem possa ser interpretada sob um tom irônico, ela é a mais pura verdade: nosso sistema bancário é um dos mais avançados em termos de segurança. Aqui é, definitivamente, um ótimo lugar para testar.

      E eu estou louquinho para ter esse cartão e mandar todos os outros para aquele lugar…

      • Marcelo Ferraz

        É como dizem: seria engraçado se não fosse trágico!

    • Wendell Agra

      Seria um ganho e tanto.

  • macjulius

    Mercadinho Piratini? São piratas italianos? Só R$5.13? Kkkkkk

    • pelo visto tu tens a sorte de nunca ter sido fraudado pelo cartão de crédito. O primeiro valor é irrisório, as vezes centavos. Pois se aprovado aí sim começa às cobranças até onde o limite permitir.

      • Vector

        Olha… Enquanto forem fraudes no crédito e você perceber a tempo, tá tudo lindo…

        Vai tomar uma fraude no débito pra descobrir como é gostoso o banco dizendo que não pode cancelar a transação, minutos depois de ter sido realizada.

        • Tá aí uma coisa que não vai acontecer comigo, deixo a opção débito desativada, só ativo quando realmente usar. E grana na conta só em dia do débito automático e pagar boleto, fora isso a conta tá sempre zerada.

  • Gustavo Huffenbacher Daud

    Eu gostaria de poder receber uma mensagem para cada tentativa de compra no celular com botões para aceitar e recusar. Assim eu me sentiria mais seguro.

    • a ideia é boa, porém se tu precisa fazer uma compra e está sem internet? Ou acaba a bateria, complicado né?

      • Gustavo Huffenbacher Daud

        Tem razão. Talvez só para compras online então.
        Exceto para cobranças recorrentes automáticas talvez.

    • Nello

      A ideia é perfeita! Me lembrou o finado Oi Paggo. O meio de pagamento era prático e seguro. Funcionava por meio de mensagens na tela (tipo SMS). O cliente que fazia a compra, confirmava a transação pelo seu Oi. Não seria difícil de implementar isso que você falou, bastava boa vontade dos bancos. Acho super importante nos casos de compras online, por exemplo.

  • Lucas Falconi Gomes

    Ahhhh Brasil, meu Brasil brasileiro…. kkkkkkkkkkkkkkk
    BR sendo BR

  • Eduardo Vieira

    uai… mas quase todo cartão já tem isso não? qual a novidade ai?

    • A sua afirmação não condiz com a realidade.
      Talvez os cartões que você possua ofereçam este serviço (geralmente os de alta renda), mas a maioria dos cartões no Brasil não avisam o cliente quando uma tentativa de compra foi feita e não foi autorizada.

      • Eduardo Vieira

        Santander, Banco do Brasil e itau (menos o empresarial) avisam, Bradesco não sei…
        no caso do Santander e Banco do brasil, todos os cartoes avisam, até os sem anuidade…

        e claro… o nubank…

        • Zeh Berretta

          Até os cartões sem anuidade, tipo Nubank, Digio, Credicard Zero avisam.

      • Ricardo Dantas

        NuBank avisa se vc passar do limite disponível ou se errar a data de validade

        • Luciano Assunção

          Sim, além de avisar caso a compra não tenhas ido aprovada e diz até o porque de não ser aprovada.

      • Todos os cartões do Banco do Brasil tem essa função. Os que tem a função crédito habilitada é claro.

      • Vector

        Olha, eu acho que seu argumento está equivocado…

        Eu tenho esse serviço num Itaú-só-débito de merda e no Nubank que não é nada demais e recebo aviso sobre transações efetuadas e negadas também… Via app e via mensagem de celular.

  • Zeh Berretta

    Olha, tem cartões hoje em dia que já fazem isso. O Santander, por exemplo, manda notificação no próprio aplicativo sempre que há compras com o cartão, inclusive se ela não for autorizada. Eu já consegui descobrir que tinha sido clonado assim, antes do valor cair na fatura.

  • Leandro Understood

    Sem lançar, já é possível achar o cartão do brasileiro que trabalha lá na internet? Com certeza os dados desse cartão foram digitados na internet pelo usuário.
    Ou o fraudador, invadiu o sistema da apple ou da empresa de investimentos.
    Estranho, desconfie.

  • Anderson Campos

    Recebo avisos no cartão do itau. Tanto compras autorizadas como não autorizadas e é na hora, assim que ocorre. Isso evita qualquer estresse com relação a uso indevido. Pelo site do banco tem uma opção para receber avisos por mensagem, inclusive saldo diário da conta. Mas acho que depende do pacote mensal com o banco.

  • Luciano Assunção

    Acho que isso não é novidade. Tanto Nubank, quanto Santander e Banco do Brasil já possuem essa função de SMS mesmo quando a compra não for aprovada. Não sei como é nos outros bancos, mas nesses 3 isso já é realidade há mt tempo.

  • Fernando

    Tenho essa função no Itaú tbm.. e varios outros bancos oferecem no Brasil.. Santander tenho certeza q sim.

    Não me parece mto inovador isso.. apesar de útil.

  • Reicle Kledson

    Uau.. a novidade que nao é novidade a muito tempo. Minha tia tem de varios bancos diferentes e todos tem essa função. E eu uso o Nubank que pra mim é o melhor disparado e obviamente tem tbm. Next..

Back to top button
Close