iOS

iOS 13 trará opção para evitar o desgaste da bateria do iPhone

O assunto bateria foi algo que sempre estressou um pouco os usuários de iPhone. Primeiro porque ela costuma acabar rápido quando usamos demais o aparelho. Segundo porque, depois de alguns anos, ela vai perdendo ainda mais a sua capacidade de retenção de energia, por causa da idade.

A Apple está tentando diminuir este efeito do tempo, encontrando maneiras de estressar menos a bateria física ao recarregar o aparelho. E o iOS 13 já trará novidades a este respeito.





Nos ajustes de bateria do novo sistema, é possível encontrar a opção de Carregamento Otimizado da Bateria, que fica ativa por padrão e que controla quando a carga chega à capacidade máxima.

A função parte do princípio que, quando o iPhone carrega 100% a bateria, cargas constantes em cima disso acabam danificando com o tempo o aparelho. O carregamento otimizado aprende qual é a sua rotina de carregamento, para programar o tempo certo que você irá precisar dele.

Por exemplo, para quem deixa carregando durante a noite. O carregamento irá acontecer até completar 80%. Aí então o sistema determinará mais ou menos a que horas você costuma acordar, e aí completará de 80% a 100% nas duas últimas horas antes de você levantar.


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Tonon

    Deveria estender essa função pros airpods né? Sempre achei estranho essa história de ficar o tempo todo carregando 100%

    • Luciano Assunção

      Verdade. Pior que eu comprei uma base para carregar meu iPhone e sempre deixo ela em cima da base quando estou no trabalho. Estou ferrando meu aparelho sem nem saber. Já vou evitar ficar carregando acima de 80%

    • Matheus

      Pode cre. Eu tenho o meu também. Não sei com vai ser essa autonomia kkkk, até agora está tudo bem. (2 meses de uso) rs.

  • Paulo Henrique

    Não sabia que deixar o carregador plugado com a bateria completa causava danos. Bom agora eu quero ver se o iPhone vai conseguir se acostumar com a minha rotina e horários malucos.

    • Francisco Clbr

      O ideal é colocar no carregador por volta de 30% da bateria e deixar carregando até uns 85-90%. Assim prolonga os ciclos de vida da bateria. E isso não é só para as baterias do iphone e sim para todos os aparelhos que usam baterias de Lítio.

  • Lucas

    Minha bateria acaba rápido mesmo se eu não estiver Usando 😂😂😂
    A solução foi comprar uma smart case,porém quando estou em casa ou no trabalho,deixo o tempo inteiro o iPhone plugado na tomada ou no USB como se fosse um notebook. Aquele percentual do nível de desgaste da bateria,parou de cair com tanta rapidez depois que passei a deixar o iPhone sempre ligado na energia.

  • Gilles

    E eu sempre achei que atualmente os aparelhos (principalmente o iPhone) já seriam capaz de entender que chegou a 100% e meio que “parar” de carregar….

    • Matheus

      Parece que tem essa função ja. Inclusive tem uma matéria do BDI sobre o assunto. Acho que agora isso está ficando mais ‘inteligente’

      • Rui Neto

        Mas se já existe, não faz sentido dizer que isso faz mal. Ou ainda implementar o sistema inteligente que, se caso uma mudança na rotina seja feita, corremos o risco de ficar com o iPhone sem carga completa.

    • Acontece que, mesmo com 100%, o sistema continua consumindo bateria. E ao cair, o iPhone recomeça a carga até 100%, e o ciclo de repete.

  • Ber

    Meu X tá com 84% de saúde de bateria… será que tá na hora de trocar (a bateria)? Porque se com 100% já era pouco, imagina faltando 16%…. Comprado em dez/2017.

    • Rafs Moreira

      Também tenho essa dúvida, tenho um i8 comprado em março/2018 e tá com 85% de saúde de bateria. Se deixar carregado após atingir 100% afeta a bateria, com certeza esse desgate do meu tem tudo a ver com isso.

    • Amigo,
      Geralmente dizem que a hora pra trocar a bateria é quando o iOS acusa, na saúde da bateria, um valor inferior a 80%.

    • Crítico Impiedoso

      meu 8 estava assim, fiz uma restauração e comecei do zero. a bateria voltou para 92%

    • MJuliani

      Eu também comprei o X em dez/17 e o meu está com 92% , coloco direto no carregador sem fio da Mophie ou no carregador do carro

  • Evertonhxc

    Pq em vez de deixar carregar até 80% não deixa até os 100% e depois não carrega mais, só voltaria a carregar se retirasse o cabo e plugasse de novo. Vai entender né.

  • Marccus Phillipe

    legal, eu sou um dos que coloca pra carregar durante a noite e tiro por volta das 7h00, mas e se um dia eu for sair cedo (5h00) pra viajar, etc. ele ficará só com os 80%?

    • Rui Neto

      Pensei a mesmíssima coisa.

      • Carlos Morais

        Se voce usar o despertador do celular ele vai saber a hora que voce vai acordar e vai deixar em 100%

        • Rui Neto

          Aaah bom, aí sim hein? Tu és um gênio. 😜

  • Bruno

    Mas o carregador não deveria “desligar” automaticamente ao atingir a carga completa?

    Teoricamente fontes inteligentes carregam rapidamente até os 80% e depois com carga lenta até atingir 100%. Depois disso deveriam parar de mandar carga para a bateria, se limitando apenas a compensar o pouco que perde naturalmente.

  • Espera! Ontem coloquei meu celular pra carregar durante o dia que não costumo fazer (deixo durante a noite) e percebi que a bateria não passava dos 80% por nada no mundo. To rodando o beta. Então deve ter sido por isso. Se for, a Apple vai ter que desenvolver melhor essa função porque plugar o carregador fora do habito e não ver a bateria carregar vai gerar uma dor de cabeça absurda. Eu fiquei bem bravo rs. Pelo menos ainda é beta, que melhore com o decorrer de desenvolvimento do iOS 13.

    • Danilo S Lucas

      É só desabilitar a função… ¯_(ツ)_/¯

Back to top button