BDI News

Banco Itaú irá lançar uma carteira digital de pagamentos, estilo PicPay

As equipes de marketing dos bancos brasileiros usam erroneamente a nomenclatura “carteira digital” para denominar sistemas de pagamento como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. É errôneo porque eles são apenas formas de registrar um cartão digitalmente no celular e usá-los para pagamentos por aproximação. Não podem receber pagamentos e nem guardar valores, como uma real carteira.

No mercado, atualmente existem aplicativos que funcionam, aí sim, como carteiras digitais, em que você pode guardar um valor em dinheiro para realizar pagamentos ou transferir para alguém. É o caso do PicPay, MercadoPago e até o RecargaPay. E este tipo de ferramenta está crescendo cada vez mais, fazendo os bancos tradicionais acenderem a luz amarela para o futuro dos pagamentos.

Indo nesta direção, o banco Itaú anunciou nesta segunda (13) a sua investida neste segmento, disponibilizando um aplicativo que funcionará como carteira digital para pagamentos, sem a necessidade de possuir uma conta em banco.





O novo aplicativo se chamará iti (assim mesmo, com o i minúsculo), e permitirá pagamentos por QR Code sem necessidade de uso de maquininha de cartão. A novidade é voltada tanto para pessoas físicas quando pequenos empresários (MEI, EI ou EIRELI).

O princípio é o mesmo dos aplicativos deste tipo: será possível enviar pagamentos para alguém da sua lista de contatos, ou então usar um QR Code da pessoa ou estabelecimento. Vale lembrar que até o Banco Inter já permite este tipo de pagamento por QR Code.

Pessoas físicas poderão enviar ou receber dinheiro sem taxas, através do cartão de crédito ou saldo na conta digital. Já pessoas jurídicas pagarão taxa de 1% por transação, o que é considerada baixa, visto que o PicPay cobra 1,99% para profissionais do plano Pro.

O Itaú promete liberar o aplicativo no terceiro trimestre.

Fonte
Tecnograna
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Jota

    Iti malia… hahahah… não aguentei😂😂😂

    • Anderson Campos

      Eu ia fazer esse comentário, mas vc chegou primeiro hehehe

  • CHC

    Vejo com bons olhos a “Carteira Digital”, a diversidade de opções tem crescido, porém, a falta de compatibilidade entre elas é que é o problema, o ideal seria algo que funcionasse para todas as plataformas.

  • Nicolas Neviz

    Interessante… Apesar do Itaú ser um banco tradicional, ele sempre busca se adaptar.
    Com certeza, é o melhor entre os “grandes” bancos.

  • Gabriel

    Nem pra citar o roxinho mais queridodo Brasil xD

    • Nubank.
      Pronto, citado! 😛

  • Jorge Junior

    Só espero que role uns cashbacks também, iguais as outras carteiras. Isso ajuda na hora de decidir qual irei usar na hora…