iOSRumores

[rumor] iOS 13 deverá trazer diversas novidades para o iPad (e algumas para o iPhone)

No início do ano passado, comentamos aqui a respeito de um rumor que afirmava que havia algumas mudanças significativas que viriam para o iOS, mas que elas seriam adiadas para 2019 porque a atualização de 2018 seria voltada a melhorias de estabilidade. De fato depois de um iOS 11 desastroso, no ano passado o iOS 12 trouxe mais estabilidade e até melhoria de performance em dispositivos mais antigos.

Chegou 2019 e agora o que se espera é que aquelas mudanças previstas antes aconteçam agora. E o site americano 9to5mac diz ter conseguido informações de bastidores que confirmaria isso.





Segundo o site (em artigo escrito pelo brasileiro Guilherme Rambo), serão diversas mudanças que irão abrir um pouco mais o sistema, além de trazer coisas que há tempos os usuários pedem.

Modo Escuro

Uma das prováveis novidades do iOS 13 deve ser o tão esperado Modo Escuro em todo o sistema, permitindo que os aplicativos se ajustem à tela escura.



Mail mais esperto

O aplicativo nativo Mail receberá algumas características que já existem em apps de terceiros, como categorização de mensagens (marketing, trabalho, compras, etc). Também será possível configurá-la em listas para “ler mais tarde”.

Interface de mudança de volume

Uma das coisas que mais pedem nos últimos anos é a alteração do aviso na tela quando o usuário aumenta ou diminui o volume. Aquele quadrado branco enorme é horrível quando se está assistindo vídeos, e já existem outras soluções melhores em alguns apps. Segundo o rumor, isto finalmente seria consertado.

Gerenciamento de Fontes

Atualmente, para adicionar uma letra (fonte) diferente ao sistema, é preciso usar artimanhas como perfis de configuração. O iOS 13 traria (caso o rumor se mostre verdadeiro) a possibilidade de gerenciar mais facilmente fontes externas, permitindo inclusive uma fácil importação.

Mudanças para o iPad

Por ter uma tela com área maior, as maiores mudanças deverão acontecer para o iPad. Seria possível, por exemplo, manipular por janelas simultâneas diversos aplicativos diferentes, que poderiam ser movimentados livremente pela tela, similar ao que se vê na imagem abaixo.

Um aplicativo poderia também ter mais de uma janela aberta na tela.

Também seria adicionado um gesto para o “Desfazer” (Undo). Hoje, quem quer desfazer algo no iOS precisa chacoalhar o aparelho para aparecer o aviso. Isso, no iPad, não é tão prático quanto no iPhone, então um novo gesto no teclado virtual permitiria isso.

O Safari no iPad passaria a se conectar diretamente na versão desktop de um site. Hoje, mesmo com a tela maior o sistema sempre acessa versões móveis dos sites, o que em certos casos é ruim justamente por causa do tamanho da tela.


Tudo isso ainda é rumor e teremos que esperar até o início de junho para conhecermos as reais mudanças. Marque na sua agenda a data de 3 de junho para acompanhar as novidades aqui no Blog do iPhone. 😉

Fonte
9to5mac
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vítor

    Ahhh eu gosto tanto do volume do jeito que é, tão icônico.

    • João Pedro Salvador

      tambem acho icônico, mas ele combinava mais com os modelos antigos de iPhone, o 2G o 3GS, mas não combina com o XS

  • Drarevo

    O ícone do aplicativo “Clima” poderia atualizar de acordo com as condições climáticas do local que estamos, ao exemplo do Calendário e Relógio que são atualizados e mudam a sua aparência.
    É algo absolutamente supérfluo, porém reafirmaria o dinamismo proposto com os ícones do iOS.

    • Gustavo Pinheiro

      nem acho supérfulo… acho até prático kk

    • A MS teve essa ideia ha tanto tempo e pq ninguém copia?
      O conceito que nasceu com a Metro UI é tão bom, já deveria ter se tornado comum no mercado.

    • jvictorl

      Também não acho supérfluo. Além de ser visualmente bonito e agradável, é prático!

  • Bom,eu uso IOS há 6 anos e amo o sistema,no iOS 12 não ando sentindo muita falta de funções. Mas algumas coisas são tão antiquadas e antigas,aquele quadrado branco de volume que aparece no meio da tela e atrapalha o que você está fazendo,e poder alternar entre redes Wi-Fi e dispositivos Bluetooth direto da central de controle ia ser uma mão na roda. Há,não poderia deixar de comentar: podiam liberar também o modo Pro na câmera né?! Existem apps para isso,mas não são completos.

    • Ecliptor

      Liberar um modo noturno tipo o Night Sight do Pixel é outra coisa urgente na câmera. Acho que a Apple vem deixando muito a desejar no quesito câmeras. A concorrência está investindo ferozmente nisso, e sinto que a Apple parou no tempo. Não que as fotos sejam ruins, mas realmente falta mais controle da câmera e evolução na parte do software.

  • Victor T

    Poxa será que não vão por dividir dois aplicativos na tela do iPhone, no Android já existe a anos…

  • Alisson Rocha

    Modo Escuro é a funcionalidade que eu mais torço para vir, e ao mesmo tempo é a que eu mais duvido que venha…

  • Thiago Bastos Suchorski

    Poderiam adicionar nativamente a gravação de ligações… Até hoje não entendo porque isso não pode ser feito

    • KGB07

      Segurança e privacidade!

  • Milton

    Esse negócio do volume é a coisa mais inacreditável que existe. Até hoje não tiraram o mostro que tapa quase todo vídeo que se está assistindo.

  • Christian Tavares

    As janelas flutuantes com vários Apps eu usava no meu iPad 2 com Jailbreak lá em 2012 e de forma muito satisfatória, basicamente igual ao do exemplo desse post. É impressionante como a Apple demora pra implementar coisas tão práticas como essa.

  • ɯɐıl ʞɹɐʇs

    vai contemplar o iPhone SE? comprei um novinho a menos de um mês…

    • Daniel De Paula

      Certamente

      • ɯɐıl ʞɹɐʇs

        show!!!

  • Daniel De Paula

    Só a questão do volume já me deu vontade de aguardar por essa nova atualização

Back to top button
Close