Aplicativos

Dropbox limita uso de sua conta grátis para apenas 3 dispositivos

O Dropbox é um dos serviços de nuvem mais populares, sendo um dos primeiros a apresentar uma solução de armazenamento de dados usando uma gestão arquivos que se integra ao sistema do computador. O seu fundador adora contar a história de quando Steve Jobs quis absorver a empresa e eles recusaram a proposta.

O serviço é pago, mas oferece desde sempre uma conta gratuita, com limitação de espaço: 2GB iniciais, que podem ser aumentados até 18GB com indicações e algumas tarefas.

Mas a festa começa a dar sinais de que está chegando ao fim. Este mês, de forma silenciosa, a empresa resolveu colocar mais limites para quem usa a versão gratuita do armazenamento deles.





Até então, quem utilizava o Dropbox sem pagar mensalmente por um plano PLUS ou PRO podia sincronizar seus dados em quantos dispositivos quisesse: celular, computador, tablet, PC do trabalho, telefone da namorada… Mas a partir de março/2019, esta sincronização simultânea será possível somente entre 3 dispositivos diferentes.

Para quem já possui sua conta sincronizada em mais de 3 dispositivos antes da decisão, nada muda. Porém, se precisar sincronizar novamente em um novo dispositivo ou após uma restauração do aparelho, aí deverá se confrontar com o novo limite.

É compreensível que a empresa esteja procurando meios de se manter economicamente. Porém, este tipo de atitude que retira do usuário algo que ele sempre teve pode não cair bem, por mais lógica e racional que seja. Outro aplicativo bem popular, o Evernote, fez algo parecido tempos atrás e foi abandonado por muitos usuários após limitar os dispositivos em contas gratuitas.



O problema (para o Dropbox) é que o usuário possui boas alternativas gratuitas, como é o caso do Google Drive. Claro que, se você desconfia que o Google ou outros serviços gratuitos acessem seus dados e documentos em troca desta gratuidade, o melhor mesmo é pagar por um bom e confiável serviço de armazenamento em nuvem.

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique A.

    Triste notícia para mim… heavy user do Dropbox desde 2010.

  • Antonio Frederico

    O problema do Dropbox é que ele é tudo ou nada.
    Ou seja, pagar 9,99 USD mês ou 99 USD por ano por 1 TB ou fica com 2 gigas (eu tenho 13 GB por indicações) e agora tem que viver com essas babaquices que os caras inventam pra forçar os gratuitos a migrar pro serviço pago ou então ir cantar noutra freguesia. Adivinha o que vai acontecer?

    • Swordfish

      Cara, faço de suas palavras as minhas. É exatamente isso que reclamo há anos, não tem opções intermediárias. Ou o Dropbox abre as pernas ou perderá para concorrência.

    • Henrique A.

      Exato! Tinha que ter uma opção de 100Gb por USD 0.99 por exemplo.

  • Murilo Herrmann

    Só vem Office 365 e OneDrive

  • Reinaldo Versuri

    Google Drive manda lembranças.

  • Alex Sanches

    50gb grátis no MEGA. E, Melhor do que o Dropbox, o MEGA permite você escolher quais pastas serão sincronizadas. Acesso os arquivos no app para iOS.

    • Dan

      Utilizo ambos, cada um tem suas vantagens…
      Para sincronizar pastas específicas no Dropbox é só ir em:
      Preferências > Sincronização > Sincronização Seletiva

      A parte boa do MEGA é poder sincronizar qualquer pasta do computador! Recomendo para sincronizar a biblioteca do iTunes e as bibliotecas de documentos do Windows 🙂
      O MEGA só decepciona com aquela cota de transferência!

  • Edson Paulo Motta Lacerda

    O Evernote já está limitando alguns tipos de armazenamento, como por exemplo cartões de visita ou alguns documentos. Alguns blogs de noticias também já estão fazendo isso, daqui à pouco a gente não vai poder guardar mais nada.

  • Jeff

    Uso o OneDrive e gosto muito

  • Alex

    Utilizo nuvem própria, acho mais seguro, o investimento não é grande e posso ter a capacidade que eu quiser.
    Essas gratuitas cada hora aparecem com uma novidade que nunca é boa.

    • brunofranca

      Meu roteador tem isso, via usb, mas usbs 2 e 3. Nunca usei, pois tenho medo de o pendrive ou HD ficar ruim e não ter cópia. No seu tem opção de usar 2 hrs em raid ou algo parecido que se um quebrar tem a cópia do outro? Obg

      • Alex

        Sim, são dois discos espelhados!

        • Sung Lee

          Qual vc usa? Estou procurando opções ao dropbox

          • Alex

            Uso o My Cloud Pro Series PR2100

    • Alexandre

      Vc por acaso conhece algum bom tutorial que explique como fazer isso? Obrigado.

  • brunofranca

    Quem é fã antigo do Dropbox como eu deve dar uma chance ao Onedrive. Resisti muito, mas ao ver que 1 ano de 1TB custa o preço de 60 dias do Dropbox de 2TB, em promoções constantes do office 360 1tb, olhei com mais carinho ao onedrive e gostei. Os clientes mobile estão no mesmo nível e o cliente do Windows 10 do One está superior ao do Drop. São quase iguais, mas a integração da Microsoft aos arquivos na nuvem está ótima, ou seja, até nas pastas de sincronização seletiva, ele gera miniaturas instantâneas de fotos, como se estivessem no HD. Funciona muito bem mesmo.

    • Marcio

      Utilizo o OneDrive há um bom tempo, e na miha opinião, é o melhor serviço em termos de custo x benefício.

  • Henrique A.

    O ideal seria o iCloud ter o mesmo padrão funcional das outras nuvens, como o Dropbox e Google Drive. Pago 2Tb no iCloud (para a família) e não “consigo” usar para documentos de trabalho do dia dia, já que no trabalho uso o Ruindows. Tem muito o que melhorar no iCloud.

    • Evandro Bruns

      Amigo, aqui é exatamente a mesma coisa. Gostaria de colocar no Ruindows da empresa e selecionar apenas uma maldita pasta para sincronizar lá! É um saco não poder fazer isso :/

  • Christian Tavares

    Dropbox na contramão do segmento. Decisão muito, muito errada.

  • Felipe Melo

    Que merda.

  • Assis Gabriel Santos de Melo

    Sou usuário do OneDrive, Google Drive e Dropbox. Para uso pessoal uso os dois primeiros e para trabalho o Dropbox. Agora sim, vou migrar tudo que ainda tenho nele para o OneDrive e parar de vez de usá-lo. Na minha opinião, foi um tiro no pé!

Back to top button
Close