iOS

Futuro iOS 12.2 irá eliminar a opção “Pedir para Não me Rastrear” no Safari

A mesma opção será retirada também da versão de computador do navegador

Você já deve estar acostumado a procurar na internet sobre um produto específico, e depois quando muda de foco e tenta visitar outros sites a respeito de outras coisas, é bombardeado por banners publicitários daquele produto que você pesquisou antes. Isso acontece porque todo o usuário é rastreado por cookies, e isso acontece em toda a internet. É assim que ela funciona e, sem isso, provavelmente não conseguiria se manter como a conhecemos.

Para tentar amenizar isso, a indústria criou uma função chamada “Não Rastrear” (DNT – Do not track), que consiste em, quando ativada, enviar ao site que está sendo visitado a informação de que o usuário não quer ser rastreado. Desde o iOS 7, o sistema do iPhone e iPad possui esta opção.

Porém, agora a Apple quer acabar com ela, porque ninguém a está respeitando mais.


O problema é que as empresas de dados analíticos, redes de publicidade e os diversos serviços de internet simplesmente ignoram este pedido e continuam rastreando o usuário da mesma maneira. Ninguém respeita o DNT.

A função não bloqueia nada, apenas é um pedido voluntário para não ser rastreado. Em um artigo publicado no blog do DuckDuckGo, eles relatam que o pedido de não rastrear é ignorado por grande parte das redes de publicidade e dados analíticos, incluindo Google, Facebook e Twitter.

O ‘Não Rastreie’ é como você colocar uma placa na frente da sua casa dizendo “Por favor, não olhe dentro da minha casa”, mas continuar mantendo as cortinas todas abertas.

De fato, a função apenas causa uma falsa sensação de segurança ao usuário, sem efetivamente protegê-lo de nada. E é por isso que a Apple decidiu remover definitivamente a função do iOS.

No beta do iOS 12.2 (atualmente nas mãos dos desenvolvedores e voluntários) a função foi retirada. No Safari 12.1 para Mac também ela não aparece mais.

No lugar disso, a Apple está investindo em outro tipo de proteção, chamada de Prevenção Inteligente de Rastreamento (ITP), que dificulta a vida dos rastreadores.

Ainda não há uma data confirmada para o lançamento da versão definitiva do iOS 12.2 para o público.

Botão Voltar ao topo