BDI News

Apple volta atrás e decide pagar fotos que vencerem seu concurso #ShotOniPhone

Como vocês sabem, a Apple está realizando um concurso de fotos feitas com o iPhone, com o objetivo de escolher as 10 mais belas e usar em uma campanha publicitária ao redor do mundo. Mas alguns fotógrafos profissionais reclamaram que não era justo usar gratuitamente o trabalho criativo das pessoas para vender milhares de iPhones.

Talvez por causa disso, a Apple silenciosamente alterou as regras da competição, adicionando que irá pagar um valor referente aos direitos autorais para as fotos que forem declaradas vencedoras.


Na alteração, não há nenhuma referência a valores, o que deixa a entender que a negociação será feita individualmente para cada fotógrafo.

“A Apple acredita fortemente que os artistas devem ser compensados pelo seu trabalho. Os fotógrafos autores das 10 fotos finalistas ganharão uma taxa de licença para uso de tais fotos em outdoors e outros canais de marketing Apple.”

De fato, a gente já tinha falado aqui que a Apple sempre paga uma compensação ao realizador da foto que é usada em suas campanhas, além de presentear com mimos que fazem o fotógrafo se sentir realmente especial. Então, sempre nos pareceu lógico que, apesar de não estar no regulamento, ela iria mesmo assim pagar o que é de direito.

Parece que a Apple está sensível demais às polêmicas que surgem. Claro que é justo artistas serem recompensados pelos seus trabalhos usados por terceiros, mas enfatizar que o prêmio será em dinheiro faz com que profissionais fotográficos fiquem interessados, descaracterizando um pouco o caráter amador (e inclusivo) da promoção.

Via
The Verge
Botão Voltar ao topo