Dicas de iPhone e iPad

Como registrar um segundo rosto no Face ID do seu iPhone ou iPad Pro

Seu Face ID com duas caras

Quem possui um iPhone X, XR, XS, XS Max ou o novíssimo iPad Pro, tem a vantagem de desbloquear o aparelho apenas dando uma olhadinha para a tela. A câmera frontal TrueDepth é capaz de reconhecer seu rosto em milésimos de segundo, pois traça um mapa tridimensional dele e libera o acesso. Porém, alguns usuários reclamam que, enquanto o Touch ID permitia o cadastro de até 5 dedos diferentes, o Face ID limita o registro de apenas um usuário.

Isso mudou um pouco com o iOS 12, que agora possibilita registrar um “visual alternativo“, que pode ser o rosto de outra pessoa que vive com você. Neste artigo você vai aprender como fazer isso.





De fato, o termo visual alternativo não é muito claro e deixa vários usuários com dúvida. Porém, ele permite sim o registro de uma outra pessoa no sistema de segurança do Face ID. Isto significa que você pode autorizar alguém mais a desbloquear o aparelho usando apenas o rosto.

Claro que você precisa ter certeza que quer dar autorização à outra pessoa para ter acesso ao aparelho. Afinal, isso permite também ter acesso a aplicativos que usam o Face ID (como os de banco e gerenciadores de senha), além de alterar diversos ajustes do sistema. Só registre outro rosto de alguém que você tenha extrema confiança.

Registrando um segundo rosto

Para registrar o rosto de outra pessoa (sem apagar o registro do seu), siga os seguintes passos:


Passo 1: Abra os Ajustes


Passo 2: Toque no menu “Face ID e Código


Passo 3: Toque em “Configurar Visual Alternativo


Passo 4: Toque em continuar e registre normalmente o rosto alternativo


Pronto, a partir deste momento a outra pessoa conseguirá desbloquear o aparelho com o rosto, sem precisar digitar a senha. :)

Botão Voltar ao topo