Apple WatchOpinião

Lanterna no Apple Watch, esta ilustre esquecida

É comum destacar-se diversas funcionalidades do relógio inteligente da Apple, como monitorar a atividade física, a saúde, notificações e tudo mais. Mas quase ninguém cita ou comenta uma das funções que eu mais uso no meu: a lanterna. 

Sim, o Apple Watch possui uma lanterna, que é a mais prática do mundo. 





Não é exagero: nunca uma lanterna foi tão acessível. E olha que quem vos escreve é um ex-usuário do saudoso Nokia lanterninha, aquele que vinha com uma lâmpada na parte de cima, que acendia quando era preciso.

O grande barato do Nokia era você ter sempre no bolso uma lanterna, onde quer que se ia. Era prático quando tinha apagão de luz, ou quando se chegava em casa à noite e o buraco da fechadura não estava iluminado. Uma verdadeira mão na roda no dia a dia. 

Com a chegada do iPhone (que de fato matou a Nokia), a grande tela de LED acabou servindo como foco de luz, substituindo a necessidade de se incorporar uma lâmpada física no aparelho. Aliás, por um bom tempo os aplicativos de lanterna fizeram sucesso na App Store, até a Apple permitir que o sistema usasse o LED do flash da câmera do aparelho para iluminar o ambiente. Foi o fim de centenas de apps.

Sim, a função lanterna do iPhone é bem prática, mas não tanto quanto a do Watch, justamente porque este último está SEMPRE com você, ali, no seu pulso. Por ser um wearable (acessório “vestível”), o relógio acaba fazendo parte de você. E quando você tem uma lanterna que “faz parte de você”, atingimos realmente o ápice da praticidade. 

A lanterna do Watch herda o procedimento daqueles primeiros apps: cria uma tela branca intensa para irradiar luz. Isto é suficiente para iluminar bem o ambiente próximo a você e quebrar o galho em diversas situações. Por exemplo, quando você se levanta à noite para ir ao banheiro ou fazer qualquer outra coisa, a iluminação do Watch é perfeita para você se deslocar sem acordar seu companheiro/companheira que está dormindo. Ou quando falta luz de repente e seu iPhone não está com você. Em situações de emergência, não há nada mais prático.

Por que raios tem a cor vermelha?

Claro que, para ficar perfeito, a Apple terá que arranjar uma maneira de melhorar bastante a autonomia da bateria do seu relógio. Muitos usuários o deixam carregando durante a noite, que é justamente o momento em que mais se precisa de uma lanterna. O dia que ela solucionar este ponto, aí sim a lanterna poderá ser colocada lado a lado com as melhores funcionalidades úteis do Apple Watch. 


Como ativar a lanterna no Apple Watch

Ativar a lanterna no Apple Watch é bem simples. O botão de ligar fica na Central de Controle, que você tem acesso ao deslizar o dedo na tela de baixo para cima. Ele tem o mesmo aspecto do botão de lanterna do iPhone.

Ao tocar no botão, a tela OLED do relógio fica toda acesa, com uma luz forte suficiente para iluminar o ambiente próximo. Há três cores de lanterna, que você ajusta arrastando a tela para o lado: branca, branca piscante e vermelha.

A branca é a lanterna normal, que ilumina bem o que estiver por perto. A piscante é para casos de emergência, em que você não pode sair do lugar e precisa chamar a atenção de quem passa longe. E a vermelha é uma maneira de iluminar de uma forma menos agressiva aos olhos, ideal para quando você levanta da cama no meio da noite e não quer acordar mais ninguém (ou perder o sono por causa da luz forte).

Aliás, se o Watch estiver com a função Não Perturbe ativada, a lanterna já ativa diretamente na cor vermelha, pois supõe que você já estava dormindo.


Uma função tão pouco comentada, mas que, tenho certeza, salva a pele de milhares de usuários no mundo inteiro. 🙂

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.
  • Alisson Rocha

    Excelente lembrete e matéria iLex. Faltou citar a excelente funcionalidade que faz diminuir e aumentar a intensidade da luz (quando você direciona o relógio para si, como se estivesse olhando as horas, a intensidade diminui… e quando você direciona o relógio para frente, como se fosse uma lanterna, aí a luz aumenta).

    • Murilo Herrmann

      opa! isso é novidade, nunca havia reparado!!!

    • Tiago M.

      Sim! Se tu vira o braço na direção contrária à de ver as horas a luz fica mais intensa.

  • Dante 

    Eu a utilizo todos os dias!

  • Daniel Guimarães

    Nokia lanterninha foi o 1100, não o 3310…

  • Thiago

    Muito bom o artigo, eu nunca lembro que meu watch tem uma lanterna rsrsrs, o pior é que nunca usei nas emergências.. das vezes que usei foi só pra testar ou conhecer o recurso.

  • Valfran

    Muito bom artigo! Uso todo dia essa função no watch quando coloco meus filhos para dormir. Uma outra dica interessante: para desligar a lanterna, basta cobrir o relógio com a palma da mão. Funciona, mesmo no escuro.

  • Silas Barbosa

    Vira e mexe eu uso a lanterna 🔦 do meu Apple Watch ⌚️

    • Don Corleone

      Eu tb…e conheço muitos que usam…

  • Luís Henrique Brock

    Faltou comentar que agora a lanterna pode ser ativada pela Siri: “E aí Siri, ligue/ative a lanterna”. O comando vale tanto para o Watch quanto para o iPhone.

    Utilizo este comando quando estou andando de bicicleta a noite. A luz branca piscante no braço esquerdo é mais um sinal aos motoristas para que tenham atenção ao passar por mim.

  • Já fiz até boate com essa lanterna.

    • Ajustes

      Parabéns pelas palavras ao ministro!

  • Elcin

    Uso a minha muito, desde que foi lançada e tem duas coisas interessantes que não foi citado no texto.
    1- Ela fica mais fraca quando você vira o relógio pro lado do usuário e fica mais forte quanto se direciona o relógio pra frente, pro caminho que você quer que ilumine.
    2- Para desligá-la basta “abafar” a tela do relógio com a palma da mão.

    • Pedro Rodrigues

      Essa 2 eu não sabia! Ajudou muito!!! Obrigado

  • Eu utilizo diariamente para me levomover pela casa após apagar todas as luzes para dormir.
    Muito útil e extremamente prática.

  • rafael_rs

    Até hoje não comprei o Watch pela questão da bateria. Qual a praticidade de ter um relógio que preciso carregar toda a noite? Como fica o monitoramento do sono? Creio que isso também entre nos dados do app “saúde”. Enquanto isso vou usando meu Garmin com autonomia de mais de 10 dias, monitoramento total de passos, FC, etc…

    • Maciel Meireles

      Rafael,
      Eu tb gosto de monitorar meu sono então eu faço assim. Quando chego em casa, coloco pra carregar, tomo banho e janto e antes de dormir ele está em 100%. Durmo com ele pra monitorar meu sono e como “despertador” silencioso (ele vibra no meu pulso), dessa forma ele só me acorda e não perturba minha esposa. Por segurança, coloco o iPhone como backup de despertador no caso de não acordar com o Apple Watch mas até hj não precisei do plano b.
      Espero ter ajudado.

    • Daniel Alves de Andrade

      A bateria do meu séries 4 dura 2 dias tranquilamente… neste momento quarta-feira as 18:12 estou com 39% e a última vez q carreguei foi na madrugada de segunda para terça

  • Diego Miranda

    Utilizo essa função com frequência.

  • Por falar em luz de noite, tem como na hora de dormir fazer com que o Watch não acenda a tela quando move o braço durando um período da noite?

    • João Vitor

      O modo Teatro, disponível na central de controle do relógio faz exatamente isso.

  • Murilo Herrmann

    Funcionalidade esquecida mesmo.
    Já utilizei a luz piscante em alguns treinos de corrida de rua. Quando está anoitecendo um pouco e eu pego trechos mais movimentados, deixo a luz piscando para chamar atenção do movimento.

  • KB

    Uso direto, grande sacada esta função.
    Achei que a vermelha fosse para casos de emergências… ou seria para quem revela negativos de filmes 35mm 😂?

  • Don Corleone

    o buraco da fechadura não estava iluminado foi ótimo…