Dicas de iPhone e iPad

As 10 primeiras coisas que você deve experimentar no seu novo iPhone XR, XS ou X

Você acabou de ganhar/comprar um novo iPhone de tela inteira, sem botão frontal? Parabéns! Para quem está vindo de outros modelos mais antigos, ou até mesmo de smartphones de outras marcas, as diferenças são grandes e há muito o que descobrir. Mas o que experimentar primeiro? Que novidades legais seu precioso aparelho oferece? O que mostrar quando alguém pedir para ver seu novo iPhone?

Aqui temos uma lista com sugestões das novidades que você pode experimentar no novo queridinho da maçã.


O iPhone X (em 2017) foi um divisor de águas, se mostrando a maior mudança no aparelho desde o iPhone 4. Fim do botão frontal, do Touch ID, uma tela enorme de ponta a ponta, alem de uma nova tecnologia de reconhecimento facial capaz de traçar um mapa em 3D do seu rosto em poucos milissegundos. Portanto, mesmo quem é macaco-velho no iPhone pode ter que reaprender gestos e novas formas de interagir com o sistema. E este artigo vai ajudar você nisso.


1. Experimente o Face ID

Claro que a primeira coisa que você vai querer experimentar será o sistema de identificação de rostos. Ele é o carro chefe da nova geração e sem dúvida a maior tecnologia atualmente incorporada em um iPhone, com origens no velho Kinect (leia mais sobre isso neste outro artigo).

Após configurado, o iPhone desbloqueia somente ao olhar para ele, o que é algo impressionante para quem vê isso pela primeira vez. Faça diversos testes, desafie o sistema para ver se você consegue enganá-lo. Faça caretas, coloque óculos e chapéus, tente desbloqueá-lo no escuro ou de olhos fechados. É provável que grande parte destes testes surpreenda você.

Quando receber uma notificação com a tela bloqueada, repare que o conteúdo dela só será mostrado quando você olhar para a tela. Isso é algo bem divertido de testar.

No dia a dia o Face ID acabará incorporando-se aos seus hábitos. Você pegará o iPhone e deslizará automaticamente a tela para usar os aplicativos, sem nem precisar esperar que o cadeadozinho se desbloqueie. É tudo muito rápido e intuitivo. Vale lembrar que ele funciona normalmente em aplicativos configurados para o Touch ID, bastando olhar para a tela.


2. Brinque com os Animoji e Memoji

Muitos já estão dizendo que eles são a grande sensação dos novos iPhones. É sem dúvida, a função mais divertida de mostrar para outras pessoas, porque não tem como não gastar alguns minutos brincando com eles.

A câmera TrueDepth é capaz de fazer um mapa do seu rosto e animar em tempo real um dos 16 personagens disponíveis, ou então aqueles feitos por você mesmo para representar seu rosto (os Memoji).

Por mais resistente que você seja com os Animoji, não tem como não achar divertido na primeira vez que experimenta. Mostrar para crianças é diversão na certa.


3. Aplique máscaras virtuais no seu rosto

Uma das coisas divertidas é aplicar Animojis e Memojis no próprio rosto, usando a Realidade Aumentada. Isto foi incorporado no sistema a partir do iOS 12 e você pode fazer tanto em ligações em tempo real do FaceTime quanto em fotos estáticas do iMessage.

Abra o iMessage, toque no botão de câmera fotográfica e depois no botão de Efeitos (estrela). Então basta escolher um Animoji, usar a câmera frontal e se divertir.


4. Aprenda os novos gestos

Esta nova geração de iPhones traz também todo um novo modo de usar o aparelho, devido às importantes mudanças no design. Como não tem mais botão frontal, você terá que se readaptar aos novos gestos, coisa que a princípio parecerá difícil, mas que não demora mais de um dia e meio para você se acostumar totalmente.

Os principais gestos a aprender são os seguintes:

  • Arrastar de baixo para cima: o gesto que substitui o antigo botão Home (Início) é o de deslizar o dedo da extremidade inferior da tela para cima. Isso permite você sair de aplicativos e voltar à tela inicial.
  • Multitarefa: arrastando de baixo para cima e segurando disponibilizará as janelas dos aplicativos abertos, para você passar facilmente de um para outro. Você também pode trocar de aplicativo ao deslizar para o lado aquela linha que fica na parte de baixo da tela em todos os apps.
  • Fechar apps: para fechar definitivamente um aplicativo, abra a tela de multitarefa e arraste a janela do aplicativo para cima.
  • Central de Controle: por causa dos novos gestos, não é mais possível puxar a Central de Controle de baixo para cima. Ela agora é acessada puxando para baixo o topo superior direito da tela.
  • Central de Notificações: ao puxar o topo da tela para baixo (excluindo o canto direito que comentamos no ítens anterior) você tem as notificações e os widgets, parecido com o que você já conhece.
  • Alcançabilidade: a função que faz a tela baixar para você conseguir tocar no topo com apenas uma mão ganhou uma nova forma de funcionar no X. Basta colocar o dedo na parte de baixo da tela e arrastá-lo para baixo. Leia mais sobre isso aqui.
  • Câmera na tela bloqueada: para acessar a câmera fotográfica na tela bloqueada você ainda pode simplesmente deslizar para o lado, como em outros iPhones. Porém nos novos há também um botão para isso, que deverá ser apertado com um pouco mais de força.
  • Toque para despertar: você poderá despertar a tela apenas tocando nela.

Além de gestos, os botões laterais também mudam um pouco. Para desligar completamente o aparelho não basta apertar por alguns segundos apenas o botão de repouso, como você sempre fez nesses 10 anos de iPhone. No XS/XR/X você precisa apertar o botão de repouso e com o botão de aumentar volume, juntos. Isso porque com a retirada do botão frontal, agora o botão de repouso serve para ativar a Siri. Enquanto ele sozinho estiver apertado, a assistente virtual estará ouvindo o que você diz.

Para tirar foto da tela, basta apertar rapidamente o botão de repouso e o botão de aumentar volume.


5. Tire fotos em Modo Retrato

Para quem nunca tirou fotos com um iPhone 7 Plus, o Modo Retrato é uma das coisas que mais impressionam nos novos aparelhos. Não tem como não ficar apaixonado com as fotos de pessoas, animais ou até certos objetos com destaque por causa da profundidade de campo, como acontece com câmeras profissionais. Repito, é de apaixonar qualquer um.

A funcionalidade de Iluminação de Retrato até é legal e ajuda em muitos momentos, mas você precisa testar caso a caso para ver se ela realmente melhora a sua foto. O modo Luz de Estúdio é o mais popular.

No iPhone XR, por não possuir câmera traseira dupla, você pode ainda realizar fotos em modo retrato, mas apenas de pessoas. Leia mais detalhes disso no link abaixo:


6. Faça selfies

Outro ponto fortíssimo nos novos iPhones é que eles permitem fazer selfies maravilhosas por causa do mesmo Modo Retrato da câmera traseira. Com a câmera frontal da geração X é possível tirar fotos com o fundo desfocado e também usar a função Iluminação de Retrato, e você verá que o resultado disso é fantástico. Seus amigos nas redes sociais irão se impressionar.


7. Tire fotos no escuro com flash

Nós já comentamos aqui sobre o Flash com sincronização lenta (também presente no 8), que permite tirar fotos no escuro que não fiquem estouradas com a iluminação. Experimente usar mais o flash em fotos no escuro com pessoas em ambientes com fundo amplo e você verá a diferença que esta funcionalidade traz para as suas fotos.

Flash sem e com sincronização lenta

8. Faça um vídeo HD em câmera lenta

Os novos iPhones podem gravar vídeos em câmera lenta em alta definição (1080p) a 240 fps. Faça vídeos de seus cachorros brincando, ou de crianças correndo e você verá o quanto especial pode ficar o registro de um momento especial que ficará como recordação para a vida inteira.

YouTube video


9. Faça pagamentos apenas com o olhar

Uma das coisas bem legais que é possível fazer com os iPhones dotados do Face ID é usar o Apple Pay. Nos modelos da geração X, a autorização biométrica é feita apenas olhando para a tela, o que costuma impressionar as pessoas pela facilidade de uso. Se ainda não sabe como adicionar seu cartão de crédito ao Apple Pay, confira alguns links abaixo:


10. Use um carregador sem fio

Uma novidade bastante prática é a compatibilidade com bases de carregamento por indução Qi. Basta apoiar o iPhone sobre uma delas e ele passa a recarregar a bateria sem você precisar conectar o fio Lightning no aparelho. É uma grande facilidade no dia a dia, apesar da velocidade não ser tão rápida quanto o carregamento por cabo. O ideal é ter uma base dessas ao lado da mesa de trabalho, ou então do lado da cama para deixar carregando enquanto dorme.


Essas são as 10 primeiras coisas que você pode fazer com seu novo iPhone, ou mostrar para quem vier lhe fazer aquela pergunta clássica: “E aí, o que tem de novo nesse iPhone?“.  ;)

Fonte
Conteúdo original ® Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo