Notícias

Claro deixará de dar suporte ao Visual Voicemail do iPhone a partir de 2019

Talvez você nem conheça a ótima função Visual Voicemail, exclusiva no iPhone e que foi uma das grandes novidades dele no seu lançamento, em 2007. No Brasil, apenas a operadora Claro oferecia o serviço e era um grande diferencial para seus clientes.

Pois bem, isso até hoje. A partir do dia 28 de janeiro de 2019, nenhuma operadora no país irá mais oferecer este velho e bom serviço aos seus clientes.


O Visual Voicemail, como o nome em inglês já diz, é uma secretária eletrônica visual, em que você pode escolher qual recado ouvir ou não, sem ter que ser obrigado a ouvir todos os recados um atrás do outro. Os áudios recebidos ficam lá, em lista, com indicação de quem o deixou e dando a total liberdade ao usuário de saber quais são os recados relevantes a escutar, sem perder tempo.

YouTube video

Seria a revolução da secretária eletrônica, não fosse a má vontade das operadoras em implementá-lo. Para que a função funcione, é preciso uma infraestrutura diferente, que cada empresa precisa instalar, o que implica também em custos. A Claro foi a única no país a investir nisso, o que lhe deu uma vantagem estratégica no início, quando o telefone da maçã foi lançado no país.

Nesta sexta, os clientes da Claro começaram a receber um SMS, comunicando que o serviço será descontinuado a partir do dia 28 de janeiro de 2019.

É uma pena ver este serviço chegar ao fim, uma das últimas criações influenciadas por Steve Jobs ainda em uso. É bem verdade que a utilidade de recados na secretária eletrônica diminuiu muito nos últimos anos, se tornando algo bem raro hoje em dia. Afinal, quem ainda deixa recados em secretária eletrônica? E quando deixa, quem ainda escuta recados?

Seja como for, é uma função a menos que deixa de ser disponibilizada para os usuários. Este ano vimos também a Vivo descontinuar o ótimo TU Go, que era bem útil. No fim, nós acabamos pagando mais para ter cada vez menos funções.

Caso você queira conhecer melhor o que é/era o Visual Voicemail, leia nosso artigo especial detalhando o serviço.

Botão Voltar ao topo