Notícias

O modo Retrato do iPhone XR deverá reconhecer apenas rostos, não objetos

Equipado com apenas uma câmera na parte traseira, o iPhone XR é o primeiro com esta configuração a possuir o modo Retrato, que até então era exclusivo dos modelos com duas câmeras (iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X).

Mas fazer a função funcionar com uma câmera única tem seus custos, e um deles talvez seja limitar os retratos apenas a rostos, não objetos. 


Modo Retrato

O modo Retrato aplica em uma imagem o efeito de destacar o primeiro plano e desfocar o fundo, criando o efeito bokeh (como nas câmeras DSLR profissionais). Para realizar isso no iPhone, a Apple tem à disposição algumas técnicas. Uma delas é usar a câmera dupla traseira, para conseguir determinar a profundidade de campo dos objetos. No iPhone X, a câmera frontal não precisou ser dupla para aplicar o mesmo efeito, pois contou com a tecnologia TrueDepth, que com sensores infravermelhos consegue criar imagens em três dimensões. Ambas usam tanto o hardware quanto o software para identificar a profundidade e criar as imagens em modo Retrato. 

A novidade do iPhone XR (que chegará ao mercado no dia 26 de outubro) é que ele consegue fazer o desfoque de fundo com apenas uma câmera traseira. Isso é possível porque a Apple usa exclusivamente software para aplicar efeitos na imagem. A inteligência artificial e o chip Neural Engine identificam o rosto da pessoa e aplicam o processo para deixá-la em primeiro plano. 

Limitações

Esta evolução parece ótima e promete “democratizar” o ótimo modo Retrato para mais dispositivos. Porém, durante a apresentação do dia 12, um jornalista notou uma característica bem específica em fotos de profundidade com a câmera traseira do XR: ela só funciona com rostos, não com objetos. 

A razão parece óbvia. A inteligência artificial está programada para identificar rostos, por ter um formato mais fácil de adivinhar (olhos, boca, nariz). Para objetos, a coisa fica bem mais complexa, justamente por ser difícil para o software prever a forma dele. 

Ou seja, aparentemente a câmera única do iPhone XR conseguirá aplicar o modo Retrato apenas em pessoas. E animais? Bem, não havia animais presentes na conferência da Apple e por isso o jornalista não pode conferir isso. Ele só conseguiu testar com objetos.

Muitos comentam que o Google Pixel 2 também possui uma única câmera e consegue aplicar o efeito de profundidade em objetos. Porém, o processo é diferente: enquanto o celular do Google aplica o efeito APÓS a foto ter sido tirada, no iOS o efeito é aplicado em tempo real, permitindo que o usuário participe da composição da imagem ANTES de tirar a foto. Talvez isso complique bastante o trabalho do software.

A função modo Retrato é um grande diferencial dos modelos dos últimos anos. É uma pena saber que o iPhone XR possa ter essa limitação, apesar da Apple ainda não ter confirmado nada oficialmente. Fica a nossa torcida para que isso seja resolvido no futuro, com um software que suporte fotos com profundidade também em objetos, como acontece hoje nos modelos de câmera dupla.

Este foi um artigo colaborativo, enviado por um de nossos leitores. Quer escrever para o BDI? Envie seu texto para [email protected]
Via
Cult of Mac
Tags
Mostrar mais

Vinicius Marin

Brasileiro de coração argentino, apaixonado por aviação e por tecnologia, trabalha com marketing e passa 25 horas do dia com o iPhone na mão.

Artigos Relacionados

  • Aimoré Neto

    Enquanto a Apple continuar lançando esses iPhones de Cherrnobyl e inflando preços por mudanças mínimas, continuo feliz com meu iPhone 8 Plus.

    • f.u.

      Tenho um iPhone 6s e estou na dúvida se troco por um X – que está em promoção – ou por um XS?

      • Exes Man

        Só se for pelo XS Max! Ai sim vale a pena, caso contrario, pelo custo beneficio melhor ir de X que é um excelente device do mesmo jeito!

      • Joaquim Augusto Miranda

        Com ctz o X na promoção.

    • João Moura

      hahaha…. eu to com o 7 Plus e também bastante satisfeito. Aumentaram demais os preços.

    • Caio Ferreira

      Cara, hoje mesmo estava refletindo sobre se faria sentido trocar um 8 Plus por um Xr e cheguei a conclusão que sob muitos aspectos não vale a pena infelizmente. Como pode um 7 Plus ter as duas lentes e um Xr novo não ter (só pra se distanciar mais do XS)

  • Jean Carlos

    Essa chegou um pouco atrasada aqui no blog. (Porém, reconheço que esta mais completa que as de outros sites.)

    • Jean, pare de pensar assim, de forma errada. Liberte-se!

      Há tantos sites que caem nesse erro, o de publicar “o quanto antes”, não se importando com a qualidade. O que importa é “ser o primeiro”, tipo aqueles comentaristas de internet que se esforçam para escrever “PRIMEIRO!” nos comentários, sem se preocupar se aquilo é válido ou não.

      Há razões para este artigo só ter sido liberado agora (faz parte de um trabalho de trainee interno), mas independente disso, como pode uma notícia sobre um aparelho que ainda em foi lançado estar atrasada?

      Há sites que provavelmente você conheça, que preferem vomitar trocentas informações diariamente que, para serem publicadas rapidamente, são apenas traduzidas de outros sites, sem mais profundidade ou melhores esclarecimentos. O BDI não é assim, Jean, e a gente se esforça diariamente para não cair nessa armadilha e ser diferente da mesmice dos outros. 😉

      • Rafael

        Concordo, nem faço questão de ler em outros sites

      • Elcin

        Corretíssimo!
        Amo o blog no iPhone desde o meu primeiro iPhone, o 4 de 2010, desde então sigo ferrenhamente. Inclusive uma aba do meu navegado no meu computador se mantém o BDi aberto sempre, pra simplesmente atualizá-la e ver se saiu novos posts.
        Uma coisa que eu gostaria de ver mais aqui é sobre Apple Watch, me doeu esses dias ter que pesquisar na internet pra saber que meu bom e velho Watch de 2014 não vai mais receber atualizações. O que me gerou duas tristezas, uma de não mais poder atualizá-lo, outra de não ter ficado sabendo por aqui, que é um excelente “Apple News”, que pra mim é o melhor do BRASIL!
        Deixo aqui meu carinho, agradecimento e apelo, pra quem sabe algum dia apareça uma TAB lá em cima para que possamos nos informar também de outros iDevices também por aqui.
        Se fui petulante, me desculpe.
        Abraço iLex!

        • Tem toda razão, Elcin, também acho que estamos em falta com o Watch.
          Obrigado pelo puxão de orelha e vamos ver se damos mais atenção a isso. 😉

  • Fernando Bicalho

    Tenho um iPhone 7 Plus, ia trocar pelo X, agora que vão lançar o XR estou na dúvida, queria o XS Max mas a diferença aqui em Portugal é de 400 Euros… O que recomendam?

    • BS

      Fico na mesma dúvida… X ou XR? Já que os preços deverão ficar próximos…

      • Caio Ferreira

        Nos eua pros de 64gb são 150.00 dolares de diferença basicamente pra ter 3dTouch, OLED, e a Camera dupla pra tudo por outro lado se perde o efeito bokeh e um pouco de duração de bateria pq performance mesmo e qualidade das cameras ta tudo muito bom hehe

    • Caio Ferreira

      Tenho um 7 Plus tambem, tentando escolher entre um X um 8 Plus ou um XR( 64gb 899; 256gb 849; 128gb 799 respectivamente em US$) mas a qtd de memoria e a ausencia do 3d touch e camera Dupla (pra tudo e não só rostos) me está fazendo tender para o 8 Plus . . . Não sei oq ue fazer

      • lnpBR

        Iria de 8 Plus! Camera dupla, 256gb….. acho que só pelos 256gb eu ja escolheria o 8…. o x tem pouca memória nesse seu caso…o XR teria a vantagem do Face ID, mas sem a câmera dupla!!!

      • Ecliptor

        Estou exatamente com a mesma dúvida Caio. Mas já descartei o XR americano por conta das frequências do 4g no Brasil. Vou aguardar pra ver o preço dele no Brasil. Essa semana cheguei a ver o 8 plus 256gb por R$3887,00 a vista no Shoptime. Mas resisti ao demônio do consumismo…

    • MonHoe

      Eu compraria o XS max, mesmo que seja considerável a diferença (e bem mais acessível que aqui), um iPhone dura bastante tempo, então eu iria no melhor hardware para ficar com o aparelho por uns 3 anos ou mais

  • John Diego

    acredito q esse modo retrato no XR vai ficar artificial d+ igual o efeito que o instagram faz no modo stores(q só faz desfoque quando encontra rostos)

  • Rafael Oliveira

    OFF TOPIC: Alguém sabe dizer qual o prazo que tenho pra efetuar a retirada de um produto que comprei e selecionei a opção de efetuar a retirada direto (Pick Up) na Apple Store (EUA). Pergunto isso pois já gostaria de comprar umas coisas antes de viajar e so aparece a opção de agendar a retirada para o mesmo dia.

  • Luiz Dias

    Só pra lembrar a galera que o Xr não tem 3D Touch nem tela oled , me corrijam se estiver errado, então se for uma função q vc sempre usa ou nunca usou caso venha lá do i6 ,vale a pena ir de iX ou Xs