Notícias

Mais um bug de Horário de Verão, e dessa vez a culpa nem é da Apple

Época de mudança de horário costuma ser um pouco conturbada, porque muitos dispositivos eletrônicos costumam mudar automaticamente o relógio e isso nem sempre dá certo. Já tivemos vários casos de problemas do tipo desde o iOS 4, e recentemente o pessoal na Austrália passou perrengue com seus Apple Watches.

Nesta segunda, milhares de brasileiros foram despertados uma hora mais cedo, sem entender o motivo. O iPhone (e outros smartphones) passaram a mostrar o horário de verão praticamente um mês antes dele ser oficialmente implementado no país.


O bug não segue o padrão normal. Normalmente a mudança de horário acontece de sábado para domingo e não em uma segunda-feira. Além disso, nem todos os usuários sofreram com o problema, apenas os clientes da operadora TIM.

Sim, o problema foi causado pela operadora, que criou uma lambança e reprogramou o celular de milhares de clientes por todo o país. A resposta da empresa foi pouco convincente:

Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro, porém houve uma alteração na data devido as eleições, assim o novo horário só entrará em vigor no mês de novembro. Pedimos desculpas se causamos algum desconforto e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília.

A resposta não é correta, porque nunca poderia acontecer em uma segunda-feira. Inicialmente, a mudança de horário era prevista para o dia 4 de novembro, e foi adiada por causa das provas do Enem (ATUALIZAÇÃO: o presidente Temer revogou o adiamento e manteve a data de 4/11). A data de 15 de outubro coincide com a do início do horário de verão no ano passado. Portanto, foi um erro técnico mesmo.

Como resolver?

Visto que o problema está sendo ocasionado por uma configuração errada da operadora, a solução mais simples é desabilitar a configuração automática de horário no iPhone. Isso pode ser feito em Ajustes > Geral > Data e Hora > Automaticamente. Desligue a opção e ajuste o fuso para a sua região.

Botão Voltar ao topo