Notícias

Mais um bug de Horário de Verão, e dessa vez a culpa nem é da Apple

Época de mudança de horário costuma ser um pouco conturbada, porque muitos dispositivos eletrônicos costumam mudar automaticamente o relógio e isso nem sempre dá certo. Já tivemos vários casos de problemas do tipo desde o iOS 4, e recentemente o pessoal na Austrália passou perrengue com seus Apple Watches.

Nesta segunda, milhares de brasileiros foram despertados uma hora mais cedo, sem entender o motivo. O iPhone (e outros smartphones) passaram a mostrar o horário de verão praticamente um mês antes dele ser oficialmente implementado no país.


O bug não segue o padrão normal. Normalmente a mudança de horário acontece de sábado para domingo e não em uma segunda-feira. Além disso, nem todos os usuários sofreram com o problema, apenas os clientes da operadora TIM.

Sim, o problema foi causado pela operadora, que criou uma lambança e reprogramou o celular de milhares de clientes por todo o país. A resposta da empresa foi pouco convincente:

Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro, porém houve uma alteração na data devido as eleições, assim o novo horário só entrará em vigor no mês de novembro. Pedimos desculpas se causamos algum desconforto e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília.

A resposta não é correta, porque nunca poderia acontecer em uma segunda-feira. Inicialmente, a mudança de horário era prevista para o dia 4 de novembro, e foi adiada por causa das provas do Enem (ATUALIZAÇÃO: o presidente Temer revogou o adiamento e manteve a data de 4/11). A data de 15 de outubro coincide com a do início do horário de verão no ano passado. Portanto, foi um erro técnico mesmo.

Como resolver?

Visto que o problema está sendo ocasionado por uma configuração errada da operadora, a solução mais simples é desabilitar a configuração automática de horário no iPhone. Isso pode ser feito em Ajustes > Geral > Data e Hora > Automaticamente. Desligue a opção e ajuste o fuso para a sua região.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • luis

    Eles já consertaram a hagada. Habilitei novamente o modo automático e está ok.

    • Filipe Gibson

      No meu ainda está oscilando. Em um minuto está normal, no outro já está errado de novo..

  • Vítor

    Como sempre a TIM provando que é a pior operadora do país.
    Venham pra Claro amiguinhos! Aqueles q faz propaganda da operadora kkkkkk

    • Estou muito bem com o meu Beta Lab… 20gb internet e 2000min pra qualquer operadora… Tim/tim free e sms… 55,00 por mês. =P

  • Danilo Dos Santos

    Bizarro, cheguei sozinho no serviço 1h antes 🙁 … OBS: Há, e ainda no clima de falhas.. Tenho um calendário de feriados instalado no iPhone, que se não me engano instalei aqui pelo BI.. nele mostra o feriado de finados em data errada!

    • Provavelmente era por causa da configuração do Fuso Horário. Dê uma olhada lá para ver se agora corrigiu. 😉

      • Gustavo Rezende

        Aqui no iPhone o horário já está normal desde 10:00, mas finados ainda está sendo mostrado no dia 1º, já no MacBook a mesma assinatura de calendário exibe finados corretamente no dia 02/11.

    • Vinicius Gioia

      Acredito que não seja aqui do Blog do Iphone, pois o meu e o da minha esposa tbm estão errados. Ela nunca acessou o BI.

  • Marcelo

    Acho que há outro bug pois alguns compromissos de dia inteiro que eu tenho a partir do dia 21/10 (dia original do horário de verão esse ano) foram antecipados em 1 dia. Por exemplo: compromisso de dia inteiro no dia 24/10 aparece no app Calendário do celular no dia 23/10. Entretanto, no calendário do iCloud e no calendário do Mac aparecem corretamente no dia 24/10. iOS 12. Fiz a mudança para fuso horário manual e o erro permanece.

  • Tive o mesmo problema, mas não resolvi habilitando e desabilitando o “modo automático”…
    Fui em:
    Ajustes – Geral – Idiomas e Região – Brasil (o meu estava Estados Unidos)

    Conversando com alguns amigos, só resolveram depois de atualizarem o país…. Assim como foi comigo… espero ter ajudado quem ainda está com problemas.

  • RWindows

    problema da TIM, pois tenho um iPhone 5C encostado com chip da mesma e ocorreu isso até pensei em relatar, mas como meu outro iPhone e um android aqui são da VIVO nem me preocupei.
    nada melhor que ter relógios “manuais” despertando em casa

  • Michel Peron

    Alguém mais com o calendário marcando feriado de finados no dia 01/11?

    • Gustavo Rezende

      Aqui também, inclusive em 2019.

    • Joaquim Sargaço

      Sim: Finados em 01/11. E não tive o problema do horário de verão. Operadora: VIVO.

    • Diego Azevedo

      Sim. Sou cliente da Tim, inclusive, mas não tive o bug do horário porque sempre deixo fixo o horário de Brasília

  • Johannes Georg

    Eu acordei 1 hora mais cedo tb! Mas foi até bom! 1 hora a mais de trabalho fez bem para o prazo de entrega dele! O bug no fim não foi de todo ruim hehehehe!

  • Vitor

    Tenho o iphone 4s. Fui salvo por ele. Não teve alteração.

  • Ricardo Dantas

    Eu tenho um evento recorrente agendado para todo dia 04 (iniciando e terminando dia 04). com aviso para o próprio dia (9am).
    O evento que deveria ser no dia 04 de novembro (data do início do horário de verão) está iniciando no dia 03 e terminando no dia 04.
    Provavelmente vou receber um aviso no dia 03.

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    TIMganei.

  • Daniel Carvalho

    Parece que esse bug apareceu novamente nos aparelhos 4s e com chip da claro, mais alguém teve esse inconveniente hoje ?