Notícias

Bug no iOS 12 faz alguns iPhones não carregarem ao serem conectados ao cabo Lightning

Na semana passada, um youtuber americano (conhecido por ganhar rios de dinheiro fazendo sensacionalismo em cima do iPhone) atraiu bastante atenção fazendo um vídeo mostrando que o novo iPhone XS tinha um “defeito”: não carregava automaticamente ao ser conectado em um cabo Lightning. Em tempos que as pessoas recebem vídeos pelo WhatsApp e já repassam sem nem mesmo questionar se são verdadeiros ou não, o youtuber aproveitou da ingenuidade das pessoas para ganhar popularidade, mesmo com um vídeo raso e sem profundidade técnica nenhuma.

A verdade é que o iOS 12 parece apresentar um bug que, em alguns casos isolados, faz iPhones e iPads não carregarem adequadamente ao serem conectados a um cabo Lightning.


Bug no iOS, não no XS

Vários usuários relataram que tanto iPhones como iPads apresentam o problema. Ao conectar um cabo Lightning ligado a uma fonte elétrica, o aparelho não inicia automaticamente a carga. Para que ele comece a ser recarregado é preciso primeiro conectar o cabo e depois tirar o aparelho do repouso. Aí tudo funciona normalmente.

Isto tem acontecido em um número bastante reduzido de usuários.

Quando o vídeo do tal youtuber foi ao ar, vários leitores nos procuraram, para pedir que divulgássemos a “notícia”. Porém, ao testarmos nas unidades do XS que temos em mãos, não existia defeito nenhum no carregamento. Já aí percebemos que as coisas não eram tão rasas como se estava divulgando.

Possível solução

Há quem acredite que possa ser algo relativo à nova função de segurança que bloqueia a saída USB quando o aparelho está a mais de uma hora sem ser desbloqueado (leia mais sobre isso aqui). Um bug faz com que algumas unidades funcionem de forma errada.

Uma solução temporária seria ativar os Acessórios USB para que qualquer cabo seja aceito ao ser conectado. Isso é feito nos Ajustes, na parte do Face ID (ou Touch ID) e Código > Acessórios USB. Isso deve ser feito apenas por quem está enfrentando o problema de carregamento.

Como parece ser um problema de software, a Apple deve consertá-lo em breve, com uma futura atualização do sistema.

Vídeo sensacionalista

O carinha do canal Unbox Therapy sempre buscou fazer vídeos explorando algum problema em iPhones e exagerando ao máximo, para criar falsa polêmica e atrair muitas visualizações. Ele até tenta com outras marcas também, mas o retorno nunca é o mesmo. Então, cada lançamento de um novo iPhone ele se dedica ao máximo a procurar possíveis brechas para criar o seu show de horrores. Ele usa a desinformação como entretenimento.

Percebendo que alguns iPhones não ligavam corretamente ao conectar o cabo, ele tratou logo de criar um vídeo com um título caça-cliques e música de fundo usada em filmes de suspense, para basear toda a sua teoria. Armadilha ideal para caçar patos.

YouTube video

Centenas de milhares de patos viram o vídeo e simplesmente acreditaram, sem nem se questionar a razão daquela música de suspense ou se havia outra fonte que afirmasse a mesma coisa. Como pode o iPhone XS ser vendido a milhares de pessoas e apenas um youtuber falar disso como sendo uma notícia? Se fosse um problema realmente geral, nenhum outro site de notícias teria percebido? E o Blog do iPhone, teria testado os seus iPhones XS e não teria falado nada para seus leitores?

Era mais que óbvio que se tratava de sensacionalismo caça-cliques. E vários sites (inclusive brasileiros) acreditaram na armação, espalhando desinformação aos seus leitores e atraindo ainda mais público para o canal do cara. Que época maravilhosa que vivemos!


Portanto, não, não é um defeito dos novos iPhones XS. Sim, alguns iPhones de geração anterior e iPads também estão sofrendo disso. Sim, é um bug bem chato para quem o está vivenciando. Sim, se for software, a Apple irá consertar em breve. Não, o vídeo do Lula na cadeia dizendo para votar no Bolsonaro não é real, é falso.

Nunca acredite automaticamente em tudo que lê ou recebe nas redes sociais. Ponha seu cérebro para funcionar sempre, questione, duvide. Procure a coerência das coisas e tente formar sua opinião em base na lógica, não do que te dizem. Se você não usar constantemente o seu cérebro, ele pode atrofiar e, aí, já era.

Botão Voltar ao topo