Curiosidades

Selfiegate é a nova polêmica envolvendo o iPhone XS

Já é tradição: todo o lançamento de iPhone tem uma nova polêmica. Isto é regra, pois afinal os sites e youtubers precisam de cliques e visitas para agradarem seus anunciantes. O iPhone X, surpreendentemente, passou o primeiro ano sem nenhuma, o que é algo inédito. Mas não se aflija, porque as polêmicas voltaram!

Agora, o pessoal está reclamando que as selfies do iPhone XS deixam você mais bonito.


Selfiegate/beautygate

Vamos ao que estão dizendo: aparentemente, fotos tiradas com a câmera frontal do iPhone XS passam por um processo de software que aplica alguns filtros “embelezadores“, para melhorar a qualidade das selfies. Com isso, rugas e manchas são atenuadas, assim como a tonalidade da cor da pele. Pelo menos é o que muitos alegam.

O selfiegate (ou beautygate, como estão chamando) acontece porque reclamam que a Apple não avisou que haveria qualquer tipo de manipulação nas imagens e nem oferece opção para desligar esta suposta função.

Existem aplicativos na App Store que aplicam filtros que retocam e eliminam imperfeições como rugas, espinhas e sinais da pele. Eles atenuam a imagem, muitas vezes apresentando um resultado bem tosco e artificial. Por isso a preocupação de alguns.

Nós fizemos algumas experiências comparando selfies feitas com o iPhone X e o XS, para saber o quanto disso é verdade.


Os testes

Nossos testes foram bem básicos. Pegamos um iPhone X, ajustamos o modo Foto (normal) para a câmera frontal, e tiramos a foto. Mesma coisa para o iPhone XS. (clique nas imagens para ampliá-las)

A foto com o XS parece um pouco mais clara, e de fato o rosto parece ter ficado levemente “mais largo” que na primeira foto. Isso se repete em outras fotos.

Aqui a diferença de tonalidade é mais evidente. Mas na nossa opinião, isso é mais associado à função HDR do que a qualquer “filtro de beleza” (até porque o objeto da foto continua feio! ?). Repare que o rosto parece mais largo também desta vez.

Nesta outra, a função HDR fica bem evidente, minimizando a luminosidade que vem de trás. Mais uma vez, o rosto ficou mais largo que na primeira foto.

(Eu reclamaria que o XS me deixa mais gordo, não mais bonito! :P )

Vamos continuar com nossa análise.

Aproximando as imagens, não conseguimos identificar nenhum filtro de redução de rugas, poros ou imperfeições, como alguns alegam estar acontecendo.

Fizemos testes também como o modo Retrato ativado, para saber se era ele quem estava manipulando as fotos. E mais uma vez não encontramos o tal “filtro embelezador”.

Ampliando partes da foto, não há evidências de manipulação grosseira das imagens.


Conclusão

Pelo menos em nossos testes, não conseguimos identificar algo que justifique este alarde que alguns querem fazer.

Há sim diferença de tonalidade, mas como dito acima, parece muito mais referente à função HDR (que foi melhorada pela Apple neste último iPhone) do que um filtro que propositalmente altere as imagens.

Quanto à largura do rosto, tivemos a impressão que a câmera frontal do XS o deixa ligeiramente mais largo. Talvez possa ser a diferença de distância focal (foram dois aparelhos diferentes, com mesmo braço segurando em momentos diversos) ou então alguma característica da lente frontal do XS. Não parece ser algo relativo ao software.

De resto, a câmera ainda não consegue deixar bonito alguém que naturalmente já seja feio. :P

A impressão que temos é que esta é mais uma polêmica exagerada, para chamar a atenção com vídeos no YouTube com fundos musicais dramáticos e sensacionalistas, para atrair patos. Se for constatado realmente que o software exagera na manipulação (coisa que nós não conseguimos observar), é possível que a Apple solte uma correção disso em uma futura atualização do iOS 12.

Seja como for, não parece um real motivo para fazer alguém desistir de comprar o novo iPhone XS. Com certeza não maior do que o seu preço. ;)

Via
Business Insider
Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo