Apple Watch

Apple continua trabalhando em um meio de monitorar a glicemia com o Apple Watch

Para muitas pessoas, o monitoramento contínuo dos níveis de glicose no sangue é uma questão de saúde. Por isso, a tecnologia tenta evoluir o máximo que pode para poder oferecer mais conforto e qualidade de vida para este tipo de paciente.

Uma recente patente da Apple mostra que a empresa continua correndo atrás de uma solução que possa ser incorporada em seu relógio inteligente, para que o usuário seja informado de tudo em tempo real, de forma prática e não invasiva.


A patente foi publicada recentemente no escritório de patentes norte-americano (U.S. Patent and Trademark Office).

O processo consiste em um sistema óptico configurado para realizar uma espectroscopia, que permite determinar a concentração de uma substância através da aplicação de luz com propriedades conhecidas, como comprimento de onda e energia, a uma amostra.

Os detalhes são bem técnicos, mas em resumo, seria possível analisar os dados obtidos com a leitura ótica e compará-los com dados de referência, podendo assim determinar uma leitura atualizada em tempo real.

O Apple Watch já usa leitura ótica para determinar os batimentos cardíacos do usuário. A patente mostra que esta funcionalidade poderia ser ampliada para outros tipos de leituras biométricas.

Apesar de ser uma coisa bastante esperada por muitos, a simples existência da patente não significa que isso possa chegar cedo (ou algum dia) em nossos pulsos. Ela foi enviada pela primeira vez em agosto de 2015, poucos meses depois do Apple Watch chegar ao mercado. Mas ela indica que os engenheiros estão trabalhando nisso, o que pode indicar que um dia encontrarão uma solução viável e comercial para disponibilizar no mercado.

Via
Appleinsider
Fonte
US Patent & Trademark Office
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Celso F. Araujo

    Tomara, seria o fim das várias picadas diariamente!

    • Robert Venicius

      Não sei se o fim, mas talvez diminuir bastante as picadas! 😀

    • Saulo Benigno

      Já ouviu falar no FreeStyle Libre? Picadas nunca mais 🙂

      • iPhone X now!

        Muito caro e ruim, sai fácil, medições em muitas pessoas imprecisas, já é algo bom mas está longe do que seria uma solução no Watch.

        • Saulo Benigno

          Caro? Custa 250, 10% do Apple Watch… E não, não sai fácil, uso tem um ano e nunca tive problema.

          E não, não tem medições muito imprecisas.

      • Celso F. Araujo

        Já usei, muito caro e abandonei.

  • Homero Antonio Machado

    Um oxmetro também seria importante

  • Roberto

    Incrível! isso seria um marco histórico na ciência da saúde e dos vestíveis! Torço muito por este tipo de tecnologia que pode salvar vidas e ajudar o mundo todo a ter uma saúde mais estável! Eu sendo diabético certamente pagaria para ter este tipo de tecnologia em meu pulso.

  • Milton

    Nunca usei o Apple Watch mas uso diariamente o Garmin nos meus treinos e é perceptível a falta de precisão na medição frequência cardíaca pelo relógio no pulso em relação à cinta cardíaca no peito, especialmente quando há uma variação significativa na FC. No caso de saúde como é a glicose essa margem para imprecisão é bem complicada. Mas realmente se os caras conseguirem essa medição precisa é um feito e tanto para quem precisa monitorar constantemente. Aguardemos!

    • iPhone X now!

      Dependendo do caso só de falar se você está com hipo ou hiper já é uma grande ajuda.

      • Milton

        Sem dúvida, como falei é um grande avanço. Só citei o caso do medidor de FC, pois se alguém depende dele para sua saúde (lembrando que estou citando o caso dos dispositivos da Garmin) poderia se complicar bem. Já treinei com o medidor do pulso e com a fita do peito e chega a dar diferenças absurdas.

  • ricardopilatti

    Não colocaram um simples oxímetro até hoje, quem dirá um medidor de glicose, sem a necessidade de sangue…