Curiosidades

No futuro, talvez você consiga recarregar o seu iPhone apenas encostando-o no MacBook ou no iPad

Com os últimos iPhones entrando finalmente para a era do carregamento sem fio, o leque de possibilidades aumenta bastante. E por isso, os engenheiros da maçã devem estar imaginando diversas soluções para facilitar a vida do usuário.

Uma delas foi revelada recentemente em uma patente que a Apple depositou, que permite que um MacBook ou um iPad possam compartilhar energia com um iPhone, sem precisar de fios para isso.


Imagine um MacBook que tenha incorporado dentro dele um AirPower (aquele carregador sem fio da Apple que até hoje não foi lançado). Com isso, bastaria colocar o iPhone (ou até o Apple Watch) sobre o computador (em lugares específicos, naturalmente) para começar a recarregar imediatamente, sem precisar conectar fio nenhum. É exatamente isso que a patente descreve.

O documento prevê o “carregamento por indução entre dispositivos eletrônicos“. Ou seja, cada dispositivo compatível com carregamento sem fio (hoje temos o iPhone 8 e o X, mas devem vir outros no futuro) poderia também transmitir carga através da sua bobina interna. Por exemplo, você poderia usar um iPad para carregar a bateria do seu iPhone ou então carregar o seu Apple Watch apenas encostando-o no iPhone. As possibilidades são diversas.

O contrário também seria possível, mas faz bem menos sentido tentar carregar um iPad com a bateria menor do iPhone. Mesma coisa para o MacBook.

A praticidade de tudo isso seria enorme. Bastaria deixar o iPhone sobre o seu MacBook conectado na tomada para ambos estarem plenamente carregados pela manhã. Em viagens também ajudaria a levar bem menos fios.

Como sempre dizemos aqui, o simples fato de existir uma patente não significa que a ideia irá realmente se transformar em produto real algum dia. Ela apenas mostra que os engenheiros da Apple estão soltando a criatividade para tentar encontrar soluções que ajudem no dia a dia dos usuários.

Via
AppleInsider
Fonte
US Patent & Trademark Office
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Excelente patente!!! Só empilhar tudo e booom, tudo carregando de forma linda! Não vejo a hora

    • Concordo com você. Eu penso que quanto menos fio e mais comodidade melhor!!!!

  • Júlio César Milhomem Brito

    Estava justamente conversando sobre isso com minha esposa outro dia… como seria fantástico se pudéssemos compartilhar a energia dos nossos smartphones simplesmente aproximando eles… como fazíamos com o Bluetooth ou infravermelho a anos atrás para compartilhamento de arquivos… imagina só: vc vai comer em algum restaurante e o iPhone de um amigo está quase descarregando, mas o seu está com 90% de energia… vcs simplesmente colocam um em cima do outro e pronto… o smart com a bateria mais carregada compartilha energia com o outro… isso seria fantástico!!! 😍

    • KGB07

      Há algum tempo atrás eu vi um acessório que já fazia isso. Ele tinha três conectores lightning q compartilhava a energia entre os dispositivos conectados

  • Emanoel M.

    Sinceramente não achei legal. Não dá pra usar o macbook com esses trambolhos em cima. E quando não estou usando , eu fecho a tampa. Então seria mais “inteligente” a Apple fazer o carregamento na tampa mesmo para carregar com o Macbook fechado a noite.

    • HelbinK

      talvez a patente não tenha sido feita pensando em você 😛

      • Emanoel M.

        É apenas minha opinião amigo, não precisa retrucar dizendo algo tão óbvio.

    • HelbinK

      sinceramente achei que sua ideia seria muito mais inteligente mesmo.

      por exemplo: vc está trabalhando com o macbook e percebe que o iphone está qse sem carga.

      Aí é simples. basta elencar as prioridades, decidir qual é mais importante e escolher:

      A) fechar a tampa do mac pra carregar o iPhone.
      B) continuar trabalhando e ficar sem carga no iPhone.

      • Emanoel M.

        Não só existem essas duas possibilidades de carregar um iPhone. Veja a primeira foto desta matéria: Seria um pouco torturoso trabalhar com o celular cobrindo parte do teclado e touchpad não? Além do mais, carregamento sem fio é muito lento, sendo ideal utilizar a noite mesmo quando estamos dormindo. E pessoas normais quando estão dormindo o macbook geralmente tá com a tampa fechada.

        • A foto do artigo é meramente ilustrativa.
          Foi feita aqui no Blog, para deixar o artigo mais leve (ninguém curte muito figuras preto e branco).

          Repare que no artigo não diz que “o Mac tem que estar com a tampa aberta”. O registro apenas mostra como seria possível que dois dispositivos compartilhassem energia apenas por indução.

          Inclusive se você acessar a patente (link no artigo) verá que há sim a previsão de carregar o iPhone (ou outro dispositivo) com a tela do MacBook fechada. Ou seja, o motivo que você tinha para “não achar legal” não existe, então você já pode gostar da patente agora. 😉

  • Ricardo Tavares

    Achei bem inútil. Qual a chance de continuar usando o Macbook com os aparelhos do lado incomodando o manuseio? Zero!

    • CarlinhosDOWN

      Cara, obviamente a patente não diz que você precisa ficar usando o MacBook com o iPhone em cima.Tem gente que cria argumentos absurdos só para ter uma “justificativa” para fazer mimimi.

      • Luís Henrique Brock

        Eu rapidamente pensei nisso, que enquanto se utiliza o computador, fica inviável carregar os dispositivos. Mas a solução ainda é interessante em momentos que vc não utiliza o computador.

      • Igor Alves

        Não achei nada absurdo o que ele falou. Discordar agora é mimimi?

        Achei muito ruim, na prática você só poderia recarregar quando não tivesse usando o computador. E ao menos de acordo com a imagem, você teria que estar com o computador aberto pra recarregar… Achei bem ruim.

        • CarlinhosDOWN

          Discordar agora é mimimi?

          Sim. Eu considero que quando não há argumentos técnicos para chamar algo de “inútil” é sim mimimi. Aliás esta é a própria definição que eu tenho de ‘mimimi’: quando alguém quer discordar de algo sem ter muita profundidade no assunto.

          Todo mundo pode discordar de algo, Igor, ninguém é obrigado a concordar com tudo. Mas no momento que alguém expõe a sua opinião, tem que estar disposto a receber feedbacks por ela. Só dar a opinião e não querer que ninguém reaja a ela é autoritarismo, não democracia.

          Dizer “Eu acho inútil a patente porque ela não frita ovo”, ou dizer que não gostou porque achou que a patente fazia uma coisa que não diz que faz, é dar a opinião sem se aprofundar mais no assunto. O que eu respondi foi que a patente não afirma que você precisa usar o MacBook com o iPhone em cima. Inclusive a patente até sugere que a técnica permitiria que você carregue o seu iPhone apenas encostando em um outro. Dizer que isso é algo inútil só porque “não gostou da figurinha” pra mim é mimimi sim. Para não chamar de outra coisa…

      • Fabrício

        Respeitosamente, não vejo absurdo no argumento acima. O carregamento de indução tinha que ser aperfeiçoado. Ideal é que ele funcionasse com proximidade e não somente contato. É óbvio que a física joga contra nesse caso.
        Na verdade as baterias se tornaram o gargalo de evolução de nossos aparelhos. Eu as comparo em armazenamento ineficiente aos irritantes disquetes. Espero ainda estar vivo para ver algo mais eficiente (quem sabe aproveitando energia térmica, potencial e cinética).

    • Rodrigo Sanches

      dois

  • KGB07

    Vou comentar algo que não tem nada a ver, mas eu só me lembrei disso quando via a foto e o título da matéria… Sempre quando coloco o iPhone sobre o macbook pro do lado esquerdo (ao lado do touchpad) a tela do mac apaga.

  • Ideia interessante. Mas imaginemos o celular em cima do MacBook. Isso iria atrapalhar o uso do teclado e até mesmo do track. Se for pra deixar em cima do aparelho e não usa-lo eficientemente, que continue a carga pela forma atual.

  • cara, isso seria sensacional. se vier a se concretizar mesmo seria um motivo pra trocar de computador.

    para quem fala que iria inviabilizar a utilização do MacBook, não é verdade para todos os casos. eu por exemplo, deixo o MacBook num suporte pra tela ficar mais alta um pouco (melhor postura pra mim) e uso o Magic Trackpad e o Wireless Keyboard da Apple. então faria perfeito sentido pra casos como esse.
    tudo bem que quando estivesse com o computador fora da mesa realmente seria difícil, mas tem sua utilidade.

  • Guilherme H. Hahn

    meu sonho trabalhar com o telefone enchendo o saco aonde eu deveria apoiar minhas mãos…

  • Júlio César Battisti

    Alguém pensou em usar um acessório tipo…. Teclado bluetooth e mouse? Claro, para essa ocasião!!

    Se não existisse essa ideia, iriam criticar que não existe evolução nos carregamentos, agora que tem, não funciona direito!

    Pense que os produtos não são feitos só para vc!

  • Christian Tavares

    Tem uma coisa que eu achava muito legal no primeiro tablet lançado pela HP lá em meados de 2010. Era uma coisa tipo “touch beam”, onde você encostava o smartphone da HP no tablet e a informação era transferida de um aparelho pra outro, tipo, você estava num site e toca com o celular no tablet e o mesmo site abria nele. Achava bem interessante.