Notícias

No futuro, o iPhone poderá tirar fotos de 48 megapixels

A Sony apresentou nesta segunda o seu mais novo sensor de imagem para câmeras de smartphones, capaz de produzir fotos de 48 megapixels. A japonesa é justamente a fabricante escolhida pela Apple para equipar as câmeras dos atuais iPhones.


Esta resolução é a maior já vista em uma câmera de celular. A grande vantagem seria poder ampliar digitalmente partes da foto, sem uma perda considerável de nitidez.

A Apple geralmente não costuma entrar na corrida por megapixels, justamente porque uma maior quantidade de pixels em um pequeno sensor de smartphone costuma ser ruim para fotos com pouca luminosidade (algo que a maçã vem se preocupando bastante ultimamente). Mas a Sony alega que este novo sensor resolve este problema.

O novo sensor usa a matriz de filtro de cores Quad Bayer, que considera pares de pixels 2×2 na mesma cor. Em fotos de pouca luminosidade, os sinais dos quatro pixels adjacentes equivalem a 1.6 μm pixel (ou seja, 12 megapixels), resultando em imagens claras e com pouco ruído.

O fato de já existir um sensor do tipo não significa que os próximos iPhones já o trarão. Há diversos fatores que influenciam em uma decisão do tipo, e entre eles o aumento do custo do aparelho é algo bastante considerado. E se é uma coisa que a Apple não quer agora é aumentar ainda mais o custo dos seus já caros aparelhos.

Mas se a promessa da Sony se concretizar e o sensor realmente for capaz de criar fotos de altíssima resolução mesmo em ambientes de pouca luz, então esta é uma tecnologia que poderá ganhar mercado em diversos smartphones, se tornando um padrão da indústria, o que faria o iPhone também entrar na brincadeira.

E você, acha que estamos preparados para ter uma câmera de 48 MP no iPhone?

Via
Engadget
Fonte
Sony
Botão Voltar ao topo