Notícias

No futuro, o iPhone poderá tirar fotos de 48 megapixels

A Sony apresentou nesta segunda o seu mais novo sensor de imagem para câmeras de smartphones, capaz de produzir fotos de 48 megapixels. A japonesa é justamente a fabricante escolhida pela Apple para equipar as câmeras dos atuais iPhones.


Esta resolução é a maior já vista em uma câmera de celular. A grande vantagem seria poder ampliar digitalmente partes da foto, sem uma perda considerável de nitidez.

A Apple geralmente não costuma entrar na corrida por megapixels, justamente porque uma maior quantidade de pixels em um pequeno sensor de smartphone costuma ser ruim para fotos com pouca luminosidade (algo que a maçã vem se preocupando bastante ultimamente). Mas a Sony alega que este novo sensor resolve este problema.

O novo sensor usa a matriz de filtro de cores Quad Bayer, que considera pares de pixels 2×2 na mesma cor. Em fotos de pouca luminosidade, os sinais dos quatro pixels adjacentes equivalem a 1.6 μm pixel (ou seja, 12 megapixels), resultando em imagens claras e com pouco ruído.

O fato de já existir um sensor do tipo não significa que os próximos iPhones já o trarão. Há diversos fatores que influenciam em uma decisão do tipo, e entre eles o aumento do custo do aparelho é algo bastante considerado. E se é uma coisa que a Apple não quer agora é aumentar ainda mais o custo dos seus já caros aparelhos.

Mas se a promessa da Sony se concretizar e o sensor realmente for capaz de criar fotos de altíssima resolução mesmo em ambientes de pouca luz, então esta é uma tecnologia que poderá ganhar mercado em diversos smartphones, se tornando um padrão da indústria, o que faria o iPhone também entrar na brincadeira.

E você, acha que estamos preparados para ter uma câmera de 48 MP no iPhone?

Via
Engadget
Fonte
Sony
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • novos sensores sempre são bem vindos mais como sabemos a apple vai demorar um pouco pra aderir, ela sempre demora.

    • MonHoe

      Mas quando faz, faz bem feito, tipo o Touch ID, que falavam “Motorola Atrix tinha ha muito tempo n [e novidade”, Face ID “Ah mas no android ja tinha reconhecimento facial desde o 2.2”

      • Daniel Barretog

        Exato, é nítido a demora de adoção de alguns componentes pela Apple porque ela se preocupa com a qualidade. Não basta ter a “tecnologia mais nova”, ela leva pro usuário uma tecnologia com estabilidade e funcionalidade, não pelo simples fato de ter. Infelizmente ou felizmente nós que ficamos esperando

  • Marcelo

    O problema desse sensor no iphone seria só o tamanho, a Apple sempre tentou manter o iphone o mais fino possível, se esse sensor for muito grande seria difícil ela usar.
    E quanto a tecnologia parece com o sensor do lumia 1020 lançado a anos atras.. tinha 41Mpx, mas a ideia de muitos megapixels não era pra gerar uma imagem “gigante”, mas pra usar o supersampling pra gerar imagens melhores ou usar como zoom.

  • Não gostaria de ver a Apple fazendo guerra de números !!! Tem Android com 8 gigas de RAM, 5.000 mAh de bateria, tela de 7 polegadas !!! Não tenho nada contra, mas parece que número só por número não adianta muito. Espero que a câmera melhore mas espero que eu não precise pagar por algo que não seja utilizado na totalidade

    • Estan Duarte

      Acho que ja acontece essa guerras nos chips dos iPhones…
      A9/A10/A11, a unica coisa que parece diferencia-los sao os scripts da Apple nos iOS.

  • McKoe

    Se o conjunto ótico conseguir acompanhar… senão é apenas um número.

  • Estan Duarte

    OhMyRao…

  • HelbinK

    no futuro, iphone poderá ter resolução de 16k.
    que titulozinho, hein…

  • Paulo Nunes

    Dado isolado que, como disse antes o McKoe, é apenas um número. A resolução determina o quanto uma foto pode ser ampliada: ampliar demais uma imagem feita com objetivas amadoras e com um sensor pequeno demais torna as coisas piores, pois enfatiza as deficiências do conjunto. Equivale talvez a ter caixas de som potentes sem um bom conjunto amplificador e equalizador: a garantia é apenas de muito ruído. Pra efeito de comparação, as câmeras profissionais equipadas com sensores com esta resolução são quase exclusivamente full-frame ou médio formato, tops de linha das fabricantes.

  • Erick Duarte

    Só teremos no iPhone de 2032, custando R$ 20.000,00 kkkk

  • Sergio Castro

    A quantidade de Mpixels de uma imagem não está necessariamente relacionada com a qualidade da imagem, mas sim com o tamanho da impressão. Para uma foto ser impressa no tamanho 10×15, por exemplo, é necessário 1megapixel. Com esses sensores vamos todos imprimir nossas fotos do tamanho de telas de cinema… ou tirar fotos com tamanhos absurdos e deixá-las na memória dos aparelhos.

  • Fabrício

    Uma questão pertinente:
    12MP = X Mb
    48MP = 4X Mb
    Está preparado para lotar rapidamente o espaço de seu dispositivo?
    Você realmente precisa dessa resolução toda?
    Que venham os dispositivos com 1TB de armazenamento.