Curiosidades

Conheça os estudantes brasileiros que ganharam ingresso, viagem e estadia para a WWDC 2018

Todos os anos a Apple faz uma espécie de concurso chamado Student Scholarship, que apesar da tradução para o português ser “bolsa de estudo“, na verdade premia apenas um ingresso para a WWDC (com viagem, alimentação e estadia), mais um ano de inscrição no Programa de Desenvolvedores. Claro que este prêmio, por si só, já é uma coisa incrível para jovens desenvolvedores.

Este ano, alguns brasileiros foram escolhidos e já estão de malas prontas para embarcar para a Califórnia, para o evento que começa na próxima segunda.

Para participar do concurso, é preciso ser estudante de alguma instituição de ensino, ter 13 anos ou mais, ser registrado no Apple Developer Program (mesmo que no modo gratuito) e criar um aplicativo que chame a atenção da bancada selecionadora.

A maçã costuma separar 350 lugares na WWDC exclusivamente para os estudantes selecionados. É sempre interessante lembrar que o ingresso normal custa US$1.599. Não precisar pagar e ainda ganhar a viagem e estadia é um prêmio e tanto, além da oportunidade de assistir as palestras e oficinas diretamente com os engenheiros da Apple.

Neste sábado, a Apple passou a divulgar na App Store 20 dos aplicativos selecionados. Dois deles são de brasileiros: os estudantes Carolina Gradel e Leonardo Alves de Melo.

Inspiring Women Stickers

[appbox appstore 1200587229]

O projeto da Carol são stickers do iMessage com ilustrações feitas por mesma mostrando mulheres da história e da ciência que inspiraram o nosso mundo.

O emblemático nesta premiação é que fazer stickers para o iMessage não requer grandes conhecimentos de programação, com os selecionadores mostrando que o importante dos projetos é terem um conteúdo que faça diferença na vida dos usuários. Parabéns a ela.

Save The Trees!

[appbox appstore 1381415387]

Já o projeto do Leonardo é um jogo bastante simples, mas que apela à consciência do usuário. O objetivo do game é tentar apagar com os dedos fogos e motosserras em uma floresta, antes que as árvores sejam destruídas. Tudo isso em um tempo bastante limitado. No final, você analisa quantas árvores conseguiu salvar, mas o app lhe conta que você deve fazer muito mais para realmente salvar nossas florestas do desmatamento desenfreado. O jogador é gentilmente convidado a se informar sobre algumas entidades de proteção florestal, como a WWF Brasil e o SOS Amazônia.


Ambos podem ser baixados na App Store, de graça. Estão em inglês porque era uma exigência do concurso, mas esperamos que eles sejam nacionalizados em breve. Afinal, há 10 anos que este blog luta para que aplicativos de brasileiros tenham sempre versão em português, e nesse caso não poderia ser diferente.

Sabemos que há diversos outros estudantes que tentaram e não conseguiram. Que estes exemplos destacados neste artigo sirvam de inspiração para tentarem novamente no ano que vem. Afinal, há muitos talentos a serem descobertos por este Brasil, e você que está lendo este texto pode ser um deles. Nunca desista!

Para conhecer alguns outros projetos selecionados no concurso, abra este link em um iPhone ou iPad.

Botão Voltar ao topo