Notícias

Criadores do jogo Fallout Shelter dizem que Westworld é uma cópia descarada

Propriedade intelectual é um assunto bastante delicado e com diversas interpretações. Muitas vezes alguém cria um jogo inovador que acaba fazendo sucesso e, por isso, começam a aparecer jogos no mesmo estilo, geralmente criando-se até mesmo uma categoria. Um exemplo disso é o Temple Run, que popularizou o estilo “endless run” hoje presente em tantos outros games.

Mas quando a empresa que você contratou para desenvolver o seu jogo lança depois um outro título com a mesma jogabilidade e até os mesmos bugs, aí a coisa começa a ficar séria e você passa a desconfiar que eles simplesmente reutilizaram os mesmos códigos que você investiu uma grana para desenvolver.

É o que parece estar acontecendo no novo jogo Westworld, da Warner Bros.


O jogo Westworld (lançado na semana passada) é baseado na série de sucesso homônima da HBO. Nele você tem que gerenciar uma parque e seus convidados, com o jogo dividido em dois ambientes: a superfície e um mundo subterrâneo, onde estão os laboratórios da Delos, que é quem faz o parque ser interessante para os convidados.

YouTube video

O jogo é de propriedade da Warner Bros, que contratou uma empresa de desenvolvimento chamada Behaviour Interactive para programar o aplicativo. É normal você ter uma ideia de jogo e contratar uma empresa especializada para desenvolvê-lo; o próprio Pokémon GO é um exemplo desta prática.

Desde o começo, muitos usuários acharam o jogo muito parecido com um outro, o Fallout Shelter, que também propõe gerenciar uma comunidade embaixo da terra.

Até aí, nada demais, seria mais um exemplo de “forte inspiração” em um jogo de sucesso, copiando a mesma ideia. Temos centenas de exemplos do tipo e todo mundo acha “normal”.

O problema é que o Fallout Shelter foi criado pela Bethesda, que assim como a Warner também contratou uma empresa especializada para desenvolver o código da sua ideia. Como chama esta empresa? Behaviour Interactive.

Sim, a mesma responsável em transformar a ideia da Bethesda em um jogo também foi contratada pela Warner, 3 anos depois. E o fato dos dois jogos serem muito similares fez a primeira entrar na justiça, acusando todo mundo de roubo de propriedade intelectual.

O que a Bethesda afirma é que boa parte do código do Fallout Shelter foi reutilizado no novo jogo da Warner, sem nenhuma autorização. Ou seja, a Behaviour foi paga para desenvolver um código e depois o revendeu com outra roupagem para a Warner, aproveitando ainda por cima a ideia original.

Em um documento, a Bethesda detalha diversos pontos em que os jogos são similares, inclusive nos bugs, o que evidenciaria o uso dos mesmos códigos.

O Westworld usa o mesmo código e tem design altamente similar, bem como estilo de arte, animações, funcionalidades e outros elementos de Fallout Shelter, todos pertencentes à Bethesda.

Obviamente a Bethesda e a Behaviour tinham um contrato de confidencialidade sobre a propriedade intelectual, que aparentemente foi rompido ao lançarem um jogo com o mesmo código para uma outra empresa. É bem provável que a Warner já tenha buscado justamente a Behaviour pensando em fazer algo “inspirado” no Fallout Shelter, o que a torna também responsável legalmente.

O que vai acontecer agora? É provável que o Westworld continue disponível e ainda ganhe uma publicidade extra com todo este imbroglio. Afinal, até você irá querer baixar os dois jogos para ver se são realmente parecidos. A Warner vai encher os bolsos de dinheiro, a Bethesda provavelmente vai ganhar a causa e também encher os bolsos de dinheiro e a canadense Behaviour Interactive será a única a perder dinheiro nesta história, por ter feito a burrada de ser preguiçosa e vender o mesmo código para duas empresas diferentes.

Parabéns a todos os envolvidos.

[appbox appstore 991153141] [appbox appstore 1243267017]
Botão Voltar ao topo